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Como ser mais assertivo na comunicação nas redes sociais 

É consenso que fazer comunicação nas redes sociais é hoje uma necessidade para marcas de diferentes segmentos e empresas dos mais variados portes. Segundo relatório de janeiro de 2019 da We Are Social e Hootsuite, 81% da população brasileira acima de 13 anos usam redes sociais. Os brasileiros gastam, em média, 3 horas e 34 minutos por dia nesses ambientes. Esses são, sem dúvida, dados empolgantes para os negócios. Mas qual rede social escolher para falar com o seu público? Como saber qual tem mais aderência aos serviços ou produtos que sua empresa oferece? Como segmentar sua publicidade digital de forma efetiva para que sua comunicação chegue a quem lhe interessa?
13 de junho de 2022

São essas perguntas que buscamos responder neste post. Vamos falar sobre as mídias mais usadas na internet, qual a linguagem mais adequada em cada uma delas e explicar como segmentar sua publicidade no ambiente digital.

Confira!

Mídias sociais ou redes sociais?

Os termos mídia social e rede social são muito usados quando falamos em comunicação digital. Apesar de semelhantes, eles são diferentes. Mídia social é todo espaço que você usa para divulgar conteúdo de forma descentralizada. Já rede social pressupõe ambientes em que pessoas com interesses comuns se reúnem para trocar experiências e se comunicar.

As redes sociais online que conhecemos – Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube – são parte das mídias sociais. Podem ser usadas pelas marcas para divulgar conteúdo, sendo também canais de relacionamento. Um bom exemplo de mídia social é o blog, que permite publicação de conteúdo, mas o relacionamento entre leitor e autor é limitado aos comentários.

Essas pequenas diferenças são importantes no momento de definir estratégias para o planejamento de comunicação, pois, fazer comunicação nas redes sociais será diferente do marketing de conteúdo que você usará, por exemplo, no blog da empresa.

Como definir onde fazer comunicação nas redes sociais?

O Facebook é a rede social com a maior audiência publicitária, com 2,1 bilhões de usuários mensais ativos, de acordo com o relatório que já citamos. Em seguida vem o Instagram, com 895 milhões; o Linkedin, com 604 milhões; o Snapchat com 307 milhões e o Twitter com 251 milhões.

Além de considerar esses dados é importante conhecer o perfil de cada rede social, saber qual delas tem maior aderência com o seu público e o seu negócio e desenvolver um planejamento de comunicação que leve em consideração as particularidades de cada uma. Para isso, você vai precisar de uma equipe de comunicação e marketing de apoio. A melhor opção é contratar uma empresa especializada em comunicação, especialmente as pequenas e médias empresas que não têm um departamento de marketing ou ele é muito enxuto.

Em geral, as redes sociais são bem intuitivas, mas elas guardam diferenças sobretudo nas formas de interação com os usuários, o que requer que as marcas adequem sua linguagem para cada uma delas. Elas também oferecem opções diferentes para fazer anúncios e peças de publicidade e propaganda.

Veja abaixo algumas características das redes sociais mais usadas pelas empresas e como elas podem ajudar na sua comunicação digital.

Facebook

O Facebook é um grande mural de ideias e possibilidades de negócios. Sendo a maior das plataformas, é hoje indispensável para uma boa comunicação em rede social. É possível criar uma página para a divulgação de seus serviços e produtos por meio de conteúdo interessante para o seu público. A plataforma oferece diferentes possibilidades para patrocinar posts, fazer lives e ampliar o alcance do seu conteúdo.

É um ambiente para uma linguagem mais leve, com fotos e textos mais curtos. O gerenciador de anúncios é bem intuitivo e oferece algumas opções para a campanha, como resposta a eventos, aumentar cliques e conversão para o site, envolvimento com as publicações, etc.

Instagram

É a rede social para belas imagens e hashtags interessantes. O ideal é que os textos não ocupem mais que 20% do anúncio. É um bom canal para divulgar produtos, campanhas e algumas ideias defendidas pela marca. Ele permite criar links para comprar, o que é bem
interessante para alavancar vendas online. A funcionalidade do stories também
pode ser uma boa opção para divulgação de novas coleções e companhas sazonais.

É uma rede que funciona melhor para as ações B2C, que falam diretamente com o consumidor. Uma limitação é que os anúncios são vistos apenas por quem segue o seu perfil, por isso, é preciso considerar a relação custo/benefício pensando em seu número de seguidores.

YouTube

Não é necessariamente indispensável criar um canal no YouTube. É possível comprar anúncios e patrocinar youtubers com um bom número de seguidores e que tenham aderência com sua marca. Se alinhar a influenciadores digitais, nesta ou em outras plataformas, é uma estratégia que gera valor à marca, mas requer alguns cuidados na escolha do embaixador.

O YouTube permite fazer três tipos de anúncios:

  • In-Stream — é o vídeo curto que aparece antes do vídeo que o usuário deseja assistir. Pode ser pulado após alguns segundos.
  • Trueview — os vídeos patrocinados são exibidos na busca.
  • Banner — é o tipo mais comum, que aparece no pé do vídeo.

Linkedin

O Linkedin é uma rede com perfil profissional. As pessoas que estão conectadas a ela buscam fazer networking e fechar negócios. Mas fique atento ao tom da comunicação, este canal segue uma linguagem mais sóbria, com foco em conteúdos relevantes e mais densos. Ainda que não esteja diretamente ligada a uma possibilidade de venda, é um canal interessante de relacionamento e fortalecimento da marca.

Twitter

O microblog é indicado para comunicações rápidas. Permite interações mais fluidas com os clientes e têm um bom potencial para criar um buzz em novas campanhas. É o ambiente das hashtags, por isso, investir nesse recurso com o uso da criatividade pode gerar bons retornos. Em termos de anúncios é possível patrocinar um tweet, promover uma conta ou um assunto do momento. Todas essas opções ficam marcadas como publicidade paga, mas trazem bons retornos de visibilidade para a marca.

Como segmentar sua publicidade nas redes sociais?

Antes de direcionar recursos para a comunicação nas redes sociais é preciso fazer um planejamento que defina seus objetivos e metas para cada plataforma. Algumas questões devem ser feitas, como: quais as necessidades da sua marca? Você deseja conscientizar o público sobre seus serviços ou produtos? Você quer aumentar o engajamento com sua
marca? Ou o objetivo é a conversão? Ou ainda, incentivar seus clientes a atender
o seu call to action (CTA)?

Você pode pensar em todos esses objetivos,
mas cada campanha deve ser planejada com foco em um deles, para ser mais
assertiva. O ideal é que o investimento seja direcionado aos canais onde a
empresa já tenha uma boa resposta orgânica. Ou seja, onde o público já acessa o
conteúdo, interaja e demonstre algum engajamento.

Compreender o cenário antes de anunciar

Antes de comprar anúncios, é preciso entender se o que a empresa está oferecendo em conteúdo tem sido atraente para os clientes. Se houver um baixo retorno, o melhor é fazer antes um diagnóstico do cenário. O primeiro passo é verificar se o seu público está realmente naquela rede social, se o conteúdo é adequado para aquele ambiente e desperta interesse, entre outros pontos.

Monitorar os resultados

As redes sociais oferecem diferentes modalidades de compras de anúncio — por leilões, pacotes fechados, mensais, diários, etc. É possível comprar anúncios por períodos mais longos ou mais curtos. Isso permite que se faça um monitoramento dos resultados, aumentando ou reduzindo os investimentos em canais com maior ou menor retorno, ajustando também outros pontos que podem não estar funcionando bem, como dias e horários das postagens, temas, entre outros.

Quer saber mais sobre como a comunicação nas redes sociais pode alavancar seus negócios? Entre em contato conosco, conheça nossos trabalhos e saiba mais sobre nossos serviços!

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