fbpx

É melhor investir em internet ou mídia impressa?

25 de julho de 2019

Internet ou mídia impressa? Essa é uma pergunta comum quando se inicia o planejamento de comunicação e marketing. Sem dúvidas, a publicidade online vem ganhando cada vez mais adeptos, tendo movimentado R$ 11,7 bilhões em 2017. O impresso, no entanto, nem de longe se tornou irrelevante, movimentando no mesmo ano, R$ 3,1 bilhões, segundo o estudo “State of Ad Tech 2019”, desenvolvido pela Criteo em parceria com a Euromonitor.

Ambas as mídias têm suas vantagens e desvantagens, trazendo resultados melhores quando trabalhadas de forma estratégica e em conjunto. O mais importante na hora de definir a parcela de investimento em cada uma delas, é ter um bom conhecimento do seu público, metas e objetivos bem claros, além de ter clareza sobre o que cada uma delas tem a oferecer em retorno, seja em vendas, relacionamento ou imagem.

Para ajudá-lo a pensar sobre a relevância da internet e da mídia impressa no seu planejamento, trazemos neste artigo algumas informações valiosas sobre as vantagens de cada uma e suas principais diferenças.

Confira!

As principais diferenças entre a internet e a mídia impressa

Quando falamos em publicidade na internet estamos abrangendo um leque variado de ações em marketing digital, como desenvolvimento de site, blog, compra de anúncios, patrocínio de influenciadores digitais, entre outras ações que ocorrem no ambiente virtual. Ao falarmos de mídia impressa, dizemos sobre uma das formas mais tradicionais de publicidade, como a produção de panfletos, cartazes, folders, anúncios em jornais e revistas, outdoors, etc.

Em comum, essas duas formas de divulgação têm a potencialidade de alcançar um grande número de indivíduos, no modelo de comunicação conhecido como de um para muitos, ou seja, um único anúncio falando a muitas pessoas simultaneamente. As semelhanças, no entanto, param neste ponto, pois, além da diferença de alcance elas também destoam na segmentação.  Esclarecemos melhor este ponto ao descrever as vantagens e desvantagens de cada mídia.

As vantagens da internet

As possibilidades de microssegmentação e os custos mais baixos por anúncio são os principais atrativos da mídia online. Por isso, vamos começar por eles, mas, há também outras vantagens a serem destacadas.

Microssegmentação

A microssegmentação é a principal vantagem dos posts patrocinados em rede social. Com ela, é possível fazer uma segmentação mais detalhada para o alcance da sua publicidade, aumentando a assertividade da mensagem. Isso possibilita, por exemplo, que você crie campanhas diferentes para atingir personas específicas. Se você quer falar exclusivamente com a parcela feminina do seu público que se interessa por meio ambiente, é possível programar o anúncio para que ele seja exibido apenas para pessoas com esse perfil.

Da mesma forma, se o intuito é vender sapatos masculinos para homens que se interessam por esporte, também é possível impulsionar um conteúdo especial de campanha para esse público. Com essas possibilidades, o anunciante ganha em tempo e assertividade, além de ser uma ótima forma de falar diretamente com seus clientes e ter esforços melhor direcionados.

Custos mais baixos e controlados

Além de terem custos mais baixos por anúncio, sendo possível participar de leilões ou estabelecer um valor prévio para impulsionar uma publicação, a publicidade online garante mais flexibilidade de investimento que a mídia impressa. Isso porque você pode investir pequenos valores e testar a funcionalidade, o alcance e os resultados, para então disponibilizar mais verba e adequar a estratégia de horário de publicação ou segmentação, por exemplo.

Formação de audiência própria

Outra vantagem da publicidade online é a possibilidade de formar sua própria audiência, direcionando o target para seu site, blog ou canal de relacionamento. É mais fácil manter um público interessado no seu próprio conteúdo que contar com a audiência diversificada da mídia de terceiros, onde o anúncio foi feito.

Métricas mais claras

A mídia online traz facilidades incomparáveis na hora de mensurar os resultados da campanha. As próprias ferramentas de publicidade online fornecem alguns dados, como taxa de clique, tráfego direcionado para o site, produtos colocados no carrinho de vendas, preenchimentos de formulários de contato, entre outros. Todos esses dados permitem calcular com mais segurança os custos por cliente e o retorno do investimento, com muito mais clareza que o que se pode mensurar na mídia impressa.

Desvantagens da internet

Apesar de todas as potencialidades, nem tudo são flores no ambiente virtual. Uma das principais desvantagens é o grande número de anunciantes disputando a atenção dos consumidores. É fácil ficar perdido no mar de informações disponibilizadas na web ou se irritar com todos os banners e anúncios nos cantos das páginas de navegação.

Outra desvantagem é a falta de controle do anunciante em relação aos sites ou vídeos — no caso de anúncios feitos no YouTube — onde a publicidade será exibida. Como o anúncio é exibido em conteúdos de terceiros, pode gerar algum ruído de comunicação se o canal de exibição não tiver afinidade com os valores da empresa, mesmo que seu cliente navegue por aquele espaço.

Vantagens da mídia impressa

Ainda que tenha perdido muito espaço, a mídia impressa ainda tem valor estratégico para um plano completo de comunicação, além de ser imprescindível para a construção da imagem e reconhecimento da marca.

Ganhos em credibilidade

Ao anunciar em mídia impressa há uma transferência de credibilidade da mídia para sua marca. Afinal, quem lê determinada revista reconhece nela alguma autoridade ao lhe conferir relevância, especialmente as mais segmentadas. Ao anunciar neste veículo, sua marca se alinha a esses valores, se beneficiando desse reconhecimento. Ao contrário do que ocorre no anúncio em sites desconhecidos, é possível saber exatamente quais valores são acionados naquela publicação e como eles podem ser relevantes para o seu público.

Público mais focado

As pessoas que estão lendo materiais impressos estão mais focadas que aquelas que veem anúncios online. Por um motivo muito simples: elas escolheram ler aquele material e não têm um monte de outras informações brigando por sua atenção. Essa é uma vantagem que pode ser explorada para personalizar mensagens em flyers, mala direta, folders ou panfletos preparados exclusivamente para a exposição em um tipo específico de evento, por exemplo.

Desvantagens da mídia impressa

Além dos custos mais elevados, a mídia impressa amplia muito o público a quem é distribuída, reduzindo o alcance mais qualificado. Afinal, um panfleto distribuído em via pública não vai chegar às mãos apenas de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços. Pode, ainda, trazer alguns problemas de imagem. Quando um transeunte joga seu anúncio no meio da rua, indiretamente, sua empresa também está sujando a cidade.

Há também uma dificuldade de controlar quem entrega os panfletos, podendo gerar um grande desperdício de material. É comum que a pessoa contratada entregue mais que um panfleto para cada passante, gerando perdas e reduzindo o alcance da ação.

Outro problema é que na mídia impressa o valor gasto não pode ser fracionado se a estratégia não funcionar.  Quando se produz uma grande quantidade de materiais impressos, por exemplo, e a estratégia não funciona como o esperado, o que sobra fica encalhado ou vai para o lixo. Se o anúncio na revista ou no jornal não saiu em uma boa semana, o investimento não pode ser redirecionado para um novo exemplar mais promissor, por exemplo, aumentado os custos de uma ação ineficaz.

Como escolher internet ou mídia impressa

Com um bom planejamento e uma equipe de comunicação qualificada é possível investir em internet e mídia impressa com estratégia, extraindo o melhor de ambas as mídias para alcançar melhores resultados. Veja algumas dicas para alinhar as duas mídias.

1.    Incluir QRcodes na mídia impressa

Aproveite o momento de foco do cliente para direcioná-lo a seu site ou campanha, ampliando o tempo de interação com a marca e direcionando melhor seu fluxo de interação.

2.    Oferecer descontos no site com códigos únicos impressos no flyer

Essa é uma boa estratégia para aumentar o tráfego em seu site e uma ótima oportunidade de aumentar a conversão.

3.    Disponibilizar formulários de avaliação impressos

Esse é um tipo de mídia muito eficaz em feiras, eventos e contatos face a face com o cliente. Ao estimular que ele deixe sua crítica ou sugestão em um cartão impresso, você aproveita para ampliar o relacionamento e coletar dados de contato, como e-mail, endereço e telefone, que podem ser usados para direcionar mala direta, e-mail marketing e outras mídias online personalizadas.

Quer saber como podemos te ajudar a usar de forma mais assertiva a internet e a mídia impressa? Conheça nossos serviços e entre em contato conosco!

Conheça outros conteúdos

Site lento

Porque o site lento é o vilão do marketing digital

Ter um site é fundamental para reafirmar a sua presença no mundo dos negócios. É através dele que a sua empresa irá se apresentar ao público, vender produtos e fechar parcerias. Assim, é extremamente importante que essa plataforma tenha um bom funcionamento, afinal ter um site lento pode trazer inúmeros prejuízos.

Leia mais »
marketing b2b

Marketing B2B – conheça as melhores estratégias para a sua empresa

As transações Business to Business, também conhecidas como B2B, têm como foco principal o retorno sobre o investimento. As tomadas de decisão são mais complexas e por isso, se você vende para outras empresas, o Marketing B2B deve fazer parte da rotina da sua empresa. Conheça a seguir quais as melhores estratégias de ação.

Leia mais »
Pular para o conteúdo