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Comunicação para pequenas empresas: por onde começar?

23 de abril de 2019

Conheça os primeiros passos necessários para refinar a comunicação para pequenas empresas. Em seguida, saiba como otimizar o investimento em marketing!

Você é um micro ou pequeno empreendedor e gostaria entender por que e como investir em uma comunicação para pequenas empresas no ambiente digital? Entender os aspectos que permeiam uma estratégia de marketing digital é muito importante para que você seja capaz de direcionar a divulgação do seu negócio e faz a diferença na atração e fidelização de clientes.

Leia o texto abaixo e veja por onde começar. Tire suas dúvidas e conheça o passo a passo do planejamento de comunicação para saber como é possível otimizar o investimento. Preciso ter presença online?

Preciso ter presença online?

O Brasil já foi considerado o 4º país do mundo com mais pessoas conectadas à internet.  Em 2018, 64,7% de toda a população brasileira estava “online”. É por estes e outros motivos que o marketing digital vem ganhando cada vez mais força quando o assunto é comunicação, seja para pequenas ou grandes empresas. Ele é uma estratégia de divulgação moderna que visa utilizar todas as ferramentas disponíveis no mundo digital para fazer com que cada vez mais pessoas que são do interesse da sua empresa encontrem o seu negócio e realizem compras.

Como você já sabe, o processo de compra tem se tornado cada vez mais digital atualmente. Desde o primeiro momento em que uma pessoa pensa em comprar um produto, é no meio online que ela busca referências, opiniões de outros consumidores e tira suas dúvidas sobre o serviços e produtos. O ambiente online é, então, um espaço em que há a oportunidade inegável de se conectar com potenciais clientes de forma mais abrangente e certeira.

Por isso, ter presença online é indispensável e o primeiro passo a ser concretizado na comunicação para pequenas empresas é a criação de um website qualificado. O seu site precisa ser construído de forma profissional para que ela tenha um bom desempenho e seja capaz de atrair potenciais clientes para o seu negócio. Além disso, o conteúdo de um site empresarial precisa ser pensado estrategicamente para que seja institucional e, ao mesmo tempo, comercial. Desta forma, você consegue não somente atrair, mas também converter os usuários em potenciais clientes.

Além de garantir um website otimizado para SEO, também é indispensável aproveitar as ferramentas do marketing digital. Afinal, são elas as responsáveis por permitir que o seu negócio conquiste maior alcance. Algumas delas, seriam:

  • alimentação de perfil empresarial em redes sociais;
  • criação e alimentação de um blog no site da empresa;
  • realização de anúncios e impulsionamento de postagens de redes sociais;
  • criação de landing pages focadas em conversão de leads;
  • automações de marketing para nutrir leads com conteúdo.

Como fazer meu planejamento de comunicação?

Ao contrário do que muitos micro e pequenos empresários acreditam, a comunicação para pequenas empresas também precisa ser planejada de forma profissional e especializada. Afinal, realizar um plano de comunicação requer conhecimento teórico, experiência e recursos que somente um profissional ou agência especializada poderá oferecer.

Existem diversos tipos de estratégias e ferramentas que são comprovadamente efetivas, mas é preciso um olhar especializado para apurar quais são aquelas irão funcionar para o seu negócio e no seu mercado de atuação. Busque um parceiro para conduzir e gerenciar esse aspecto importante do seu negócio e siga as etapas que compõe o processo de planejamento de comunicação que, por sua vez, deve estar alinhado com o plano de marketing. Elas serão abordadas a seguir.

1. Alinhe a identidade visual

A comunicação para pequenas empresas parte da construção de uma identidade visual unificada e integrada. Para garantir que ela seja moderna e qualificada, vale a pena repaginar o seu logotipo e, consequentemente, o seu manual de identidade visual. Com uma marca esteticamente atualizada e bem conceituada, você conquistará mais confiabilidade em todos os canais de comunicação.

2. Apure os canais de comunicação

O próximo passo antes de iniciar, de fato, o planejamento de marketing, é alinhar a apresentação da empresa em todos os canais de comunicação digitais em que a estratégia será aplicada. Caso essa apuração não seja realizada, esse aspecto pode prejudicar o desempenho e resultados das suas ações de marketing. A regra nesta etapa é seguir o manual de identidade visual e repaginar, se necessário, seu website, perfis empresariais em redes sociais, e demais canais.

3. Estabeleça a estratégia de marketing

Conte com um parceiro especializado em comunicação para pequenas empresas para estabelecer a estratégia de marketing do seu negócio. Utilize seu conhecimento e experiência com os clientes e com o mercado para contribuir com a construção dessa estratégia. Essa informações, bem como as suas expectativas e previsões para o futuro do seu negócio, são indispensáveis para determinar as campanhas e estabelecer objetivos e metas. Aliando sua expertise com as competências de especialistas, será possível determinar as ferramentas abordagens ideias para aplicar a estratégia.

4. Operacionalize e mensure resultados

Agora que o seu planejamento está estruturado e os canais estão alinhados para colocá-lo em prática, a etapa final e operacionalizar as estratégias. Contar com uma agência especializada em comunicação para pequenas empresas nesta fase vai ser importante não só para manter a frequência, timing e qualidade ações, mas também para não te sobrecarregar a acumular funções na sua rotina.

Além de operacionalizar as ações, esse time de profissionais fica responsável por mensurar os resultados e sugerir os aprimoramentos necessários para alcançar as metas do negócio. Afinal, as estratégias de marketing são processos cíclicos que visam acompanhar as demandas de mercado.

Como determinar e otimizar a verba?

Agora você já entendeu a importância da presença digital na comunicação para pequenas empresas e conferiu o passo a passo necessário para a sua implementação. Mas a pergunta que não quer calar é: como investir em marketing digital e comunicação na web gastando pouco?

O marketing digital por sí só já permite a otimização da verba por oferecer uma maior abrangência sem a necessidade de investimentos exorbitantes. Você consegue utilizar os principais recursos das ferramentas digitais e aproveitar seus benefícios com uma menor disponibilidade financeira, até mesmo porque o perfil do empreendimento dificilmente irá demandar além disso.

Neste quesito, vale a pena saber também que apostar em uma agência de comunicação especializada em atender empreendimentos de pequeno porte também oferece a mesma vantagem. Afinal, você irá garantir uma proposta cuja a verba seja condizente com os rendimentos do seu negócio.

Com você observou neste post, a comunicação para pequenas empresas pode ser terceirizada de uma forma saudável para o seu empreendimento e é essencial para gerar resultados. Porém, ela consiste na observação e alinhamento de diversos aspectos do seu negócio. Sendo assim, vale a pena selecionar uma empresa que ofereça uma maior multidisciplinaridade para atender as necessidades da sua empresa.A

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