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Como fazer um plano de marketing poderoso para a sua empresa

Criar um bom plano de marketing é fundamental para quem deseja ter sucesso nos negócios. O Blog da agência Crux Marketing publicou um artigo com ótimas dicas de quais ações implementar para alavancar suas vendas. Confira.
6 de março de 2023

Criar um bom plano de marketing é fundamental para quem deseja ter sucesso nos negócios. O Blog da agência Crux Marketing publicou um artigo com ótimas dicas de quais ações implementar para alavancar suas vendas. Confira.

Estar na internet e alcançar o consumidor pelos meios online é, hoje, uma necessidade fundamental para qualquer negócio, concorda? Você com certeza já sabe a importância e o papel do marketing digital para uma marca, mas como aplicá-lo à realidade da sua empresa?

Na hora de traçar um bom plano de marketing, pode ser um desafio entender qual é o melhor caminho, e quais cuidados devemos tomar. Principalmente, porque ainda estamos vivendo uma conjuntura de incertezas causada pela instabilidade política e econômica. O mercado, de maneira geral, está sofrendo consequências dessa realidade e isso acaba se refletindo nas áreas de marketing e comunicação.

Diante disso, está na hora de se informar para otimizar os investimentos em promoção e divulgação. Quer garantir um plano de marketing certeiro e capaz de permitir que sua empresa se mantenha na crise? Fique atento a seguir!

A importância do plano de marketing

Você está investindo adequadamente?

A experiência comprova: muitas organizações utilizam mal as verbas disponíveis para publicidade. Gasta-se dinheiro sem que haja um plano de marketing, quando é ele que determina as metas e norteia as estratégias para cada ação.

Porém, ações desconexas, sem um “norte” ou objetivo, dificilmente geram resultado. Afinal, é difícil até mesmo concentrar os esforços das equipes sem que estas saibam para onde estão indo. Diante disso, é indispensável compor um plano de marketing de qualidade para entender onde se chegar com a estratégia, e que papel cada ação implementada irá cumprir.

Sabe interpretar as métricas?

Quando há um plano de marketing, todas as ações têm um propósito, uma justificativa e uma finalidade. Com elas, pretende-se atingir um objetivo específico e os esforços de promoção ou divulgação não são em vão, muito menos aleatórios.

É impossível mensurar resultados e monitorá-los se não há um objetivo traçado, uma meta a ser atingida. Até mesmo porque são essas expectativas que determinam quais métricas devem ser acompanhadas.

Suponhamos que você realizou uma campanha sem seguir um plano de marketing, e conseguiu 10 novos clientes com uma ação promocional. Esse resultado realmente foi positivo? Para responder a isso, você deve aprender a observar se:

  • a segmentação foi efetiva;
  • os leads gerados no processo eram qualificados;
  • o perfil dos clientes interessa à empresa;
  • o retorno do investimento foi favorável;
  • quanto foi gasto para conseguir os clientes;
  • qual era a expectativa quantitativa de novos clientes.

Quem você quer atingir com a sua estratégia?

Na prática, não há como desenvolver uma campanha sem um plano de marketing. É a partir dele que você consegue customizar a estratégia com foco no público-alvo ideal que o negócio busca atingir. Todos os aspectos de uma campanha são influenciados por essa segmentação, por exemplo:

  • objetivo da campanha;
  • conceito da campanha;
  • seleção de mídias ideais;
  • determinação da linguagem;
  • metas a serem atingidas.

As vantagens de um bom plano de marketing

Quando o plano de marketing e sua execução são feitas por profissionais capacitados, é possível verificar com rapidez e precisão o que não está dando certo. Assim, os ajustes e correções necessários podem ser feitos com agilidade, sem correr riscos de perder tempo e dinheiro.

Com um plano de marketing profissional e adequado, é possível:

  • otimizar a verba gasta com promoção e divulgação;
  • diversificar as ações e as campanhas;
  • atingir públicos específicos, que trarão mais resultados;
  • acompanhar a efetividade de cada esforço de publicidade e propaganda;
  • adequar a estrutura da empresa para a demanda advinda das campanhas.

O passo a passo para fazer um plano de marketing

1. Defina a sua necessidade e faça um diagnóstico

Antes de tudo, é importante que você tenha em mente o motivo de estar procurando o marketing digital. Ou seja, qual é a necessidade que esse tipo de estratégia pode suprir em seu negócio? Que benefício você espera dela?

É interessante realizar um diagnóstico do seu negócio nessa etapa para encontrar uma resposta e, principalmente, um caminho para o aprimoramento. Analise os números, entenda o que pode ser aprimorado ou resolvido pelo marketing digital. Responda às seguintes questões:

  • O que está dando certo?
  • O que está dando errado?
  • Quais são as dificuldades e limitações da minha empresa?
  • O que a impede o crescimento do meu negócio?

2. Contrate um serviço profissional

Existem diversos bons motivos para apostar em uma agência de marketing digital especializada. Essa é a opção do mercado com você vai obter um olhar multidisciplinar, integrado e experiente sob o seu negócio. Contrate uma consultoria para realizar um diagnóstico bem embasado e considere contratar serviços de marketing digital. Profissionalizar a etapas de estratégia, planejamento e execução é o investimento mais efetivo e otimizado para a sua empresa.

3. Analise o seu segmento de mercado

Olhar para a maneira como as macrotendências dos âmbitos econômico, político, jurídico, cultural e tecnológico é uma prática importante para fazer o plano de marketing. Existem algum impacto ao qual sua empresa deve se atentar, se posicionar ou se adequar?

Analisar a concorrência também é imprescindível. Compare preços, posicionamento de marca, diferenciais; fique sempre de olho no que seus principais competidores estão fazendo e adapte as boas práticas para a realidade da sua empresa, como em um bom benchmarking.

Da mesma maneira, foque nas questões internas, nos seus stakeholders e identifique se o relacionamento com essa rede está consolidado.

4. Aprofunde-se no seu público-alvo

O sucesso do seu negócio depende muito da relação que o cliente e o potencial cliente terão com ele. Portanto, sua estratégia em marketing digital deverá saber conversar com esses grupos de pessoas, com uma linguagem personalizada e com temáticas interessante, pertinentes, e capazes de incentivá-los a fechar negócio.

Para isso, você precisa estar antenado sobre todos os aspectos que permeiam a rotina do seu cliente ideal. Busque entender quais são os problemas, desafios e desejos dessas pessoas no âmbito pessoal e profissional. Se informe sobre quais são suas fontes de informação, sejam elas redes sociais, sites, mídias impressas, influenciadores e formadores de opinião.

Munido com esses dados ricos, você pode enfim entender como seu produto ou serviço pode ajudar esse público. Mais do que isso, você vai extrair inovações e diferenciais que podem ser oferecidos pelo seu negócio, e que seus concorrentes ainda não oferecem.

Nessa etapa, é essencial criar uma persona. Ou seja, um personagem imaginário baseado em informações verídicas de pesquisa com clientes já existentes do seu negócio. Saiba quais são as características e comportamentos mais comuns entre seus consumidores, e busque relatos sobre a suas expectativas e entraves na experiência de compra.

6. Defina metas e estratégias para alcançá-las

A partir de todas informações reunidas até aqui, você e sua agência de marketing parceira devem estabelecer juntos as metas prioritárias e esboçar as estratégias que serão utilizadas para alcançá-las.

As metas precisam ser realistas, atingíveis e proporcionais à necessidade e à realidade do seu negócio. Já as estratégias, precisam estar alinhadas com as tendências de mercado e serem qualificadas para apresentar inovação, destaque e competitividade no mercado. Algumas das principais abordagens utilizadas atualmente, por exemplo, são o inbound marketing, o marketing de conteúdo e o funil de vendas.

7. Execute o plano de ação e monitore as campanhas

A sua agência parceira de marketing será a responsável por operacionalizar e monitorar o andamento da campanha, acompanhando as principais métricas e interpretando os resultados. Com o apoio dessa expertise, a sua empresa conseguirá monitorar a eficácia de cada campanha e aprimorá-la.

O maior aprendizado proporcionado pelo marketing digital vem do monitoramento: o que acertamos e o que foi ineficaz? Assim, a cada novo ciclo, sua estratégia ficará mais forte e você irá sentir o impacto positivo que um bom plano de marketing tem sobre as vendas do seu negócio.

Com essa leitura, sem dúvidas, ficou claro para você que, quando mais tempo gasto em planejamento, melhor seu investimento será realizado, de forma otimizada e efetiva. Fica a dica de Kotler: quem fracassa em planejar, planeja fracassar. Drible esse erro e tenha sempre em mente que, com uma execução profissional do plano de marketing, toda estratégia vai render resultados e matéria prima para refinar e inovar cada vez mais.

Fonte: Crux Marketing Digital

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