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Três ações estratégicas com microinfluenciadores para potencializar campanhas

20 de março de 2019

Os influenciadores digitais estão ganhando cada vez mais lugar nas estratégias de marketing digital. Com seguidores que consomem diariamente seus posts, esses influenciadores podem ser ótimos aliados da sua marca. Confira o artigo publicado pelo site Uol Ad LAb:

Eles não são exatamente famosos, mas movimentam uma comunidade engajada em torno do conteúdo relevante que produzem. Por isso, os microinfluenciadores — perfis que atraem de 5 mil a 100 mil seguidores numa rede social — estão cada vez mais no radar de grandes marcas.

“Eles falam de um assunto com autoridade e se comunicam bem com a audiência. Os microinfluenciadores têm uma capacidade de transmissão de mensagem autêntica e natural. Não é uma marca falando. É alguém comentando sobre a ação da marca dentro de um contexto”, afirma Carlos Tristan, cofundador e CMO da Squid, plataforma de microinfluenciadores.

Segundo ele, mesmo que cada perfil tenha um alcance pequeno de público, o trabalho com grupos de influenciadores ajuda grandes marcas a potencializar suas campanhas.

Veja três estratégias:

1. Criar um movimento

Quando muitos começam a falar de uma novidade ao mesmo tempo, quem está de fora não resiste a participar. Microinfluenciadores ajudam marcas a iniciar um movimento, criando um clima de boca-a-boca que dá sustentação a uma estratégia maior de campanha.

Um exemplo foi a ação RecalculaSP, do aplicativo de mobilidade 99, em outubro de 2018. Por três semanas, 200 microinfluenciadores aproveitaram a promoção de produtos, ingressos de cinema e viagens a R$ 0,99, R$ 9,90 e R$ 99, e compartilharam a experiência com seus seguidores. “Mesmo com microinfluenciadores, se consegue chegar a um nível muito alto de alcance. Nessa campanha, foram de mais de 6 milhões de pessoas.”

2. Gerar massa de conteúdo

Microinfluenciadores são criadores de conteúdo por excelência. E o material que produzem também pode ser aproveitado na publicidade, especialmente quando a intenção é usar uma linguagem próxima do público. “As marcas estão procurando formas mais humanas para se comunicar. Para os millennials e a geração Z, quanto mais autêntica for a comunicação, mais vai engajar o público e será menos intrusiva”, afirma Carlos.

Esse recurso, segundo ele, foi usado em uma campanha da Unilever no ano passado. Microinfluenciadores foram chamados para realizar conteúdos em vídeo, que foram selecionados e posteriormente editados em um filme para TV.

3. Amplificar experiências de marca

Combinar brand experience com a presença de microinfluenciadores é uma estratégia que ajuda multiplicar o efeito das ativações de marca, gerando conversas que unem o mundo real com o digital. “As marcas entenderam que envolver os influenciadores nas suas experiências melhora o resultado da ação”, afirma Carlos.

Em uma campanha para a cerveja Sol, a Squid, em parceria com o UOL, levou microinfluenciadores para passar a virada do ano em praias onde a marca patrocinou a festa de Réveillon, como Jericoacoara (CE) e Pipa (RN). “Quando a gente faz esse tipo de campanha, tem um time nosso que acompanha. Isso mostra o nível de investimento que as marcas estão fazendo nos microinfluenciadores.”

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