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Como a comunicação para pequenas empresas pode ajudar na prospecção de novos clientes?

28 de maio de 2019

O aumento das vendas, está ligada de maneira direta a uma boa estratégia de comunicação.

Para uma comunicação eficiente, é preciso estar atendo a detalhes importantes. Os valores da empresa, seus produtos e serviços, devem estar bem alinhados com a sua estratégia de comunicação. É importante que sua empresa esteja em sintonia com seus clientes, para entender o que eles precisam, quais são seus anseios, dores, e desejos. Busque entender ainda, o que realmente importa para eles, o estilo de comunicação que lhes agrada e adapte sua estratégia de acordo com o perfil de cada persona.

Com base nessas informações, você pode criar uma estratégia que foque realmente em potencializar seu negócio. Apresentamos 7 caminhos que você pode seguir para estabelecer um bom diálogo com seus clientes, passando a informação certa, na linguagem certa e usando a mídia certa.

1- Campanhas Digitais

É um conjunto de ações realizadas continuamente que mantém todo o fluxo de Comunicação Digital da empresa. Desde ações de e-mail marketing, canal de Youtube, redes sociais, e outros.

O objetivo das campanhas digitais é garantir uma comunicação singular e mensurável em curto, médio e longo prazo.

2- Redes sociais

Eficaz e rápida, a comunicação nas redes sociais pode ser uma ótima aliada no seu dia a dia, mas antes de entrar, saiba que existem várias opções de redes sociais com finalidades diversas, por isso, é importante alinhar sua estratégia com as informações sobre seu público, assim sua comunicação será mais assertiva.

Assim como qualquer mídia, as redes sociais exigem dedicação, tempo e monitoramento para acompanhar os resultados, por isso, mantenha uma gestão profissional das suas redes sociais. Seu foco principal é gerar engajamento e sobretudo, aumentar o poder de identificação das pessoas com o seu produto/serviço, agregando valor à marca.

3- Blog corporativo

Gerar conteúdos relevantes é uma excelente maneira de se mostrar como autoridade no assunto, além de ser uma ótima ferramenta para gerar tráfego para seu site, permitindo que o cliente encontre-o mais facilmente nos mecanismos de busca como o Google.

Manter uma periodicidade na produção/publicação dos conteúdos é fundamental para o sucesso do Blog. Assim como nas redes sociais, o conteúdo, assunto, periodicidade e linguagem usada devem estar sintonia com sua estratégia de comunicação.

4- Newsletter

Chegar até o cliente com informações semanais, quinzenais ou mensais pode ser uma solução ágil para divulgar seu conteúdo. Respeitando uma periodicidade, essa ferramenta pode ser útil para criar vínculo com a persona, gerando confiança e credibilidade.

A Newsletter ajuda também a identificar o nível de interação do seu público com o conteúdo, permitindo uma análise mais profunda dos assuntos, além de funcionar como um Funil de Vendas, classificando os leitores como potenciais clientes e gerando cada vez mais um mailing mais direcionado.

5- Comunicação interna

Falar com colaboradores, vendedores ou representantes,  pode ser uma solução para motivá-los. Valorizá-los e fazer com que se sintam parte da empresa é essencial para alcançar os resultados pretendidos.

A comunicação interna pode ser feita por meio de informativos, jornal mural, grupos em e-mails, entre outras opções. Se estiver alinhado à comunicação externa, esse recurso obterá excelentes resultados.

6- Google ADS

Diariamente pessoas fazem buscas na internet. Aparecer nesses mecanismos irá aumentar seu território de comunicação. Com uma campanha bem feita é possível qualificar visitantes e convertê-los em clientes.

O investimento é configurável, sendo permitido estabelecer valores diários para as campanhas, alternar dias e horários, além de determinar teto máximo de custo.

Com o auxílio do Google ADS, seu negócio tem a possibilidade de atingir um público maior, aumentando sua chance de fazer maiores vendas.

7- Design

Ter uma boa Identidade Visual e bons materiais gráficos, ajudam a reforçar a imagem da empresa. Quando bem desenvolvidos transmitem credibilidade, atraindo a atenção do seu público.

Um bom design associado a identidade visual da marca, fará toda a diferença. Assim, o custo-benefício do investimento, desde o cartão de visitas aos anúncios da empresa, proporcionará boa imagem empresarial e será sempre um grande aliado da comunicação do seu negócio.

Esses foram alguns passos fundamentais na criação de estratégias de comunicação para pequenas empresas, que irão ajudar na prospecção de novos clientes e por consequência o aumento das vendas.

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