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Planejamento para sua empresa se comunicar com eficiência

Um bom planejamento de comunicação envolve estratégias de curto, médio e longo prazo. Um dos grandes erros das empresas, especialmente as micro e pequenas, é pensar em comunicação apenas quando os negócios não estão indo muito bem.
6 de fevereiro de 2023

Ao se depararem com a necessidade de aumentar visibilidade e bater metas, os empreendedores acreditam que investir em ações de comunicação e marketing emergenciais será suficiente para alcançar o resultado esperado. Em geral, resoluções desse tipo trazem pouco ou nenhum retorno.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre a importância estratégica do planejamento de comunicação. Listamos algumas dicas de como fazer um plano eficiente para diferentes públicos e objetivos.

Confira!

O que é o planejamento de comunicação?

Nada mais é que um documento em que se estrutura um plano de ações comunicativas e de marketing, tendo como norteadores os objetivos e metas da empresa. Dessa forma, o planejamento deve englobar ações para os públicos interno e externo, em diferentes etapas do funil de vendas e relacionamento.

Como fazer um planejamento de comunicação com estratégia?

O primeiro passo é ter uma boa equipe de comunicação estratégica. Contratar uma empresa especializada é a melhor opção para pequenas empresas. Assim, você pode contar com a expertise de profissionais de diferentes áreas da comunicação para atendê-lo em suas variadas demandas.

Definir o orçamento que será destinado para ações de comunicação e marketing é o passo seguinte. Com essa perspectiva de custos é possível dimensionar os investimentos em cada ação prevista. O plano de comunicação não pode ser engessado, prevendo brechas que permitam adequações orçamentárias. No entanto, é necessário que um valor fixo esteja previsto, para que se possa fazer um planejamento consistente.

Conhecer os diferentes públicos

O primeiro público que sempre vem à mente são os clientes, mas nem todos são iguais, ainda que você venda produtos específicos. Fazer um estudo de persona para que se conheça os perfis mais predominantes na sua cartela de clientes é um passo importante para traçar um plano de comunicação — especialmente quando falamos de relacionamento.

Concorrentes

Conhecer seus concorrentes, seus pontos fortes e fracos é outro passo essencial para entender o seu público e adequar sua estratégia de vendas. Com essas informações, é possível oferecer o que não é encontrado no outro lado da rua e absorver o que é diferencial, sempre com melhorias alinhadas à imagem da sua empresa.

Decisão importante: o que funciona para o seu concorrente, mas contradiz a imagem do seu negócio, não deve ser adotado. A coerência na comunicação e conduta de vendas é essencial para o sucesso no médio e longo prazo.

Público interno

O público interno, ou seja, seus funcionários, também devem estar contemplados no planejamento. É importante lembrar que eles são o rosto e a voz da empresa diante do cliente. Ruídos de comunicação interna podem causar descontentamento, deficiências no atendimento, queda de produtividade e danos à imagem da sua empresa.

Para esse público é importante prever ações que melhorem os processos de comunicação e troca de informações institucionais, como, por exemplo, canais mais ágeis para acessar superiores, treinamentos para melhorar o conhecimento sobre a empresa, seus produtos e serviços, manuais de conduta, entre outros.

Também é importante prever ações de relacionamento, tais como, confraternizações de aniversário, política de bônus, reconhecimento pelo trabalho em equipe e de excelência, etc. Assim como você deseja deixar seus clientes satisfeitos e fidelizados com seus produtos e serviços, deve fazer o mesmo por seus funcionários. O retorno em engajamento e produtividade traz impactos diretos na receita.

Traçar metas e objetivos

Parece óbvio que o objetivo principal é sempre aumentar vendas e ter mais sucesso. Na verdade, esse é o resultado de ações com outros objetivos e metas. O principal papel do planejamento de comunicação é propor ações que permitam um crescimento gradual e contínuo, de forma sustentável, ampliando a escalabilidade e solidez do negócio.

Diferentes objetivos

Falamos acima da importância de conhecer seus públicos. Por quê? Porque é essencial para nortear o desenho dos objetivos. Aumentar o reconhecimento da sua marca em um determinado canal de comunicação – uma rede social, por exemplo, é um objetivo. Estrear em outra rede social é outro objetivo que prevê outras estratégias e ações, com metas diferentes.

Metas exequíveis

Definir metas que sejam possíveis é o pulo do gato. Quando se estabelece metas altas demais o que surge é a frustração, além de uma distorção na percepção do sucesso do plano de comunicação. Isso compromete, inclusive, seu planejamento futuro e a compreensão do seu negócio.

Prever ações online e offline

A comunicação digital é indispensável para o mundo conectado que vivemos. Por isso, ações de marketing digital e relacionamento devem estar contempladas em todo planejamento de comunicação. Ter um site amigável, convidativo e o mais resolutivo possível é essencial para esse contato virtual. Campanhas de marketing em redes sociais é outra estratégia que deve ser pensada cuidadosamente, pois, vai além da compra de anúncios.

Redes sociais

Ter um perfil da empresa em uma ou mais redes sociais – Facebook, Twitter, Tik Tok, YouTube, entre outras – requer estratégias de marketing de conteúdo e de relacionamento. Afinal, esses são canais de mão dupla e podem se tornar um problema para a imagem da marca se não forem bem gerenciados. Quando trabalhados de forma estratégica, trazem excelentes resultados.

WhatsApp

O uso do WhatsApp como estratégia de venda e comunicação deve ser pensando cuidadosamente. Ele é um canal ágil, mas de pouco controle. Não adianta divulgar um número se o cliente não conseguirá resolver sua demanda no tempo que precisa. Outra questão é o uso comedido das suas funcionalidades de mensagem em massa, para não cair na lista negra de empresas que enviam spam.

Comunicação offline

Não é porque o mundo está cada vez mais digital que a comunicação offline deve ser negligenciada. O planejamento de comunicação precisa contemplar também a produção de conteúdo impresso. Além da função institucional dos cartões de visita, envelopes e outros itens de papelaria, materiais impressos são estratégicos para a divulgação da marca e produtos.

O mais importante para o sucesso de um planejamento de comunicação é que ele seja contínuo. Mesmo com orçamento limitado – ou especialmente com previsão orçamentária curta – ter um planejamento é essencial para usar os recursos de forma eficiente, traçando as melhores ações para alcançar os objetivos e metas desejados.

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