fbpx

Marketing para laboratório – 4 dicas para melhorar seu posicionamento no mercado

Diante dos possíveis desdobramentos da RDC 786/23, os laboratórios precisarão desenvolver estratégias que aumentem a percepção de valor de suas marcas. Conheça o marketing para laboratório.
27 de setembro de 2023

A recente aprovação da RDC 786/23, que autoriza exames de análise clínica fora dos laboratórios, trouxe à tona diversas discussões, uma delas sendo a utilização do marketing para laboratório.

Enquanto a resolução só diz respeito a realização de testes de triagem, a falta de conhecimento da população sobre a diferença entre testes e diagnósticos pode levar à interpretação pessoal e à automedicação, por exemplo.

Além disso, abriu-se uma nova concorrência para os laboratórios – as redes de farmácias e drogarias, que são empresas que fazem investimentos constantes em ações de marketing e propaganda, podem ofuscar facilmente as unidades laboratoriais que não o fazem.

Como esse assunto diz respeito a diversas frentes, nós levamos o tema para a Expo Hospital Brasil.

No último dia 26/09, o Jander Linhares, sócio da Triplo Comunicação, apresentou a palestra “Como o marketing digital pode ajudar os laboratórios a enfrentarem a concorrência” e trouxemos para o blog as 4 dicas de marketing para laboratório que a sua unidade pode trabalhar agora mesmo!

Por que investir no marketing para laboratório?

O marketing digital tem sido a solução para empresas de todos os tamanhos e lugares quando falamos sobre se destacar no mercado.

Graças a sua extensa área de atuação, é possível escolher estratégias específicas para cada caso e, então, trabalhar cada uma delas para atingir os melhores resultados.

Para a área da saúde não é diferente. Assim como cada especialidade requer planejamento de produção, o marketing para laboratório também pode (e deve) ser usado para traçar, executar e atingir metas a curto, médio e longo prazo.

Além disso, essas estratégias abrangem aspectos gerenciais, organizacionais, produtivos e financeiros, todos, características essenciais de uma empresa de sucesso.

E, em razão da RDC 786/23, é presumível que, pelo menos, os grandes nomes da indústria farmacêutica irão aproveitar o espaço para investir e ampliar o menu de testes rápidos, visto o sucesso desses para a covid-19.

Tudo o que você precisa saber sobre a resolução RDC 786/23

E ambos sabemos que essas empresas não economizam nas suas estratégias de vendas. Por isso, mais do que nunca o marketing para laboratório é a sua melhor opção.

Confira.

Marketing para laboratório

1- Estar no lugar e na hora certa

A boa comunicação é a base para qualquer bom negócio, de que adianta investir tempo e dinheiro quando se está falando com a pessoa errada?

No marketing para laboratório é essencial que você saiba sobre a sua persona e qual a plataforma ela usa para se comunicar. Esse tipo de segmentação representa um enorme diferencial, uma vez que é praticamente impossível fazer essa separação in loco.

Portanto, um bom ponto para você começar a trabalhar é conhecer o seu público – ter acesso às informações como faixa etária, identificação de gênero, profissão e escolaridade, redes sociais que usam te ajudarão a entender melhor sobre o tipo de conteúdo que precisará produzir.

Saiba como criar a persona perfeita para o seu laboratório

Benefícios em montar uma persona:

  • Definir os melhores canais de comunicação com seu público;
  • Definir as melhores estratégias e conteúdos;
  • Otimizar a experiência dos clientes:
  • Entender sobre o valor do seu produto e/ou serviço;
  • Aprofundar e melhorar o seu relacionamento com o seu público.

2- Garantir o seu espaço no mercado

Assim que você encontrar a melhor plataforma para a sua comunicação e começar a nutrir o seu público com conteúdos relevantes, você irá perceber que o diálogo fica mais fluido.

Isso, juntamente da qualidade das suas postagens, fará com que mais pessoas encontrem e interajam com a sua marca.

Saiba como as redes sociais melhoram a experiência do cliente com as marcas

Aqui, ressaltamos que esses conteúdos são de extrema importância, principalmente se tratando da área da saúde. Como a busca por serviços e tratamentos mais humanizados se tornou o novo normal, mostrar o seu comprometimento com a saúde da população é fundamental.

Trabalhe com textos e postagens institucionais que possam ilustrar isso, obedecendo sempre o Manual de Publicidade Médica –  um conjunto de regras que indica a maneira como as propagandas médicas devem ser feitas.

3- Vantagem sobre a concorrência

A mudança no comportamento dos consumidores e a maneira como eles estão percebendo o mercado da saúde fez com que diversas empresas mudassem as suas abordagens nesses últimos anos.

Vemos diversas marcas encerrando seus trabalhos, a junção de grandes nomes e outras tantas que passaram pelo processo de rebranding (reposicionamento de marca).

Esse tipo de adaptação só é possível com o marketing para laboratório.

E por isso que os dois passos anteriores são importantes – agora que você conhece o seu público e sabe onde e como se comunicar com ele, pense em como você irá comunicar os seus serviços.

Em um mundo assombrado por fake news, seja aquele que fale a verdade. Certifique-se que os seus clientes estejam por dentro das novidades do mercado, mostre que a sua equipe está envolvida, compartilhe e participe de campanhas de conscientização, promova o conhecimento.

Todo esse comprometimento fará a diferença para sua marca.

4- Analisar todos resultados com precisão

Uma das grandes vantagens em trabalhar com plataformas digitais é poder mensurar o seu desempenho, praticamente em tempo real.

Se não todas, a maioria delas oferecem relatórios semanais, mensais e anuais sobre o seu desempenho – desde informações básicas como qual a faixa etária do seu público, até dados mais completos sobre quantas pessoas abriram o e-mail e quantas clicaram no link compartilhado.

Entenda a importância da presença online para sua empresa

Esse tipo de conhecimento você não terá usando, por exemplo, flyers – você sabe quantas cópias foram impressas e talvez até tenha uma ideia de quantos foram distribuídos, mas saber quantas pessoas leram, se interessaram e, chegaram até a sua unidade é impossível.

Além disso, com esses dados em mãos você consegue direcionar melhor campanhas futuras, saber que tipo de conteúdo desperta mais curiosidade e qual não é bem recebido.

*Bônus* 

A melhor parte de começar no marketing para laboratório é o investimento, tanto financeiro quanto intelectual.

Como mencionado, você terá acesso a informações únicas sobre o comportamento do seu público e terá a oportunidade de oferecer exatamente aquilo que ele procura. Assim, você consegue focar naquilo que é essencial para o seu negócio e não perde mais tempo com o supérfluo.

Ainda, existem diversas plataformas de marketing digital que oferecem serviços, como os softwares de CRM, a preços bem acessíveis, disponibilizando relatórios e dados importantes para sua análise.

Mesmo que com o tempo o seu laboratório precise de novos insights e soluções, você pode contar com a Tripplo para te ajudar a desenvolver as melhores estratégias de marketing para laboratório.

Confira nossos cases de sucesso na área de saúde e saiba como você também pode ser um

Conheça outros conteúdos

Pular para o conteúdo