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Gestão de Marca – 4 dicas para você valorizar a sua empresa

A valorização de uma empresa começa com uma boa gestão de marca. Conheça os 4 principais passos para impulsionar os seus negócios.
19 de outubro de 2023

Também conhecido como branding, a gestão de marca é parte fundamental de qualquer empreendimento. 

E, para elaborar e organizar as etapas para transformar a sua empresa em um negócio atrativo para o público, é preciso um planejamento adequado.

Escolher os elementos para sua identidade visual, saber exatamente qual é o seu público e como se comunicar com ele, definir o seu posicionamento e ações diante do mercado e estabelecer um relacionamento duradouro são só alguns dos passos para impulsionar a sua marca.

E para que essas estratégias funcionem conforme o planejado, separamos algumas dicas para você analisar e colocar em prática agora mesmo.

Confira a seguir.

 

Gestão de Marca – como começar a sua?

Você sabia que quando uma marca consegue estabelecer um relacionamento verdadeiro com o cliente, a percepção de valor muda?

Isso mesmo, pesquisas mostram que quando as empresas oferecem soluções rápidas, boas experiências e ainda conseguem se aproximar do cliente, este estará disposto a pagar mais por serviços e produtos, já que enxerga um valor real nesse relacionamento.

Leia também: Customer Centric – a importância da satisfação dos clientes

Portanto, o trabalho de gestão de marca precisa ser estruturado conforme a identidade e os objetivos de cada empresa para assim que o cliente entrar em contato, ele reconhecer os seus propósitos, seus valores e objetivos.

Confira a seguir os primeiros passos para você gerenciar e melhorar a percepção da sua marca. 

1- Identidade Visual

Quando falamos sobre a identidade visual de uma marca estamos nos referindo aos elementos que irão identificá-la assim que os consumidores a virem. Esses elementos consistem, entre outros, em ícones, símbolos, cores e imagens.

Para além do logotipo, é preciso pensar nesses elementos com cuidado, mesmo sabendo que eles não são definitivos e que podem sofrer alterações ao longo dos anos, criar uma base consistente é fundamental.

Pense que o importante é integrar esses elementos de maneira a ajudar a criar uma identidade visual coerente com os seus propósitos e que irão estabelecer uma comunicação clara com o público.

  • Cores – mais do que um “enfeite”, as cores são importantes para comunicar o seu valor, ou seja, se você trabalha nos setores da educação ou da saúde, por exemplo, escolher cores mais sóbrias passam um conceito mais sério, enquanto cores mais vivas passam uma imagem mais descontraída.
  • Ícones, símbolos e ilustrações – seja com figuras geométricas, símbolos já conhecidos ou ilustrações exclusivas, o importante é que seja de fácil reconhecimento e interpretação. Evite sobrecarregar o seu logotipo.
  • Tipografia – todo mundo reconhece a fonte usada pela Coca-Cola e pela Disney, mesmo quando essas não são usadas pela marca. Geralmente, as empresas escolhem trabalhar com fontes primárias e secundárias – onde as primárias são escolhidas para os logotipos, e as secundárias ficam para textos institucionais, site, redes sociais e outros.
  • Slogan – uma boa opção é desenvolver uma frase que resume o seu propósito e, em muitos momentos, podem ser usados como assinaturas ou como campanhas individuais. “Amo muito tudo isso”; “Todo mundo usa”; “É impossível comer um só”, apostamos que você conseguiu identificar as marcas que as usam.

 

2- Tom e Voz

Parte fundamental de uma boa comunicação é o tom e a voz que você usa e isso também vale para a parte não verbal.

Para a gestão de marca pense sempre na sua persona – se seguirmos o exemplo anterior da saúde, certifique-se de usar uma linguagem clara e assertiva em suas comunicações para evitar confusão entre o seu público; enquanto em e-mails corporativos a linguagem deve ser mais formal e elegante.

Leia também: Melhore a sua comunicação com os arquétipos de marca

 

3- Objetivo

Por que você começou o seu negócio? Qual é o seu objetivo?

Muitas empresas começam com a intenção de transformar um hobby em um negócio ou, em satisfazer alguma falta percebida em outras empresas. De qualquer forma, esse propósito irá te ajudar a estabelecer comunicações mais reais.

Sob a perspectiva da gestão de marca, quando você incorpora o seu propósito nas suas ações, a sua marca é percebida de um jeito mais humano e, essa percepção irá facilitar ainda mais na maneira como você se relaciona com os clientes.

Pensa no conceito do Golden Circle – uma metodologia desenvolvida pelo Simon Sinek, que ajuda empresas a encontrarem o seu propósito e a gerar impacto.

 

  1. Na camada central do círculo temos a pergunta “Por quê?” – por que a sua empresa foi criada? Qual o seu propósito?
  2. Na camada intermediária tem-se o “Como?” – Como você irá realizar esse objetivo?
  3. Por fim, na camada externa “O quê?” – o que você consegue criar a partir dos seus princípios?

 

Bons exemplos de marcas que trabalham com seus objetivos reais são a Apple, Harley Davidson e Natura. 

Leia também: Consumidor 5.0 – conheça os hábitos de consumo desse novo tipo de cliente

 

4- Posicionamento

Para Kotler, o “Posicionamento é a ação de projetar a oferta e a imagem da empresa para que ela ocupe um lugar diferenciado na mente do público-alvo”, e há várias maneiras de conquistar esse posicionamento.

Para descobrir o seu é preciso alinhar o objetivo e a sua identidade, que mencionamos anteriormente, o seu público e o mercado de atuação.

  • Estude o mercado e identifique sua concorrência;
  • Determine quais valores, imagens e comportamentos devem ser associados ao seu nome para diferenciarem a sua empresa dos demais;
  • Comunique seus diferenciais por meio de mensagens únicas, que atinjam em cheio a percepção do consumidor.

Como você deve ter percebido, o marketing de uma maneira geral consiste em um conjunto de estratégias que precisam se comunicar entre si – nenhum passo deve ser pensado sozinho.

Com a gestão de marca não é diferente. Mesmo sendo uma área que requer constante manutenção e adequação, é preciso que as estratégias sejam pensadas para os seguintes objetivos:

  • Fidelização de clientes;
  • Controle de imagem;
  • Competitividade e,
  • Conexão com o público.


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