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O que não pode faltar na hora de criar o site da sua empresa

Criar um site é um passo fundamental para a divulgação da sua empresa e o fortalecimento digital da sua marca. Para que você já comece com o pé direito, selecionamos 6 itens que fazem parte de sites que deram certo na internet. Por isso, são pontos que não podem faltar no seu! Vamos lá?
25 de janeiro de 2023

1. Seja fiel à sua identidade visual ao criar um site

O visual do seu site é muito mais do que cores e imagens, e a identidade visual da sua empresa precisa estar muito bem representada. Com isso, futuros compradores (leads), clientes atuais e concorrentes reconhecerão o seu negócio. 

Se a sua empresa não tem uma identidade visual definida, é necessário que esse passo seja dado antes da criação do site. E é muito importante contratar um profissional de design ou branding para trabalhar nessa tarefa. Garantimos que o investimento já tem efeitos a curto prazo! 

 

2. O layout deve funcionar bem para qualquer dispositivo

Provavelmente, você já navegou por um site bom pelo computador (desktop), mas que é difícil de conferir pelo celular (mobile). Isso acontece, pois ele não tem layout responsivo, que é basicamente uma estrutura de design que funciona para diversos tipos de dispositivos. 

Pode parecer simples, mas isso faz diferença no dia a dia. Afinal, ninguém merece ter dificuldade para executar ações pelo celular. Imagine que pessoas interessadas no seu serviço podem desistir de comprar por conta de um layout mal pensado para uma experiência mobile. 

 

3. Criar um site também é pensar em textos que convencem

Cada página do seu site deve ter conteúdo claro e objetivo. Para isso, o seu texto tem que ser persuasivo, ou seja, convencer as pessoas para executar alguma ação. Por exemplo, se o foco da página principal do site já é mostrar os diferentes pacotes de serviço que sua empresa oferece, é essencial que ela contenha os benefícios e condições de pagamento de cada uma das opções.  

Na hora de escrever um texto de venda, os benefícios são tão importantes quanto a precificação, pois eles serão o fator de convencimento do seu lead a adquirir ou não. De que adianta para uma pessoa ver um valor interessante, mas não saber exatamente como o serviço ou produto vai ajudar na vida dela, não é mesmo?

Por isso, detalhe bem o que o seu serviço ou produto oferece, usando argumentos que podem efetivamente fazer a diferença para a pessoa que está navegando. Além disso, busque pelos pontos que deixam o seu serviço um destaque no nicho em que atua.

Caso tenha dificuldades para construir um texto convincente, faça uma pesquisa no conteúdo dos seus principais concorrentes. Não é para copiar, mas para entender como eles estão se comunicando com o público que você deseja conquistar. 

 

4. Use técnicas de SEO para ficar no topo das buscas

Entrar organicamente no topo das páginas dos sites de busca, como Google e Bing, é um dos focos que a maioria dos sites deve ter. Isso aumenta as chances da sua empresa ser notada por um usuário, além de consolidar seu serviço como referência no setor em que trabalha. 

Para ranquear bem nos resultados das buscas, é obrigatório criar e aplicar uma estratégia de otimização para motores de busca (SEO). Fizemos uma lista com alguns dos itens que o seu planejamento de SEO deve ter para dar relevância à sua marca e aumentar o tráfego no seu site:

  • SEO on-page: técnica para aumentar o ranqueamento de páginas específicas do seu site. Um dos itens para fazer um bom trabalho de SEO on-page é criar uma lista de palavras-chave (ou keywords), que são termos que descrevem um conteúdo. 

Para encontrar os termos mais relevantes para o seu negócio, use o Google Keyword Planner (planejador de palavras-chave), uma ferramenta gratuita da plataforma Google Ads. 

Também indicamos o Trends, outro recurso gratuito do Google em que você pode conferir quais são os termos mais populares do momento na internet. Inclusive, dá para pesquisar volume de buscas em períodos, idiomas e regiões específicas. 

Nesse processo de definição de palavras-chave, saiba que é importante escolher uma palavra-chave diferente para cada página. Além disso, a palavra escolhida precisa estar no título da página, ao menos 2 vezes nos subtítulos e 4 vezes ao longo do texto.

  • SEO off-page: essa é uma prática que vai acontecer fora do seu site, mas que vai ajudar a melhorar a visibilidade dele nos motores de busca. Para colocar essa técnica em ação, é importante ter uma boa presença nas redes sociais em que o seu público-alvo está. Somada a essa estratégia, considere fazer parceria com outros sites confiáveis para que eles coloquem o seu link nos conteúdos deles. Cada link que conseguir, pode ajudar a aumentar a confiança do algoritmo do Google no seu site. A tática também vale para os canais de comunicação que os influenciadores de boa reputação usam. 
  • Avaliação constante: depois de colocar o seu site no ar, acompanhe o desempenho dele por meio do Google Analytics. Confira o número de visitas, taxa de rejeição e taxa de cliques em cada uma das páginas. Naquelas seções que mostraram pior desempenho, faça uma revisão e otimização do conteúdo. Caso a página continue desempenhando mal na próxima vistoria que fizer, considere reformular 100%, refazendo a estrutura dela, ou até excluí-la. 

 

5. Um domínio que todo mundo pode encontrar sem dificuldade

O domínio de um site é aquele nome que aparece logo depois do “www”, ou seja, é o texto que vai identificar sua empresa para o usuário rapidamente. Para as pessoas associarem a empresa ao site e ainda lembrarem do endereço com facilidade, o domínio deve ser coerente e simples. 

Não adianta ter uma empresa chamada TRXP Seguradora, por exemplo, e ter um site que se chama www.segurancaemprimeirolugarapartirdeagora.com.br. Além de ser um domínio longo, ele é difícil de memorizar e até de pronunciar. Imagine, você tendo que falar esse endereço para uma pessoa por telefone? Ou imagine do tamanho que o cartão de visitas deve ter para o endereço caber nele! 

No fim das contas, o endereço do site ajuda a definir a autoridade da sua empresa no setor em que atua. Além disso, para ter um domínio único, é preciso comprá-lo. Por isso, não desperdice a oportunidade e o investimento financeiro! 

Para não perder tempo ou dinheiro, acrescente uma etapa de estudo de nomenclatura ao desenvolver sua estratégia para criar um site. Use a plataforma Registro.br para pesquisar nomes que estão livres para serem comprados. Por ela, você também já pode adquirir o nome escolhido. 

 

6. Segurança das informações em primeiro lugar

Apesar de ser o último item dessa lista, a proteção dos dados da pessoa que está navegando no seu site deve ser sua prioridade. Você pode até estar se perguntando: “Mas por que preciso proteger os dados dos usuários que querem conferir meu site?”. A resposta está na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que supervisiona o processamento e armazenamento de dados pessoais dos usuários.

A lei foi criada para proteger os usuários, pois a maioria dos sites acumula cookies, que são arquivos que coletam informações sobre a navegação das pessoas na internet. Um exemplo prático é quando você precisa contratar um serviço e não precisa preencher todo o formulário, pois isso é feito automaticamente. 

Como um site pode guardar vários tipos de informação em cookies, geralmente aparece aquela mensagem perguntando se você os aceita. Com o seu site não deve ser diferente! Para seguir a lei e provar que a sua empresa se preocupa com a segurança dos dados das pessoas, é essencial que ele informe que irá capturar informações com cookies. Além disso, é preciso mostrar como desativar essa captura automática, caso o internauta queira. 

Com isso em mente, coloque a análise do seu site para estar em conformidade com a lei como parte da sua estratégia de marketing, certo? Se você quiser mais informações, confira um texto que detalha tudo sobre a LGPD

Esperamos que esse post te ajude a criar um site completo, claro, relevante nos motores de busca e que esteja seguindo as regulamentações do país. Não deixe de compartilhar esse texto com o seu time e colegas de profissão! 

 

Nesse outro post, explicamos porque a linguagem é uma peça-chave no desenvolvimento de sites. Vale a pena conferir depois!

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