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Gestão de laboratório: 5 dicas para aumentar sua produtividade

Confira em nosso artigo 5 pontos essenciais para aumentar a sua lucratividade e incrementar a sua gestão de laboratório.
9 de novembro de 2022

Esse artigo foi produzido pelo Base Científica, laboratório de apoio especializado em biologia molecular.

Uma boa gestão de laboratório garante eficiência e qualidade em todos os seus processos, mas é ao mesmo tempo, o motivo de dores de cabeça para os responsáveis e também a solução dos principais problemas administrativos.

Nós sabemos que ter um portfólio abrangente de exames é fundamental para atração e fidelização de clientes, mas também sabemos que não é só nisso que consiste o negócio.

Definir metas, indicadores e custos também ajudam a melhorar a produtividade do laboratório. Alguns dos principais problemas que o gestor do laboratório precisa estar atento e que precisam ser solucionados, são:

  • Infraestrutura inapropriada;
  • Ineficiência da rastreabilidade;
  • Controle interno insuficiente;
  • Carência de suporte e assessoria científica.

Pensando nisso, nós separamos 5 pontos essenciais para aumentar a sua lucratividade e incrementar a sua gestão de laboratório. Confira:

1 – Apresente-se aos médicos

Se a comunidade médica da sua região não conhece as suas qualificações, diferenciais e os exames que oferta, é muito difícil que eles encaminhem os pacientes para o seu laboratório.

Essa apresentação pode ser feita de diversas maneiras, seja pessoalmente, seja por materiais impressos e digitais. Nós salientamos que oferecer exames de forma direcionada para clínicas especializadas pode ser bem gratificante.

Esse relacionamento é positivo para todas as partes envolvidas – ao oferecer um abrangente e eficiente portfólio de exames, os médicos poderão direcionar melhor os cuidados e tratamentos, resultando em pacientes bem cuidados, satisfeitos e fidelizados.

2 – Aumente o rol de exames

Como citamos anteriormente, o portfólio de exames também é fundamental para uma boa gestão de laboratório.

Para tal, propomos a disponibilização dos exames moleculares – mais que cruciais no diagnóstico de diversas condições médicas, eles não precisam de nenhuma preparação, sendo feitos da maneira menos invasiva possível.

Do ponto de vista comercial, os exames moleculares também podem ser gratificantes visto que a ANS está incluindo-os como obrigatórios para os planos de saúde.

Uma boa maneira de ofertá-los é através de parceiras estratégicas com Laboratórios de Apoio.

Você pode conhecer mais sobre os Laboratórios de Apoio e a parceria com o Base Científica neste artigo.

3 – Faça melhorias internas sempre

Manter-se atualizado é outra ferramenta importante para um bom gerenciamento. Seja através de melhorias na infraestrutura, como vimos ser necessário durante a pandemia; seja no investimento de sistemas de gestão de laboratório.

Nossa recomendação diz respeito à:

  • Treinamento de equipe: tanto no setor de atendimento quanto no setor técnico laboratorial, ter uma equipe qualificada evita e/ou diminui erros, desperdício de materiais e proporciona credibilidade;
  • Entrega mais rápida de resultados: encurtar o TAT (Turnaround Time), e entregar os resultados em menor tempo, é importante não apenas para auxiliar os médicos a direcionar melhor os tratamentos dos pacientes, mas também para acelerar o fluxo de atendimento, melhorar o processamento e a rastreabilidade das amostras.
  • Controle de estoque: além do alto custo, uma das maiores dificuldades em trabalhar com reagentes e insumos é a perecibilidade dos mesmos. É preciso estar atento para não haver falta de nenhum desses itens e ao mesmo tempo evitar comprar reagentes e insumos em excesso, pois além de ser um valor imobilizado, o risco de se desprezar reagentes e insumos por conta da validade é alto. Um software de controle de estoque é importante para esta etapa.

4 – Aumente a qualidade percebida do seu laboratório

A qualidade percebida é entendida como a percepção que o seu cliente tem da sua marca, ou seja, o que ele entende dos serviços e produtos apresentados.

Segundo o Business Inteligente, no contexto de serviço, você precisa prestar atenção aos pontos seguintes:

  • Tangíveis: as instalações físicas, o equipamento e a aparência dos funcionários indicam qualidade?
  • Confiabilidade: o trabalho será realizado de forma confiável e precisa?
  • Competência: a equipe tem conhecimento e habilidades para fazer o trabalho certo? Eles transmitem confiança?
  • Responsabilidade: a equipe está disposta a ajudar os clientes e oferecer um serviço rápido?
  • Empatia: o laboratório presta cuidados e atenção individualizada aos seus clientes?

Existem também as qualidades percebidas em relação ao serviço, das quais se observa o desempenho e a confiabilidade. E quando tratamos de saúde, essa percepção precisa ser positiva!

5 – Invista em comunicação

Para que as medidas mencionadas acima sejam de conhecimento do mercado, é preciso divulgá-las. Sendo assim, o investimento em comunicação também faz parte de uma boa gestão de laboratório. Identificar o seu público-alvo, estabelecer a persona, conhecer seus concorrentes e conhecer o mercado regional, são passos necessários para o sucesso.

Reconhecemos também que é preciso investir em outros diferenciais como parcerias estratégicas que fortaleçam todas essas medidas e, a melhor construção de Brand Equity (equidade da marca) para o seu laboratório é a parceria com um Laboratório de Apoio.

 

E ai? Seu laboratório já está preparado para encarar a concorrência com as grandes marcas? Conheça nossas soluções em marketing digital e consiga resultados reais.

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