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Remarketing ou Retargeting: entenda o que é como fazer

No texto de hoje, você vai entender o que são as estratégias de remarketing e retargeting e como aplicá-las é essencial para planejar seu investimento em mídia paga com mais eficácia. Continue lendo!
29 de março de 2023

Você sabia que apenas 1,65% das pessoas que navegam em sites no Brasil efetivamente concluem a compra do produto ou do serviço, de acordo com pesquisa da Experian Hitwise. Uma conversão de menos de 2% significa que a empresa deve inovar e otimizar a todo momento, inclusive com as estratégias de remarketing e de retargeting.

O que é remarketing e quais são os principais benefícios

“Fazer marketing de novo” é a tradução livre para a palavra “remarketing”. E, na prática, é isso mesmo. A tática trabalha com a divulgação de anúncios direcionados para pessoas que já tiveram algum tipo de contato com a sua marca. 

Na maior parte dos casos, os anúncios são oferecidos via email ou por plataformas de anúncios pagos como Google Ads, Meta Ads e Linkedin Ads. Ou seja, quando um usuário acessa seu site, se cadastra em um formulário ou começa a seguir suas redes sociais, ele entra para a lista de públicos de remarketing, isso significa que você poderá criar anúncios mais personalizados ou enviar e-mails segmentados.

Como usar remarketing

Descubra 3 maneiras inteligente de usar o remarketing que você já pode começar a usar:

1. Uma maneira clássica de usar essa estratégia é trabalhar com leads obtidos via landing page. Você pode criar páginas de captura em que a pessoa compartilha o email em troca de um material rico, ebook ou ligação de consultoria. O contato será essencial para você nutrir o lead com mais conteúdos da sua empresa. Por exemplo, é possível enviar um email para essa pessoa alguns dias depois com conteúdos complementares para que ela entenda que o seu negócio é uma autoridade na área.  

2. Se você gerencia as redes sociais da sua empresa, provavelmente conhece o público que está ali, não é mesmo? Você tem dados que mostram quantidade de curtidas, compartilhamentos, comentários e mensagens diretas. Com essas informações em mãos, é possível traçar o tipo de perfil que segue a página e pode criar conteúdos exclusivos pensados para essa audiência.

Para deixar o conteúdo ainda mais certeiro, transforme ele em um anúncio que irá aparecer apenas para os seguidores. Com isso, você eleva o nível de personalização e persuasão. 

Imagine um laboratório que está com uma promoção para exames de sexagem fetal. A empresa pode criar um anúncio nas redes sociais direcionado para a página do exame. Ainda é possível criar outro anúncio alertando para o prazo da promoção direcionado apenas para quem interagiu com o anúncio anterior.

3. Outra tática é conversar com clientes, ou seja, com quem já usou os seus serviços antes. Afinal, se a pessoa já foi ao seu laboratório, por exemplo, é mais fácil e mais econômico convencê-la a voltar do que encontrar um novo cliente.

Quanto custa para a sua empresa adquirir um novo cliente? E quanto custaria para a sua empresa vender para uma pessoa que já conhece sua marca? O segundo caso é um investimento menor, pois você não tem que passar pelo topo do funil de vendas. 

Você pode, por exemplo, criar uma sequência de emails para nutrir os clientes antigos com informações relevantes como programa de pontos, novas unidades e promoções.

Para tornar a comunicação ainda mais assertiva, use todos os dados que a sua empresa tiver a respeito do cliente. Claro, desde que sejam informações fornecidas pela pessoa.

Se a pessoa te deu o endereço, envie um email assim que uma nova unidade mais próxima da casa dela abrir. Ou avisar da promoção de um determinado exame. Para finalizar, converse com aqueles clientes que não vão ao laboratório faz muito tempo para recomendar um check up anual.

O que é retargeting e quais são os principais benefícios

Para entender o conceito de retargeting, já tenha em mente que ele é similar à remarketing. Por isso, muitas pessoas confundem. Mas, vamos te explicar para você entender onde está a diferença. 

O retargeting entrega conteúdo para leads que já tiveram algum tipo de contato com a sua marca por meio de site ou outras plataformas de comunicação usando apenas campanhas de tráfego pago. Essa estratégia não usa o envio de emails e publicações orgânicas em redes sociais. 

Isso significa conversar com as pessoas que chegaram ao seu conteúdo, mas não executaram nenhuma ação. Por exemplo, só visitaram a seção do site de exames, mas não agendaram um horário. 

Como usar retargeting

Descubra 3 maneiras eficazes de usar o retargeting que você já pode começar a aplicar:

  1. A nossa primeira recomendação para usar essa estratégia é com o search retargeting (rede de pesquisa do Google), que consiste em usar os dados de navegação do usuário para segmentar hábitos de pesquisa. Então, o produto divulgado seria baseado nas pesquisas que a pessoa fez, seja pela sua empresa ou produtos ou até mesmo pelas concorrentes.  
  1. Uma outra forma de usar a estratégia é mostrar anúncios de um mesmo serviço de laboratório para pessoas que já o viram no seu site. Por exemplo, quando você vê um serviço em um site, mas não agenda na hora. Depois, o anúncio do mesmo serviço aparece na sua timeline do Instagram. 
  1. Uma estratégia relevante é cruzar as mídias de uma mesma plataforma ou de plataformas diferentes. Por exemplo, criar uma campanha no Google Search para um público novo e outra campanha para quem acessou o site apenas no Google Display. 

Bônus: você pode segmentar a sua audiência com base nas pessoas que já estão engajadas com a sua marca. O público semelhante é um recurso do Meta ADS e do Google ADS que permite encontrar novos leads com perfil semelhante ao seu público de remarketing.

Importante ressaltar que para essas estratégias acontecerem é fundamental que o seu site solicite que o usuário que aceite o cookie da sua empresa no navegador. O cookie é a forma de traquear a atividade da pessoa dentro do site (leia mais sobre a LGPD). Além disso, será necessário instalar códigos de rastreio das plataformas dentro do site, por isso, é fundamental que você tenha um responsável pela edição do site.

Esperamos que este artigo possa te ajudar a criar estratégias de remarketing e retargeting que se complementam e que impulsionam as vendas da sua empresa. 


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