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Branding: por que você precisa profissionalizar sua gestão de marca

12 de março de 2019

Entenda o que é branding de forma descomplicada e aprenda dicas para aplicá-lo com eficácia.

Branding é uma palavra misteriosa para muitos empreendedores. A falta deste processo pode prejudicar o crescimento do seu empreendimento. A competitividade do mercado atualmente é desafiadora, e saber gerir a sua marca é essencial para sair na frente dos seus concorrentes.

Se você quer conhecer esse conceito e usá-lo a favor do seu negócio, é preciso começar entendendo os aspectos do branding de forma otimizada e descomplicada. A partir disso, você será capaz de direcionar os esforços dos seus diferentes setores de forma certeira para que eles contribuam para a consolidação da sua marca no mercado.

Informe-se a seguir sobre o conceito de branding e entenda por onde você deve começar para colocá-lo em prática.

O que é branding

O branding nada mais é do que a gestão de uma marca. Mas, será que você sabe, de fato, o que isso significa?

Gerir uma marca é realizar ações, em todos os setores do seu negócio, com o objetivo de torná-la conhecida, admirada e desejada. Por meio de uma boa estratégia, sua empresa adquire o poder de se relacionar com seu público de uma forma que otimiza a fidelização dos clientes, tornando-os verdadeiros fãs da marca.

Para fazer branding, entretanto, é preciso entender também o que é marca. Diferente do que se pensa, a sua marca não é o seu logotipo, o seu símbolo, o seu mascote, e muito menos o produto ou o serviço que você oferece. Ela é, na verdade, intangível. É um conceito abstrato e único que envolve a percepção das pessoas. É por isso que o papel do branding também é conscientizar a audiência sobre esse conceito, e criar uma comunidade que se una em torno dele.

Quando uma pessoa que é fã de uma marca compra um produto dela, essa atitude não demonstra apenas que um produto foi adquirido. A compra também é uma forma de expressão. Ao realizá-la, o consumidor afirma sua conexão com os ideais que permeiam a marca. A medida em que mais pessoas como este consumidor forem atingidas, mais fãs a marca conquista, e é aí que ela começa a se tornar o “ponto de encontro” de uma comunidade.

Uma empresa acerta no branding exatamente quando consegue estabelecer esse tipo de relação com o seu público. Quanto mais customizada a estratégia for, mais a empresa será capaz de atingir e impactar as pessoas certas, que possuam ideias em comum com os conceitos da marca.

Alinhe sua marca

Mesmo a sua marca sendo um conceito abstrato, é importante garantir que esses ideais e valores sejam representados de uma forma visualmente inteligente. Será que o design atual da sua marca carrega em si o âmago desse conceito?

Para garantir que a sua identidade visual é condizente e transmite a mensagem correta, é indispensável contar com uma agência que tenha uma expertise afiada em desenvolvimento de marcas. Afinal, dificilmente você vai encontrar um logotipo pronto na internet que seja verdadeiramente e profundamente representativo para os conceitos da sua marca. Além disso, a sua empresa não vai conquistar pessoas e demonstrar os seus diferenciais se ela possuir uma identidade visual genérica, não é mesmo?

Uma das principais coisas que você precisa saber sobre logo é que apenas um profissional com recursos teóricos e ferramentas especializadas vai ser capaz de criar um design customizado, exclusivo e rico. Caso você já possua uma identidade visual e sabe que precisa aprimorá-la para torná-la alinhada com a estratégia de branding, nunca é tarde para investir em um rebranding, ou seja, na reformulação e atualização dessa identidade.

Além disso, saiba que a concepção do logotipo e a criação de um manual de identidade visual são o pontapé inicial para realizar uma estratégia de branding. O manual irá apresentar os conceitos e valores que se encontram embutidos no design do logo, e irá unificar o objetivo e estética de toda a comunicação do seu negócio.

Saiba desenvolver uma estratégia

Agora que você entendeu o conceito e a importância do branding, está na hora de entender como ele se relaciona com as ações de marketing e os demais setores da sua empresa:

1. Gestão

Para que a gestão da marca seja condizente e honesta, os valores que a conceituam precisam ser, antes de mais nada, aplicados na prática. Neste caso, o branding tem o papel de fazer com que a gestão da empresa em si também esteja de acordo com os valores da marca. Eles devem ser incentivados e utilizados na rotina empresarial, desde o relacionamento com todos os stakeholders do seu negócio, até a forma como são realizados os processos internos.

2. Marketing

Nesse setor, a comunicação e as campanhas precisam estar integradas com os conceitos que a marca quer transmitir. Desta forma, o branding serve como um direcionamento para que você possa nutrir os consumidores com conteúdos qualificados para encantá-los e, enfim, transformá-los não somente em clientes, mas em influenciadores que defendem a sua marca. Para isso, também é imprescindível investir em uma gestão de marketing que seja profissional, especializada e experiente.

3. Produto/Serviço

O nível de qualidade, apresentação e funcionalidade do produto/serviço que você oferta para os consumidores influencia diretamente no sucesso da estratégia de branding. Mais do que transmitir uma boa imagem, a sua empresa precisa entregar na prática o que ela promete na estratégia de comunicação. Cumprir e, principalmente, superar as expectativas do cliente, é uma forma concreta de fazê-lo se encantar pela sua empresa e atingir os objetivos de branding.

4. Atendimento

Os profissionais responsáveis pelo atendimento ao cliente precisam estar alinhados com os valores e conceitos da marca para contribuírem com a estratégia de branding. Eles precisam ser capazes de aplicá-los constantemente em sua atuação para proporcionar uma experiência diferenciada e positiva para os clientes, e concretizar os objetivos da gestão de marca.

Com essas dicas, sem dúvidas você já sabe por começar o aprimoramento da gestão da sua marca, certo? Tenha em mente que o branding é um catalisador para que a ideia abstrata da sua marca se torne uma poderosa referência de mercado. Aplicando os valores e conceitos da marca de forma estratégica, você será capaz de garantir melhores resultados e mais lucro.Quer continuar absorvendo dicas pertinentes para a sua atuação como empresário? Siga a Tripplo no Facebook e no Instagram agora mesmo e fique sempre atualizado sobre novos conteúdo!

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