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Marketing para laboratórios – Como fugir do convencional e encarar a concorrência com as grandes marcas?

Confira em nosso artigo como o Marketing Digital pode ajudar seu laboratório a encarar a concorrência com as grandes marcas.
5 de outubro de 2022

Nos últimos anos, devido à pandemia da covid-19, notamos o “nascimento” do Marketing para Laboratórios ou Marketing Médico – uma vertente do marketing digital voltado exclusivamente para a área médica e laboratorial.

Diante desse novo cenário, diversas mudanças e adaptações precisaram ser feitas na área da saúde e, como são os consumidores que “ditam” as estratégias, o marketing para laboratórios, por exemplo, encontrou um espaço relevante dentro das redes sociais.

Mas, como nem tudo são flores, alguns desafios e obstáculos também apareceram. Questões como o compartilhamento de informações alarmantes, publicação de fotos de pacientes e divulgação de aparelhos para “contar vantagem”.

Tal como, essas três questões são proibidas pela CFM e podem comprometer a imagem da clínica/laboratório. Para evitar maiores problemas, recomendamos a leitura da Resolução CFM 1974/11.

Há também os grandes nomes do mercado laboratorial – marcas já estabelecidas e reconhecidas pelo público, que investem pesado nas divulgações, parcerias e junções ainda maiores.

Como, então, o seu laboratório pode se destacar no setor e encarar a concorrência?

Entenda a relação do Marketing para Laboratórios e o Comportamento do Consumidor

Segundo o American Marketing Association (AMA), o comportamento do consumidor pode ser entendido como:

“A interação dinâmica de sentimentos e percepções, comportamentos e ambiente pelo qual os seres humanos conduzem os aspectos das relações de troca.”

American Marketing Association

Ou seja, é um campo do marketing que estuda as etapas da jornada de compra – quando, onde, como e porque compram. Esse entendimento é fundamental para que a sua comunicação seja positiva e produza resultados.

É interessante também estar sempre atento às tendências do mercado digital de saúde. Para 2022 foram destacados as seguintes:

  • Atendimento humanizado;
  • Presença digital para relacionamento e diálogo;
  • Publicação de conteúdos relevantes e de fácil entendimento;
  • Estratégias para retenção de público através da autoridade no mercado.

Dessa forma, ao explorar essas tendências e o seu posicionamento atual, alinhando com seus objetivos, já é possível montar um calendário editorial relevante e atender as exigências do consumidor pós-pandêmico.

Esses consumidores pós-pandêmicos assumiram um posicionamento bem diferente – eles estão mais exigentes, desconfiados e propositados. Segundo o Think with Google, 85% dos brasileiros estão pesquisando mais e sendo menos impulsivos na hora da compra.

  • 70% usam a internet para pesquisar produtos ou serviços diferenciados que “combinem comigo”;
  • 42% dizem estar dispostos a mudar de escolha influenciados pelos resultados das buscas;
  • 42% das vendas do varejo no Brasil, virão de empresas com algum tipo de presença online.

Ainda, segundo o AMA, “O tempo dos consumidores é precioso. Os consumidores vão começar a perceber quanto tempo eles perdem operando da maneira antiga. As experiências vencedoras serão aquelas que os ajudarão a recuperar o tempo em seu dia. Isso vale para todas as experiências ao longo da jornada do cliente.”

Para o mercado da saúde (NCR Health) temos o “feedback imediato dos pacientes” – “Você nunca pode presumir que entende a percepção do paciente sem perguntar os detalhes. […] Você precisa ter o núcleo: o que essa pessoa valoriza? Qual é o fundo deles? Quais são as coisas que realmente importam mais para eles – família, amigos, comunicação, etc.”

Sendo assim, entender o que o seu público quer e espera da sua empresa é a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Saiba como gerenciar as redes sociais do seu laboratório de forma profissional

9 dicas para o seu laboratório

Atualmente é bem difícil que uma empresa apresente um produto ou serviço inovador, nunca visto antes, portanto, uma das melhores maneiras de se destacar digitalmente é oferecer uma abordagem inovadora.

Todo o estudo feito previamente vai te preparar para esse momento e algumas dicas que podemos dar são:

  1. Vá além das redes sociais – quando falamos de marketing digital, o primeiro pensamento são as redes sociais. O problema disso é, se o algoritmo mandar fazer dancinha para gerar engajamento, você terá que fazer a dancinha. Ou seja, você estará sempre refém das regras impostas pelas empresas desenvolvedoras e que, muitas vezes, não tem nada a ver com o seu público. Pense em conteúdos mais completos e informativos para blog, por exemplo. 
  2. Google meu negócio – uma ferramenta grátis e poderosa, onde é possível apresentar para o usuário várias informações importantes, como: horário de funcionamento, endereço e telefones de contato, além de contar com avaliações e comentários reais dos usuários.
  3. Prova social – qualquer consumidor, antes de optar por um serviço, busca referências de quem já consumiu aquele serviço. Em muitos casos, a opinião de um cliente vale mais que uma campanha paga – dê destaque para esses comentários!
  4. Invista em network – como dissemos anteriormente, a experiência do cliente conta muito, por isso, faça um bom network com os médicos e clínicas da sua cidade. São eles que indicam os pacientes para seu laboratório.
  5. Inbound Marketing: para ter bons resultados, é importante ter um bom planejamento que contempla as informações corretas. Através do inbound marketing, você trabalha tanto o branding (valorização de marca) quanto as vendas.
  6. Crie relacionamentos duradouros através de e-mails marketing – com a autorização do cliente e seguindo a LGPD, você pode disponibilizar conteúdos, descontos e oportunidades exclusivas através desses e-mails.
  7. Cuidado com as mensagens via WhatsApp – O WhatsApp é uma ótima e prática ferramenta, mas é muito pessoal, ao enviar mensagens aos seus pacientes, tenha certeza que eles autorizaram. A LGPD se aplica aqui também.
  8. Tenha um site profissional – Garanta que seu site irá promover uma boa experiência e, o mais importante, em todos os dispositivos. Organizar as informações e criar uma navegação acessível é fundamental, pois assim, você garante que o que usuário procura, ele encontra.
  9. Comunique-se de forma estratégica – sabemos que vender exames é o objetivo final do seu laboratório, mas bombardear o paciente com anúncios e promoções pode gerar um efeito contrário. As pessoas não se comovem com o que você vende, e sim com o porquê você vende (golden circle). Ex:
  • Abordagem ruim: exames de sangue, urina e fezes com diagnóstico preciso. Tudo em 3x sem juros.
  • Abordagem boa: Cuidamos da saúde da sua família com precisão e facilidade de pagamento.

Essas são apenas algumas recomendações que o seu laboratório pode seguir para estabelecer uma comunicação saudável com o público-alvo.

Para mais dicas sobre Marketing para Laboratórios, gerenciamento de redes sociais e produção de conteúdo – siga nosso perfil @tripplocomunicacao

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