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Empreendedorismo digital: como o empreendedor pode usar a internet a seu favor

15 de fevereiro de 2019

Confira esse post com ótimas dicas para empreendedores que desejam conhecer mais sobre o mundo digital.

Você está ligado que o empreendedorismo digital é uma das práticas mais atualizadas para garantir o sucesso de um negócio? Ter presença online é indispensável para qualquer empreendimento que queira acompanhar as tendências de mercado.

A internet é uma poderosa ferramenta de marketing capaz de propagar o seu negócio, torná-lo referência em seu setor de atuação, e criar um relacionamento mais próximo com o seu cliente. Porém, para alcançar esses objetivos é necessário saber usar essa ferramenta da forma correta, concorda?

Quer entender como planejar a atuação da sua empresa no meio online para garantir resultados em suas estratégias? Confira os exemplos a seguir!

Site de qualidade

Não há como negar, o primeiro passo essencial para garantir um empreendedorismo digital de sucesso é ter um site bem-feito. Para isso, assegure-se de que a estética dele esteja em conformidade com a da identidade visual da sua empresa. Além disso, leve em conta também a linguagem específica que deve ser usada para transmitir as informações. A “voz” do negócio precisa ser sempre uniforme.

Invista também em um layout responsivo a todo tipo de dispositivo (computadores, tablets e celulares). Essa é uma característica que faz toda a diferença, afinal, assim o site fica mais agradável e nunca deixa de ser intuitivo para quem vai navegar pelo seu conteúdo.

Perfil e redes sociais

Tendo o site em ordem, é hora de partir para os canais de comunicação mais indispensáveis do mundo digital, certo? Identifique quais são as redes sociais mais utilizadas pelos seus clientes e crie um perfil nelas. Garanta que as publicações, além de estarem alinhadas com a identidade da marca, possuam uma frequência interessante para o seu tipo de público.

Informações básicas em mecanismos de busca

O último passo para garantir que você já tem o trivial da presença online, é se atentar para as informações básicas da sua empresa na pesquisa do Google. Quando você pesquisa uma empresa ou local online, é normal que apareça um box com a sua localização no Google Maps, suas informações de contato, seu site, horário de funcionamento, entre outras informações, do lado direito da tela.

Quando alguém pesquisar a sua empresa em um mecanismo de busca, é interessante que essa pessoa encontre todas essas informações atualizadas logo de cara, concorda? Garanta então que esse conteúdo esteja devidamente preenchido e retificado.

Investindo em anúncios

Agora que você já tem uma boa base necessária para todo empreendedor digital, um caminho que você pode seguir é investir em anúncios pagos. Por meio do Google Adwords, por exemplo, você pode utilizar palavras-chave estratégicas para fazer com que seu site, produto ou conteúdo apareça nos resultados de busca das pessoas certas.

No caso das redes sociais, também vale a pena fazer esse investimento. Afinal, as constantes atualizações no funcionamento delas tem feito com que seja cada vez mais necessário investir para ganhar a visibilidade desejada. O lado positivo Você pode realizar anúncios pagos em mídias como Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin, por exemplo, de uma forma extremamente segmentada.

Além disso, esses anúncios costumam ter custos relativamente baixos. Porém, é interessante aliá-los com outras alternativas que sejam capazes de captar clientes de uma forma orgânica e, ao mesmo tempo, eficiente, como você verá a seguir.

Publicando conteúdo atrativo

Que empreendedor não quer ver seu negócio se tornar atrativo para as pessoas de forma orgânica, não é mesmo? O segredo para alcançar esse objetivo é se aprofundar em conhecimentos sobre seu público e mercado, e gerar conteúdo educativo e informativo.

Crie um blog em seu site e faça dele a sua central de conteúdo. Use esse espaço para educar o mercado sobre o que seu negócio oferece, esclarecer dúvidas frequentes e reais sobre a sua área para ganhar reconhecimento, e reter clientes por meio de conteúdos pertinentes para o lifestyle deles.

A partir disso, use as mídias sociais não só para falar da sua empresa e dos produtos e serviços que ela ofereça, mas também para divulgar esses conteúdos do blog, ou para publicar conteúdos personalizados para essas redes.

Essa estratégia de marketing de atração faz com que as pessoas criem uma maior conexão com a sua marca e estabelece confiança. A consequência é que essas pessoas estarão mais abertas a interagir com seus conteúdos, principalmente se você incentivá-las. Ou seja, essa também será a sua chance de garantir maior engajamento com seu público, aprender mais sobre ele, e continuar alimentando-o e cativando-o.

Tornando seu negócio um e-commerce

Utilizar a tecnologia e o meio digital em um empreendimento já não se trata mais apenas de uma questão de comunicação ou gestão de negócio, não é mesmo? A internet está assumindo um papel estratégico cada vez mais em todos os seus aspectos.

Ter uma loja virtual bem estruturada e integrada com os serviços da loja física, por exemplo, é algo que todo cliente vê com bons olhos. Você precisa, então, se preparar para esse nível de exigência do seu público, afinal, estar atualizado ou não pode ser determinante para o futuro do seu negócio.

Se você ainda não possui uma loja virtual, ou possui, está ciente de que precisa aprimorá-la, considere alguns dos canais de vendas a seguir para não para trás:

Loja virtual em redes sociais

O Facebook, por exemplo é uma das opções de mídia que oferece um espaço em que você pode listar seus produtos em sua página comercial com os valores, e disponibilizar a compra direto por lá;

Aplicativo da marca

Invista no desenvolvimento de um aplicativo próprio com design responsivo, disponibilize seus produtos nele e insira mais recursos como o envio de notificações sobre suas compras, ou lançamentos e promoções;

Loja virtual em site

Pesquise e planeje qual seria o melhor tipo de hospedagem para o seu negócio, registre um domínio para que a loja possua um endereço virtual e escolha uma boa plataforma para oferecer seus produtos.

Agora que você já sabe quais são as práticas mais importantes para realizar um bom empreendedorismo digital, com certeza ficou mais claro saber por onde começar para alinhar a presença da sua empresa online.

Gostou das dicas e quer saber tudo sobre marketing digital? Confira nossas redes sociais, estude e entenda maiores detalhes desse componente indispensável para uma boa estratégia de marketing!

Fonte: Crux Marketing

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