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Dicas de empreendedorismo: Quatro coisas que as pequenas e médias empresas podem ensinar

20 de fevereiro de 2019

As pequenas e médias empresas precisam estar sempre atualizadas sobre novos modelos de negócio. Confira esse artigo com 4 ótimas dicas de empreendedorismo.

As ferramentas digitais são grandes aliadas

Hoje, muitos empreendedores decidem começar um negócio online para aproveitar das ferramentas digitais, como comunicação, descoberta de clientes, divulgação e facilidade de trabalhar remoto.

Mesmo com o uso das ferramentas digitais, os empreendedores das PMEs enfrentam desafios para atrair clientes, aumentar a receita e manter a lucratividade. No entanto, muitos encontram no Facebook a solução para este obstáculo. Para 85% das PMEs na Ásia-Pacífico2 e 71% na Europa3 o Facebook ajudou a conquistar consumidores. O melhor é que 74% das PMEs na Ásia-Pacífico e 57% na Europa conseguiram aumentar as vendas graças a nossa plataforma.

Construindo juntos

Compartilhar conhecimento é possibilitar o crescimento das pessoas, negócios e comunidades e, por isso, atualmente as PMEs se dão apoio, trocar experiências, dicas e colaboram uma com a outra – até realizam parcerias. Muito dessa coparticipação é feita por meio de grupos e aplicativos de mensagens.

Como as pequenas e médias empresas crescem juntas:
  • 42% afirmam que aprendem umas com as outras, comparado com pesquisas feitas online.
  • 47% que disponibilizaram vagas de emprego nos últimos seis meses afirmaram que aprenderam com outras empresas.
  • 45% que planejam contratar nos próximos seis meses afirmaram que compartilharam conhecimento com outras empresas.

Mas compartilhar conhecimento não está atrelado a ter um negócio no mesmo segmento que outra PME, já que é comum trocar experiências com outros empreendedores que atuam em setores diferentes. Exemplo disso é a agropecuária e dona de uma lanchonete, na Alemanha, que realiza workshops e administra um grupo online para ajudar outras empresas rurais gerenciadas por mulheres a usar melhor as mídias sociais no marketing.

Conecte-se com a comunidade

Desde os primórdios, as marcas que atuam no bairro criam laços com seus consumidores, porque são parte daquela comunidade. Tanto que 87% das pessoas compram localmente com base na confiança e segurança e 40% diz que realiza compras em sua comunidade porque as pequenas empresas oferecem uma experiência mais pessoal.5

Porém, mesmo com o espaço físico disponível para os moradores dos arredores comprarem, muitas PMEs já escalam seus negócios para pessoas de todo mundo, principalmente via Facebook.

O Facebook ajuda as PMEs em nível global:

Crescimento constante

Durante a pesquisa, 60% dos empreendedores estão otimistas com o futuro de seus negócios6 e 40% esperam que o número de funcionários aumente nos próximos seis meses.7 Em todo o mundo, alguns proprietários de empresas, como o fundador de uma empresa de acessórios artesanais nas Filipinas, reúnem esforços para tirar pessoas da pobreza por meio dos empregos que oferece em áreas locais.

Em razão da confiança que têm nas ferramentas online, os empreendedores de todo o mundo valorizam a criação de uma força de trabalho digitalmente qualificada. No momento de contratar, muitas PMEs até priorizam esses tipos de habilidades em relação aos requisitos tradicionais de trabalho.

Na hora de contratar, as PMEs buscam pessoas com conhecimento em plataformas sociais e ferramentas digitais:

Independentemente de onde estão localizadas ou de quão pequenas possam ser, muitas PMEs conseguem encontrar formas ágeis e inovadoras de se conectar com as pessoas e expandir os negócios.

O que isso significa para as marcas:

  • Invista no online: Empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar do uso de ferramentas online para se conectar com pessoas de todo o mundo. Considere quais plataformas e ferramentas online podem ajudar no crescimento de sua empresa.
  • Continue aprendendo: As PMEs obtêm sucesso por meio de adaptação e experimentação. Se você fizer parte de uma pequena empresa, considere participar de um evento do Community Boost para aprimorar suas habilidades digitais.
  • Conecte-se localmente: Explore como é possível criar confiança em sua marca, seja criando um popup shop em uma comunidade local para associar uma imagem a seu nome ou usando aplicativos de mensagens, como o Messenger e o WhatsApp, para aumentar o relacionamento com seus potenciais clientes.

Fonte: Site Facebook para empresas

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