fbpx

6 ferramentas para potencializar suas campanhas de marketing digital

Palavra-chave, benchmarking, CRM, automatização são apenas alguns dos termos que você pode encontrar ao pesquisar sobre marketing digital. Isso acontece porque montar uma estratégia envolve muitos fatores: tráfego orgânico e pago, conteúdo para diversos canais de comunicação, processo de venda, página de vendas, e-mail marketing e muito mais.
21 de dezembro de 2022

E se você quiser aplicar esses conceitos, vai descobrir listas infinitas de ferramentas que podem ajudar nessa tarefa. Para não ficar na dúvida sobre qual é a ferramenta ideal para usar no seu dia a dia, fizemos uma seleção para você acelerar a efetividade da sua campanha de marketing digital e crescer a sua empresa. Vamos conferir?

1. Crie imagens profissionais e valorize a marca do seu negócio

Para começar um plano de marketing digital eficaz é essencial que você defina uma persona e uma identidade gráfica para sua marca.

De forma resumida, a persona é a representação fictícia do seu público-alvo. Ela pode conter diversos tipos de informações, como por exemplo:

  • Psicológicas: definir qual é a dor que o cliente ideal tem que a sua empresa pode solucionar. 
  • Sociais: renda familiar média e escolaridade.
  • Demográficas: região, cidade e estado em que a pessoa mora. 

Já a identidade é o guia de estilo que vai definir como a sua empresa se apresenta para o mercado. E isso não precisa ser uma dor de cabeça se você ainda não tem uma equipe especializada em design e marketing. A paleta de cores, por exemplo, pode ser um desdobramento do logo. 

Com essas informações em mãos, você já pode começar a inserir imagens que representem a sua marca nos seus canais de comunicação, como redes sociais, site e blog. 

Então, nada mais justo do que começar uma lista de ferramentas essenciais com o Canva, um recurso que possibilita a criação de imagens gratuitamente. 

Para não perder tempo ou depender de fornecedores externos na criação de imagens, sugerimos o Canva, uma plataforma gratuita de design gráfico. Com ela, você pode criar imagens para qualquer canal de comunicação a partir de modelos prontos, também chamados de templates. E nem precisa ser designer para isso!

2. Lista de palavras-chave para criar anúncios que convertem

Um dos pilares do marketing digital são as campanhas de tráfego pago e o conteúdo para tráfego orgânico. Para dar o primeiro passo na construção desse pilar, é preciso escolher uma lista de palavras-chave. 

O objetivo da palavra-chave ou keyword é ser um termo, ou conjunto deles, que descreve um conteúdo.  Na prática, ao definir uma palavra-chave, você está orientando os sites de mecanismo de busca, como Google e Bing, que o seu material se trata desse tema. 

É só pensar no seu dia a dia: Você já digitou uma palavra ou termo no Google para aprender mais sobre ele e se deparou com uma lista de sites e blogs que falavam sobre o que você procurou? 

Quanto mais específico o seu termo for, mais cirúrgica será sua resposta. Por exemplo, “marketing” é um termo bem abrangente. Porém, “marketing digital para exames laborais” já é mais direto. Faça um teste agora mesmo para conferir! 

Uma lista certeira de palavras-chave é o ponto de partida para um bom plano de SEO (otimização para motores de busca), que aumenta suas chances de aparecer na primeira página dos sites de busca. 

A ferramenta que indicamos para analisar e determinar as melhores palavras-chave é o Google Keyword Planner, um recurso gratuito da plataforma Google Ads. 

Use uma conta Google para entrar na ferramenta e clique na opção “Descobrir novas palavras-chave”. Digite um ou mais termos e depois clique em “Ver resultados” e pronto!

Tenha em mente que o tempo que você dedica a essa parte do planejamento é precioso, pois a lista de palavras-chave será o seu guia para a criação de conteúdo de site, blog, redes sociais e anúncios para tráfego pago. 

Especificamente no caso de mídia paga, a ferramenta ajuda no planejamento financeiro, pois informa a média de valor de cada palavra-chave. 

3. Faça benchmarking constante 

Responda rápido: você sabe quais são as campanhas de marketing que seus concorrentes estão fazendo? Se você não sabe o que seus competidores estão fazendo, ou pior, se você nem sabe quem são eles, continue lendo esse texto. 

Ter conhecimento de quem são seus concorrentes diretos e indiretos  e o que eles estão fazendo nos canais de comunicação também faz parte da sua estratégia de marketing digital. Longe de ser espionagem, a análise dos concorrentes amplia sua visão sobre o que o mercado está fazendo e como você ganhar relevância, é o chamado benchmarking

Imagine que na sua pesquisa sobre o que os seus principais concorrentes estão postando nas redes sociais, você descobre que nenhum deles está abordando um determinado assunto que você acha essencial. Esse é o seu momento de sair na frente e abordar o tema! 

Para colocar a sua pesquisa em prática, recomendamos usar a ferramenta Zeeng. Com ela, é só digitar o nome da sua empresa e o nome da concorrente. Pronto! Você receberá por email um relatório.

Mas não adianta solicitar um relatório e não fazer nada com ele. Pense sempre nessas perguntas ao ler o documento:

  • Quais são os pontos fracos do meu concorrente? Qual tipo de conteúdo posso fazer para preencher as lacunas deixadas pelos meu competidores?
  • Quais são os pontos fortes do meu concorrente? Qual tipo de conteúdo posso fazer para me destacar mais que o meu concorrente nesses temas?

Depois de pensar sobre as respostas, comece a elaborar um plano de ação. E não se esqueça: essa ação deve ser feita periodicamente, então vale anotar na agenda. 

4. Dê adeus a processos mecânicos

Pare e analise todas as ações que você ou o seu time executa para a sua empresa. Existe alguma que leva muito tempo para ser finalizada? Ela poderia ser feita automaticamente por um software preparado para isso? Se você disse sim para as duas perguntas que acabamos de fazer, continue lendo esse texto. 

A ferramenta de automação de marketing da RD Station, é ideal para criar campanhas, gerar oportunidades e aumentar suas chances de gerar resultados. Com ela, você consegue:

  • Criar e personalizar funis de venda
  • Vender pelo WhatsApp
  • Disparar email marketing em massa
  • Criar landing pages já integradas ao email marketing
  • E mais

Vamos pensar em uma estratégia comum e relevante de marketing digital: obter potenciais clientes via landing page, também chamada de página de captação. Seu objetivo é captar o email da pessoa e, em troca, entregar um ebook via email. 

Para colocar isso em prática, olha o passo a passo que você pode seguir: 

  1. Criar um texto cirúrgico usando a lista de palavras-chave e os insights dos concorrentes que encontrar no benchmarking.
  2. Criar imagens de destaque sem contratar um designer. 
  3. Inserir o texto e as imagens no recurso de criação de landing page da RD Station. 
  4. Fazer a integração da página com o recurso de email marketing da RD Station. 

Depois de fazer esse processo somente uma vez, é possível captar leads e entregar o bônus prometido sem precisar enviar e-mail de um em um. Todo esse passo a passo será feito de forma automática, enquanto você resolve outras tarefas. 

5. Dê mais agilidade aos processos comerciais 

Já que acabamos de conversar sobre automatização, vou me alongar no tema, pois ele é essencial para o inbound marketing. Afinal, quem quer perder tempo com processos que poderiam acontecer espontaneamente, não é mesmo? Então, vamos mostrar como é possível automatizar quase tudo. 

Conversar com o seu potencial cliente (ou lead) pelo WhatsApp é um ponto positivo do seu processo de venda. Porém, se esse processo é manual e demora muitas horas, acaba se tornando um ponto negativo. 

De nada adianta ter uma ótima estratégia se ela consome tempo excessivo da sua jornada de trabalho. Você poderia usar esse tempo para evoluir táticas, fechar parcerias, pesquisar competidores ou planejar inovações. 

Então, a regra é clara: todo trabalho mecânico no marketing digital, pode ser automatizado. 

A RD Station CRM é uma ferramenta focada em dar mais agilidade ao seu cotidiano. O recurso registra automaticamente todas as interações que você faz com um lead. Basicamente, você poderá organizar a gestão de relacionamento com o cliente (CRM). 

No plano gratuito, dá para criar funis de venda, cadastrar usuários, automatizar processos repetitivos, registrar interações no WhatsApp, integrar com outros serviços como Google Agenda, acompanhar relatórios de resultados e mais. 

Faça um teste na próxima vez que for interagir com um possível comprador: registre quantas horas você demora desde o primeiro até o último contato. Depois, experimente a ferramenta e repita o teste. 

Até agora, já falamos sobre:

  • Criação de imagens profissionais.
  • Palavra-chave para aparecer na primeira página dos mecanismos de busca.
  • Análise de concorrentes.
  • Automação de processos de marketing.
  • Processos comerciais inteligentes.

Para finalizar, vamos abordar um tema que, se ainda não faz parte do seu dia a dia, deve começar agora mesmo: a análise de dados

6. Inteligência do começo ao fim 

Imagine uma campanha de mídia paga que é um sucesso nos dois primeiros dias, porém começa a perder força no terceiro dia e no quinto dia o clique já está custando tão caro que não compensa mais continuar dessa forma. 

Não importa se a sua lista de palavras-chave é perfeita. Ao não acompanhar e otimizar diariamente os resultados do seu investimento constantemente, o retorno não chega. Ninguém merece gastar dinheiro à toa!

Conferir os resultados de todas as ações da sua estratégia de marketing digital nem sempre é fácil, mas é recompensador em termos financeiros. Além, é claro, de trazer mais inteligência para a sua empresa.  

Para essa tarefa, recomendamos o Google Data Studio, também chamado de Looker Studio. Essa ferramenta gratuita compila dados de diferentes canais em um formato mais visual, como um painel ou dashboard, para facilitar a sua análise. 

Por exemplo, você poderá agrupar os dados do tráfego pago e de vendas em um único dashboard para entender a relação das duas vertentes da sua estratégia e encontrar pontos que necessitam de otimização ou alteração. 

Chegamos ao fim dessa super lista que trouxe 6 ações, já com as ferramentas, que podem potencializar sua campanha de marketing digital. 

Agora, é hora de colocar as dicas em prática!

Conheça outros conteúdos

Pular para o conteúdo