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Social Media – 4 dicas de gerenciamento para não errar mais nas postagens

Confira as 4 dicas de gerenciamento que separamos para você não errar mais na hora de fazer uma publicação.
18 de outubro de 2022

O gerenciamento das redes sociais é parte fundamental do planejamento de comunicação de qualquer empresa que deseja manter um relacionamento saudável com seu cliente.

Você sabia que estar presente nas redes sociais é apenas o começo? Atualmente, não é mais um diferencial ter, ao menos, um perfil nessas redes e ainda assim, é fundamental.

O que vai diferenciar a sua marca e a sua presença digital é o gerenciamento da mesma. Para isso, é preciso que essa comunicação seja levada a sério. Não se engane achando que basta postar uma foto bonita com uma legenda motivacional que você irá conquistar seu público.

Essa é apenas uma das várias estratégias que o profissional social media irá analisar, testar e adaptar seguindo as informações levantadas em cada uma dessas redes sociais.

Contudo, existem alguns recursos que você pode utilizar para melhorar o seu posicionamento, confira:

Dicas de Gerenciamento – seus primeiros passos

Antes de começar qualquer perfil profissional é preciso ter em mente que a partir desse momento, tudo o que você publicar irá refletir diretamente no posicionamento da sua maca.

Ou seja, saiba separar a sua vida pessoal da vida profissional. Algumas informações não precisam ser compartilhadas e ainda podem “manchar” negativamente a sua empresa.

Ainda, o conteúdo deve ser produzido conforme o interesse do seu público e não o seu! Esse é uma das maiores dificuldades que as empresas enfrentam – acabam descartando ideias valiosas de postagens por acreditarem que somente os posts vendendo produto que deve ser publicado.

Para evitar esses erros, separamos algumas dicas de gerenciamento para redes sociais que irão te auxiliar a estruturar o seu perfil. Vamos lá?

Planejamento

Esse é o termo que você irá encontrar com mais frequência por aqui. No Marketing Digital, nada se cria e nada se transforma sem um planejamento prévio.

Com base nos seus objetivos, crie um calendário editorial – selecione as datas comemorativas mais relevantes para seu perfil; intercale conteúdos (curiosidades, informações, dicas, seu produto/serviço principal…); altere também entre os formatos disponíveis (fotos e vídeos).

Fique atento em como as pessoas reagem a cada postagem e pergunte suas preferências. Mas lembre-se que o processo de criação leva um tempo, não prometa postagens diárias se você não tiver o tempo hábil de produção.

Metas

Vamos ser sinceros – seria um sonho ter a mesma visualização e resposta que as “blogueiras” não é mesmo? E adivinha, essa visibilidade vem do planejamento e nada acontece de uma hora para outra.

Por isso, estabeleça metas reais, metas que correspondem ao seu tamanho, seus produtos e objetivos. Evite a frustração e prejuízo de metas erradas, de pouquinho em pouquinho você consegue conquistar, fidelizar e entregar muito mais.

Softwares

Nem só de perrengue vive o produtor de conteúdo. Atualmente é possível encontrar plataformas que ajudam (e muito) na hora de organizar as postagens.

Os softwares de automação são excelentes ferramentas para otimizar o seu tempo. Como a maioria deles possuem planos gratuitos e premium (pagos), você pode adquiri-los conforme a sua necessidade.

Os planos pagos geralmente possuem mais opções e versatilidade de trabalho, como o compartilhamento com mais mídias, número ilimitado de postagens,  suportam o carregamento de vídeos e mais. São ótimos também para um visualização prática do seu calendário editorial.

Exemplos: mLabs, Ethios, Meta Studio e Canva.

Horários

Por mais que esses softwares que mencionamos otimizam o seu tempo, você não deve esquecer de que são pessoas do outro lado. Ler e responder os comentários e mensagens privadas são extremamente importantes.

Curtir, comentar em outros posts, compartilhar conteúdos relacionados ao seu também funcionam positivamente para seus seguidores e para o algoritmo, que irá te entender como perfil ativo.

É preciso atenção ao lidar com o famoso algoritmo, mas isso já é assunto para outro texto!

O que queremos dizer é que, mesmo que pareça um monstro de 7 cabeças que está atualizando diariamente, quando utilizadas corretamente, as redes sociais podem se tornar seu grande aliado nos negócios.

**DICAS BÔNUS**

Referência!

É outra palavra que amamos. E entenda, é referência e não cópia! Essa já é uma palavra que não gostamos.

Brincadeiras à parte, é importante que você pesquise seus concorrentes diretos e indiretos, veja como eles estão compartilhando e interagindo com o público. Observe o formato das imagens e dos vídeos.

Esse exercício faz com que você enxergue mais possibilidades e ainda, aprenda sobre o que não fazer com o seu perfil. Caso ache um conteúdo interessante, adapte-o para a sua empresa – reescreva o texto, procure outra imagem… deixe-o com a “sua cara”.

Tendências

Cuidado com elas. Algumas dancinhas e áudios podem ser divertidas, mas será que elas conversam com seu público? Esse tipo de conteúdo pesa mais para o lado descontraído e sem compromisso, uma forma rápida de entretenimento que se esgota muito rápido.

Imagina a sua empresa sendo um hospital e de repente a sua equipe aparece com EPI completo, em uma sala de cirurgia, dançando… Se coloque agora como um cliente/paciente, esse é realmente o tipo de conteúdo que você quer ver dos profissionais que estão lidando com a sua saúde? E ainda, imagine que você está com um parente internado nesse hospital…

Somos a favor da descontração, mas tudo tem hora. Não se deixe levar pelo momento, invista naquilo que realmente irá proporcionar um retorno positivo para sua marca.

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