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Planejamento – a palavra mágica para gerar engajamento nas redes sociais

Quer melhorar o engajamento das redes sociais da sua empresa? Confira em nosso artigo algumas dicas que você pode seguir agora mesmo!
21 de setembro de 2022

Antes de começarmos, vale lembrar que não existe uma ou duas fórmulas mágicas para seguir e o seu engajamento nas redes sociais crescer e gerar resultados de uma hora para outra.

Para conseguir esse crescimento é preciso usar e testar algumas estratégias direcionadas para as redes sociais e então, ir adaptando-as aos objetivos do seu laboratório.

Agora que tiramos o elefante da sala, vamos ao que interessa.

A ideia por trás do engajamento é bem simples – um dos significados literais do termo encontrado nos dicionários é “Alinhar-se a determinada ordem de ideias ou de ação coletiva; pôr-se a serviço de uma causa.” (Michaelis)

Dentro do Marketing Digital, o termo “engajamento” corresponde à interação que os seus seguidores têm com seu conteúdo. Ou seja, por curtidas, comentários e compartilhamentos, o seu público vai te dizer quais conteúdos agradam e quais não.

Essa interação é extremamente importante, pois além de entender mais sobre o gosto do seu público, os algoritmos das próprias redes entendem como conteúdo relevante e passam a entregar cada vez mais, aumentando a presença da sua marca nas redes sociais.

Mas e aí? O que fazer para conseguir esse engajamento nas redes sociais?

Planejar é preciso!

O primeiro passo para o sucesso da sua empresa é o planejamento – independente do seu segmento de atuação, é preciso estabelecer metas a curto e longo prazo.

Essa etapa é fundamental não só do ponto de vista gerencial e financeiro, como é um processo que vai te direcionar para o público certo, para não haver nenhuma surpresa desagradável e ainda, proporcionar uma troca saudável com seus clientes.

Na prática, pode-se fazer a seguinte divisão:

  • Planejamento Estratégico: estabelecer as metas relacionadas aos objetivos da empresa; 
  • Planejamento Tático: intermediação entre o estratégico e o operacional. Ex: contratar uma pessoa/empresa especializada para discutir as possibilidades e pôr em prática as ideias da etapa anterior.
  • Planejamento Operacional: “pôr a mão na massa” Ex: publicar 4 posts no Instagram e 1 artigo de blog por semana.

Parte do Planejamento Tático deve ser dedicada à criação da Persona – ter essa construção bem fundamentada irá auxiliar na hora de executar as suas estratégias.

A Persona nada mais é que a representação fictícia do seu cliente ideal. Essa representação é feita com dados reais do seu público-alvo, ou seja, com as informações sobre hábitos de consumo e preferências de serviços.

Um bom exemplo disso pode ser visto a seguir:

  • Persona: Dra. Carmen dos Santos, 47 anos, ginecologista, trabalha em uma grande clínica especializada na saúde da mulher. Possui um perfil no Instagram onde compartilha dicas de cuidados e atualizações sobre a área.
  • Estratégias do seu laboratório: produção de posts, textos de blog e e-books educativos sobre a saúde feminina, sobre quais e como os exames são realizados e ainda, oferecer soluções e ofertas exclusivas para as clínicas parceiras do laboratório.

Para saber mais sobre como montar a sua persona e aprender algumas dicas sobre o gerenciamento das redes sociais, confira nosso e-book!

Como criar conteúdos para a sua persona?

Para manter o seu público engajado é preciso oferecer materiais interessantes e relevantes para eles. Com o levantamento da persona você irá ter uma direção segura a seguir, por isso, alinhe bem as etapas antes de começar a criação.

Os materiais podem assumir diversos formatos e variam conforme a rede social utilizada. Para o Instagram, por exemplo, há postagens com fotos, com vídeos, há os stories e os reels. Já no TikTok, há somente a publicações de vídeos curtos.

Continuando com o exemplo da Persona Dra. Carmen, sabemos que a comunicação deve ser feita através do Instagram. Com a sua formação, área de atuação e uma presença bem forte na rede, não seria interessante, por exemplo, a produção de “dancinhas do TikTok” como ficaram conhecidas.

Por mais que essa tendência funcione para algumas empresas, dentro do nosso exemplo, pode ficar bem fora do escopo.

Para a Dra. Carmen, é preciso que seu laboratório mostre que os conteúdos de ambos podem ser complementares, tendo em mente que o público-alvo é praticamente o mesmo, conteúdos como posts informativos são os mais relevantes. Pense nas dúvidas que a sua persona tem sobre diagnósticos clínicos e forneça respostas para essas dúvidas.

Calendário Editorial

É preciso observar também a periodicidade da publicação, estabelecer um calendário editorial é importante. Dessa forma, a sua equipe terá em mãos as principais informações que deverão ser pesquisadas, atualizadas e realizadas.

Tipos de conteúdos

Esteja atento às datas comemorativas, aniversários e eventos relacionados a sua empresa. Esse tipo de conteúdo podem seguir uma linha mais descontraída e podem ser colocados junto de recursos da própria rede.

Para o Instagram, entendemos como stories interativos, deixe espaço para perguntas e respostas, dúvidas e curiosidades. Exemplo: No dia do aniversário do laboratório, fazer stories com música temática e mostrar os bastidores, como as amostras são armazenadas ou o que significa cada cor dos tubos para coleta de sangue.

Esses posts despertam a curiosidade e o interesse dos seguidores, deixando-os mais próximos da empresa, proporcionando confiança e notabilidade.

Como manter o engajamento nas redes sociais?

Agora que você já sabe como montar um planejamento básico e montar a persona, vamos falar sobre como manter o seu público engajado.

Como mencionamos no começo do texto, não existe uma fórmula mágica de sucesso e, no Marketing Digital, realizar testes é fundamental para compreender a sua presença online.

As nossas recomendações são:

  • Ofereça conteúdos relevantes. Entender quais as “dores”da persona e oferecer conteúdos consistentes e relevantes, que realmente “curam” a dor da persona é fundamental.
  • Nunca compre seguidores! Essa medida é extremamente prejudicial, que pode causar problemas dentro da plataforma e desacreditar a sua empresa.
  • A menos que esse seja o segmento e objetivo principal da empresa, evite publicar sobre opiniões particulares sobre alguns assuntos como crença e política. Como são posições individuais, elas podem lesar o relacionamento com o consumidor final. Recentemente temos visto muitas desistências, reclamações e boicotes às marcas grandes e pequenas devido a esses posicionamentos.
  • Mantenha consistência nas suas postagens – informações como melhores dias e horários são fornecidos pela próprias redes e você pode se basear nelas para desenvolver estratégias mais assertivas.
  • Hashtags – o seu uso é essencial, mas atenção a quantidade e a relevância delas para o seu conteúdo. Pesquise bem antes de publicar, pois algumas hashtags são proibidas ou promovem assuntos proibidos e podem levar ao shadowban. Além disso, não é recomendado usar mais de 5 hashtags por publicação.
  • Mantenha-se fiel à sua identidade visual – o uso de cores, fontes, fotos e alguns elementos gráficos ajudam as pessoas a identificarem as marcas imediatamente.
  • Capriche no texto – Erros de português devem ser evitados.

Essas são só algumas dicas para você aumentar o seu engajamento nas redes sociais. Não tenha medo de testar, perguntar e interagir com seu público!

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