Investir na criação de um bom site, está diretamente ligada à capacidade de atração e fidelização dos clientes que você deseja alcançar.
Há alguns anos atrás as pessoas conheciam seu negócio através de amigos, anúncios em outdoor, rádio e televisão, hoje, os websites possuem grande relevância na divulgação da sua empresa.
Para desenvolver um site eficiente, é importante se atentar para alguns itens importantes, como:
Identifique suas personas
Identificar sua persona, é definir o perfil ideal de cliente para seu produto e/ou serviço. Isso é fundamental para o tom da comunicação que o site terá.
Esclarecemos que público-alvo não é igual a persona. Público alvo é identificar basicamente, quem seu negócio pretende atingir, já definir seu avatar (persona), é conseguir identificar as necessidades e exigências de quem irá consumir o que você tem a oferecer
Para facilitar esta identificação da sua persona, faça algumas perguntas, como por exemplo:
- Qual o sexo?
- Faixa etária?
- Nível de escolaridade?
- Profissão?
- Média de renda mensal?
- Hábitos?
- Hobbies?
- Estilo de vida?
- Localidade?
Perceba que ao delimitar sua persona, será mais fácil entender os gostos e necessidades do seu consumidor final. Desta forma, terá recursos para estabelecer a melhor linguagem e abordagem mais acertadas para atraí-lo.
Saiba mais sobre a diferença entre público alvo X persona.
Opte por um design funcional e responsivo
Você certamente tem ciência que a maioria das pessoas pesquisam antes adquirirem serviços e produtos, porém, é preciso que você tenha em mente que estas pesquisas acontecem de forma esmagadora, através de dispositivos eletrônicos diverso do tradicional computador.
Quando você abre um site que não é responsivo, consegue perceber que há algum problema de configuração e incompatibilidade com o aparelho em que foi aberto.
Já o site quando responsivo, se adapta às dimensões e necessidades visuais do leitor, independente do dispositivo usado para sua visualização.
A responsividade é tão importante que é utilizado pelo Google como critério de ranqueamento dos sites em seu mecanismo de busca, ou seja, quanto menos responsivo é seu site, menor seu potencial para ranquear na primeira página.
Portanto, ao investir na criação de um bom site, escolha um design funcional, bonito, atrativo e sobretudo, que tenha responsividade.
Não se esqueça do SEO
SEO (Search Engine Optimization) que tem como tradução: otimização para mecanismos de busca. Em termos gerais, é a utilização de técnicas que têm o objetivo de atrair e aumentar as visitas do seu site.
É também, o principal critério utilizado pelos mecanismos de busca, para avaliação de potencialidade de ranqueamento, ou seja, quanto mais otimizado for seu site, maior será a “chance” de aparecer na primeira página do Google (maior ferramente de busca da internet).
Mantenha fidelidade na identidade visual da empresa
É por meio da identidade visual do seu site, que seus clientes têm o primeiro contato com sua empresa. Pode parecer clichê, e de fato é, mas aqui vale a máxima da “A primeira impressão é a que fica”.
Exatamente por isso, não abra mão de fazer uma boa escolha de uma agência para desenvolver e criar sua identidade visual.
Como já mencionamos anteriormente, seu site é seu cartão de visitas. Tenha certeza que seu cliente ao visitá-lo, irá fazer avaliações com base nas informações e design ali constantes, para lhe contratar ou não.
Optar por um site simplesmente bonito ao invés de um design que realmente capture a essência da sua empresa, é o que irá te diferenciar um empreendimento comum à um negócio líder de mercado.
É sabido que em todos os mercados, o número de pessoas que fazem pesquisas antes de adquirirem serviços e produtos vem crescendo de forma exponencial. Desta forma, se sua empresa não tiver um bom site, não há como as pessoas saberem que você tem algo bom a oferecer.
Conheça melhor nossa agência e descubra os serviços que oferecemos e como podemos lhe ajudar crescer sua marca através do marketing digital, criação e desenvolvimento de sites e social media.