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Inbound Marketing para o setor da saúde – 5 motivos para apostar nessa ideia

Confira em nosso artigo o que é o Inbound Marketing e por que ele é importante para seu laboratório manter o crescimento.
3 de novembro de 2022

Inbound Marketing é uma área do Marketing Digital composta por técnicas e ações específicas que ajuda a empresa a se promover através da produção de conteúdos de qualidade. Seja por blog, ebooks, vídeos e outros formatos, uma grande vantagem do Inbound Marketing para a área da saúde é a capacidade de mensurar todas as métricas escolhidas.

Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é o conjunto de ações estratégicas utilizadas pela empresa para que o cliente a procure. Ou seja, são ações contrárias ao “marketing tradicional”, em que as empresas procuram o cliente.

Dessa forma, cabe a empresa a produzir e oferecer materiais informativos e com qualidade para que quando o cliente fizer a sua pesquisa e encontrar a sua empresa, por exemplo, ele terá em mãos um material rico que o ajudará na decisão de compra.

Se enxergarmos o Inbound Marketing para área da saúde como um método e uma área de investimentos, você estará preparado para receber cada vez mais novos parceiros comerciais e clientes.

Confira a seguir os 5 principais motivos para investir nessa estratégia e garantir o sucesso da sua empresa.

Por que você precisa do Inbound Marketing para o setor da saúde?

Conforme o relatório anual da Hubspot, as redes sociais e os sites/blogs são considerados os principais canais de marketing para qualquer negócio, sendo responsáveis por 44% e 36%, respectivamente. No mesmo relatório temos também que, para as empresas B2C, o investimento em marketing é significativamente maior que para as B2B.

“Mais profissionais de marketing B2C relatam que seus sites são ferramentas eficazes para atingir metas de negócios. Equipes B2C têm mais facilidade em rastrear atividades de marketing para vendas, principalmente empresas de ecommerce. 77% dos profissionais de marketing B2C relatam usar e estão tendo sucesso com [essas] táticas. Esperamos ver o marketing e o SEO mais avançado em marcas B2C e DTC, com otimização no lado B2B.”

Hubspot

Portanto, como bem apontamos em nossos textos anteriores, o investimento nesses métodos deve ser considerado durante o planejamento inicial e de crescimento da sua empresa. E ainda, ao adotar as estratégias do Inbound Marketing você poderá calcular e otimizar cada uma das campanha e obter um ROI melhor.

Sobre as metodologias aplicáveis, o Inbound Marketing para o setor da saúde possui as suas próprias etapas:

  1. Atrair – não é atoa que também chamamos de “marketing de atração”. Como o próprio nome diz, é a etapa em que você atrai os seus clientes, ou seja, é “encantar” seu público com materiais originais, educativos, informativos e relevantes para eles. É justamente por ser a porta de entrada que é importante – imagine o cenário: você entra em uma loja física que está bagunçada, com atendentes desinteressados, completamente escura, onde você sequer consegue visualizar os produtos. Além da raiva, a sua experiência com essa loja irá refletir na sua decisão de dar meia volta e sair sem adquirir nada.

Mas ressaltamos também que, nem de primeiras impressões vive uma empresa, por isso, atenção às etapas seguintes!

  1. Converter – a fase de conversão pode ser entendida assim: você está andando por um shopping e vê uma vitrine que chama a sua atenção. Ao resolver entrar, você é bem recebido, apresentado aos produtos, percebe haver variedade de modelos que são de excelente qualidade. O seu interesse aumenta.
  2. Relacionar – o seu relacionamento com a loja passa a existir, mas isso não significa que irá levar alguma coisa, certo? Mas você agora sabe exatamente aonde ir quando precisar e sabe também que há descontos e vantagens específicas para os clientes cadastrados.
  3. Vender – agora que você conhece os produtos, os diferentes modelos, serviços e vantagens daquela loja, assim que precisar sabe exatamente aonde comprar.
  4. Analisar – essa etapa é o grande diferencial do Inbound Marketing porque toda essa trajetória foi “monitorada” e mensurada pela empresa, assim é possível saber em qual fase cada cliente se encontra, quais materiais ele está mais interessado, se existe alguma etapa que precisa melhorar… é possível obter diversas informações utilizando as ferramentas certas.

Inbound Marketing para o setor da saúde

Tendo em mente os conceitos básicos de cada uma dessas etapas, é possível pensar nas estratégias e materiais que devem ser produzidos especificamente para cada uma delas.

Ao produzir os materiais e contribuir com a jornada do consumidor, a sua empresa terá:

  1. Benefícios a curto prazo: uma vez que os seus materiais dizem respeito à saúde, apenas aquelas pessoas interessadas irão se relacionar, dessa maneira, você consegue atrair os “clientes certos” e não perde tempo, energia e dinheiro com incertezas.
  2. Benefícios a longo prazo: como mencionamos, as etapas de conversão e relação são responsáveis pela aproximação com o cliente, assim, esse relacionamento consegue manifestar a valorização da sua marca (branding) – aquele reconhecimento pela qualidade dos produtos, da equipe e de outras características que são originais e singulares da sua empresa.
  3. Aumento da presença digital: que a presença digital é essencial para os negócios, você já sabe, mas, auxiliada ao Inbound Marketing é possível aumentar e melhorar a sua posição nas redes, proporcionando mais visibilidade e oportunidades.
  4. Economia: as metodologias e estratégias do marketing de atração são mais baratas que as do Outbound Marketing. Existem diversos estudos e estudos de caso que demonstram essa diferença e mais, essa economia acontece independente do seu segmento.
  5. Fidelização dos clientes: você sabia que custa mais conquistar um cliente novo do que manter o cliente atual? E que a probabilidade de venda para um cliente fidelizado é de 60-80% enquanto a venda para um novo cliente é de 5-20%? Por isso que ações pós-vendas também são essenciais para o sucesso do seu negócio.

Esses são só alguns benefícios que a aplicação do Inbound Marketing para o setor da saúde irá proporcionar ao seu negócio!

Conhecendo essas etapas e a sua importância fica mais fácil de montar um planejamento de sucesso e diminuir os riscos e gastos desnecessários com conteúdos que não irão acrescentar à sua empresa.

Qualquer dúvida, só chamar! tripplo@tripplo.com.br

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