5 maneiras de gerar tráfego qualificado para o seu site

O site é a principal forma de apresentação de uma empresa. Por isso, pensar em estratégias para gerar tráfego qualificado para ele é uma das etapas fundamentais do planejamento de marketing.
10 de abril de 2024

Mesmo com o crescente uso de redes sociais para uma interação mais próxima com os clientes, e até para efetivar novos negócios, ainda é no site que os consumidores buscam indícios de confiabilidade, relevância da marca e principalmente, mais informações sobre os produtos/serviços.

Por isso, é imprescindível investir em um site profissional, bem estruturado e que permita que seus clientes não apenas o localizem na internet, mas reconheçam os valores e propósitos de sua marca e mantenham seu interesse por ela. 

Neste artigo, listamos cinco dicas para gerar tráfego para o site e alcançar leads qualificados.

1. Links patrocinados no Google search

Investir em links patrocinados no Google Search é uma das formas mais rápidas de gerar tráfego qualificado para o seu site. 

Com a escolha estratégica das palavras-chave, seu site estará entre os primeiros resultados da pesquisa nas buscas do Google, o que o colocará na linha direta de visão da persona que já está interessada em adquirir o serviço ou produto que você está anunciando. 

Estar no topo do resultado das pesquisas é imprescindível para que seu site seja encontrado por clientes potenciais. Um estudo publicado pela Sistrix analisou mais de 80 milhões de palavras-chaves do buscador do Google e demonstrou que 28,5% dos usuários clicaram no primeiro link orgânico do resultado. O segundo e terceiro colocados conseguiram uma taxa de 15% e 11% de cliques, respectivamente. Na décima posição, o índice de cliques caiu para 2,5%.

Resultados semelhantes foram encontrados na pesquisa publicada pela Backlinko, com análise de 4 milhões de pesquisas feitas no Google, em 2023. Ser o primeiro resultado na busca gera uma CTR média de 27,6% , com probabilidade 10 vezes maior de acesso que o resultado da décima posição.

2. Influenciadores digitais

Estabelecer parceria com influenciadores digitais é outra estratégia que contribui para aumentar o tráfego para o seu site. Isso porque, os influenciadores já dispõem de credibilidade e confiança junto ao público com o qual interagem. 

Dessa forma, quando promovem uma marca ou produto, transferem parte dessa credibilidade para o seu negócio. E, como são reconhecidos como confiáveis, despertam o interesse em seus seguidores de conhecerem o seu site, aumentando o tráfego.

Entretanto, escolher os influenciadores digitais é uma tarefa estratégica, pois sua marca estará vinculada à imagem dessa pessoa. 

Então, antes de ser atraído apenas pelos milhões de seguidores que o influenciador tem, é necessário analisar se o conteúdo divulgado por ele está alinhado com os valores de sua marca e de como você quer que ela seja reconhecida.

Outro ponto importante, é analisar se o perfil de seus seguidores do influenciador faz parte das personas elencadas para o seu negócio, sendo, portanto, leads qualificados.

3. Participação em feiras com QR code enviando para o site

Quem disse que as ações offline não podem ser aliadas para aumentar o tráfego do site e atrair leads qualificados? As estratégias on e offline não apenas podem como devem interagir entre si, para ofertar a seu cliente a possibilidade de uma experiência mais ampla e duradoura com sua marca. 

Estar presente em feiras e eventos específicos do seu nicho de mercado é essencial para marcar a relevância do seu negócio, conhecer os concorrentes e captar novos prospects. Utilizar QR codes que direcionam para o site nos materiais impressos de divulgação é uma excelente maneira de conseguir tráfego qualificado.

O QR code é atualmente um recurso bem difundido e reconhecido pela população, se tornando cada vez mais estratégico para divulgação e efetivação de compras. 

De acordo com a pesquisa QR Code 2022 – CMI – IM Globo, 37% dos entrevistados que acessaram um QR code o fizeram para ter mais informações sobre um produto ou serviço. E 44% para iniciar um compra, sendo que 9 de cada 10 efetivaram a transação. 

Esses dados demonstram que, além de gerar tráfego para o site, o uso do QR code pode ser também uma ferramenta de conversão de vendas.

4. Anúncios impressos em revistas/jornais que sejam relevantes para o público-alvo

Assim como nos materiais de divulgação em feiras, em anúncios de revista ou jornal segmentado para o seu público, que traga um QR code do seu site pode gerar bons resultados, isso porque o usuário já foi impactado com a publicidade para potencializar a curiosidade e o desejo do cliente em saber mais sobre aquele serviço/produto. 

Facilitar esse acesso, permite manter o interesse do lead por mais tempo, gerando tráfego para o site e consequentemente mais vendas.

5. Promoção de lives

As lives se popularizaram muito durante a pandemia de covid-19 e hoje é um recurso que, assim como as feiras e eventos, permitem conversar diretamente com pessoas que estão muito interessadas em seu negócio. 

Interagir com seu público por meio de lives é uma forma de oferecer uma experiência mais orgânica com sua marca, gerar engajamento e melhorar a visibilidade do seu negócio, criando uma memória positiva dessa interação.

Durante a live é importante utilizar frases de gatilho e call to action para lembrar o público de acessar a página e interagir com outros conteúdos do site. Entretanto, isso deve acontecer de forma natural durante a ação, entregando ao público uma experiência personalizada.

No Brasil, as lives têm crescido e demonstrado grande potencial, especialmente pelo alto uso que os brasileiros fazem das redes sociais, com grande disposição para interagir e fazer negócios nessas plataformas.

Além da capacidade de engajamento e fortalecimento da marca, as lives têm grande potencial para gerar tráfego para o site e vão se tornando um importante canal de vendas diretas ao consumidor.

Dica bônus

Conheça bem seus clientes! Assim, você saberá exatamente o que ele busca, onde busca e por que busca o seu produto. 

Apesar de parecer uma dica óbvia, muitas marcas ainda pecam em acompanhar os hábitos de consumo, preferências e desejos de seus clientes. Fazem apenas uma pesquisa inicial de personas e nunca mais perguntam a esses clientes o que mais esperam da marca. 

É importante se manter atento a como seus clientes interagem com seu negócio, produtos e serviços. Se mudaram seus desejos ou formas de interação. Quais canais utilizam para acessá-lo, como chegam e por quanto tempo permanecem em seu site. 

Com essas informações, você poderá planejar as melhores estratégias, não apenas para gerar mais tráfego para o seu site, como também para alcançar leads qualificados e ampliar suas vendas.

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