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Saiba por que investir em comunicação integrada

20 de junho de 2019

A comunicação integrada prevê que toda a comunicação feita por uma empresa esteja em harmonia e seja compreendida da mesma forma pelos diferentes públicos. Isso significa que aquilo que o seu cliente vê, na sua comunicação digital, no design de suas peças gráficas e em seus conteúdos audiovisuais, traz uma mesma mensagem da marca, é coerente e reforça seu posicionamento.

Essa ideia de unificação deve estar presente também na comunicação interna. Dessa forma, até mesmo os discursos de seus porta-vozes devem estar alinhados, para que não surjam ruídos de comunicação que coloque o reconhecimento da sua marca em xeque.

Embora agregue todas as áreas da comunicação — assessoria de imprensa, relações públicas, agência de publicidade, marketing e comunicação interna — o modelo de comunicação integrada pode ser usado por empresas de todos os portes — grande, médio ou pequeno — seja com equipe própria ou terceirizando os serviços para uma agência externa.

Neste artigo você vai conhecer a importância da comunicação integrada e como ela valoriza sua marca. Quer saber como aplicá-la em sua empresa? Continue a leitura!

Por que a comunicação integrada é importante?

A prática da comunicação integrada permite uma unificação do discurso e da forma como a empresa fala com seus públicos. Mais que fazer com que os diferentes setores de uma empresa conversem, a intenção é que eles planejem em conjunto as ações e campanhas de comunicação, alinhando objetivos e expectativas. Dessa forma, a central de relacionamento com o cliente passará a mesma mensagem, com o mesmo tom, que a equipe de marketing, a assessoria de imprensa, os analistas de redes sociais e os Recursos Humanos.

Quando a comunicação em todas essas áreas converge para sustentar uma mesma imagem, a marca se torna mais forte e seus valores são reconhecidos em diferentes situações. Assim, até mesmo em situações de crise, os riscos de descompassos e ruídos são muito reduzidos, o que também diminui os possíveis danos à imagem.

É importante dizer que uma comunicação integrada não significa que todas as peças de comunicação serão feitas da mesma forma para todos os canais. O propósito é que a mensagem seja a mesma, respeitando as diferenças de formatos que as mídias exigem. Se você vai criar uma campanha no Facebook, por exemplo, a linguagem é diferente daquela que você usará no YouTube, mas a identidade da sua comunicação deve ser a mesma — passar credibilidade, sobriedade, descontração, pioneirismo, etc.

Ao se comunicar com os públicos, é preciso que a empresa esteja atenta a quatro aspectos de produção e disseminação da mensagem:

  • coerência — as mensagens do seu site precisam ter relação com aquelas publicadas em seus diferentes canais em redes sociais, por exemplo, ainda que com formato diferente;
  • consistência — os discursos têm o mesmo sentido em todos os canais e para todos os públicos;
  • continuidade — as mensagens seguem uma linha do tempo alinhada ao funil de vendas, direcionando adequadamente o cliente até a conclusão da compra;
  • complementariedade — as mensagens nos diferentes canais se complementam, fazendo sentido em conjunto para a compreensão do posicionamento da marca.

Quais as vantagens de ter uma comunicação integrada?

 Os benefícios da prática de comunicação integrada podem ser percebidos no curto, médio e longo prazo. Veja abaixo.

Maior efetividade na promoção

Os esforços de comunicação para a promoção de um serviço ou produto trazem resultados muito melhores quando as mensagens se conectam. Afinal, ter vários canais que direcionam para uma mesma comunicação é muito mais efetivo que ter mensagens dispersas que não se falam.

Economia de recursos

Planejar em conjunto favorece a troca de ideias criativas, permitindo encontrar soluções para as necessidades de comunicação nos diferentes canais, com o uso de menos recursos. Além disso, é possível economizar encomendando uma quantidade maior de material para serem usados em setores diferentes, fazendo apenas alguns ajustes para cada área.

Se você terceiriza sua comunicação, contratar uma empresa com expertise em comunicação integrada otimiza recursos e favorece a unificação das mensagens. Essa empresa especializada certamente terá uma equipe multidisciplinar muito mais próxima para alinhar os discursos, com custos mais diluídos em um único projeto com ações para diferentes canais.

Fortalecimento da marca

Esse é um benefício de longo prazo e um dos grandes trunfos da comunicação integrada. Ter mensagens consistentes e coerentes fornece aos clientes a sensação de reconhecimento e proximidade com a marca. Conhecendo como sua empresa se posiciona, seus valores e missão, os clientes serão capazes de reconhecê-la durante muito tempo e nos mais diferentes contextos. É com essa construção que as marcas mais famosas chegam ao top of mind, criando continuidade para mensagens sólidas que lhes trazem reconhecimento e força.

O que é preciso fazer para aplicar a comunicação integrada?

Como já dissemos, o objetivo da comunicação integrada é garantir a consistência da mensagem, reduzindo os riscos de ruídos em sua decodificação. Dessa forma, ela precisa chegar a todos os níveis da empresa, do vertical ao horizontal e do interno ao externo. Isso significa que todos os departamentos da empresa, da direção ao operacional, precisam ter conhecimento da forma como se comunica os produtos e serviços da empresa.

Isso implica em que a comunicação para os públicos internos deve ser tão simétrica quanto a produzida para o público externo. Quando etapas da comunicação são terceirizadas, é preciso alinhar os discursos com os prestadores de serviço, para que não haja dissonância na mensagem transmitida.

Dito isso, há três etapas para aplicação da comunicação integrada. Saiba quais são elas.

1.    Planejamento

Nessa etapa são definidas as diretrizes da voz e do tom que serão dados às mensagens que serão emitidas pela empresa. Essa definição deve estar alinhada com os objetivos de marketing, que são definidos no plano de marketing. A mensagem que é planejada pela comunicação integrada é a mensagem maior, que deve estar por trás de todas as campanhas e ações de promoção, divulgação, praça e ponto de venda. Por isso, ela precisa estar presente desde a definição da identidade visual até as estratégias de comunicação para todos os canais usados pela empresa. É essa grande mensagem que deve ser fixada na mente dos clientes, dando forma ao reconhecimento da marca.

2.    Integração de equipes

Esse passo engloba o que já dizemos mais acima. As equipes de marketing, comunicação, atendimento ao cliente devem estar alinhadas para produzir uma mesma mensagem. Essa integração vai um pouco além da equipe de comunicação, passando por todos que trabalham com a empresa, especialmente os que têm contato direto com seus clientes — vendedores, recepcionistas, palestrantes etc.

Para facilitar essa integração, a empresa deve capacitar esses profissionais, deixando claro para eles quais são sua missão, valores e visão. Além de estarem expressas em documentos e placas, essas definições devem refletir as práticas dos funcionários no trato entre si e com os clientes. A integralização da equipe reduz as rivalidades entre os times e a ocorrência de boatos entre os funcionários, favorecendo que eles trabalhem em equipe, gerando um ambiente mais colaborativo e eficiente.

3.    Integração de canais

A ideia aqui é fazer um planejamento de comunicação e marketing que esteja atento às formas como os clientes transitam entre os diferentes canais. Assim, não se deve pensar em estratégicas separadas para cada canal. O ideal é planejá-las de maneira ampla — respeitando obviamente as particularidades de cada canal — mas favorecendo que o cliente reconheça sua marca em qualquer um deles, seja online ou offline.

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