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Tráfego pago e Tráfego orgânico: entenda a diferença

Se você está pesquisando sobre marketing digital, provavelmente já deve ter ouvido falar do tráfego pago, uma excelente estratégia para escalar os resultados. Mas você sabe a diferença entre o pago e o orgânico? Confira no artigo!
15 de março de 2023

Um dos fatores que influenciam no sucesso de um produto ou serviço é a associação entre tráfego pago e orgânico que seu site, página de vendas, landing page e redes sociais recebem. Isso significa, o número de pessoas que seus canais digitais estão conseguindo levar até sua página de destino. 


O que é tráfego

Vamos começar explicando o que é tráfego, especificamente no meio online. O tráfego digital é a movimentação de pessoas por páginas na internet. 

No dia a dia esse conceito funciona da seguinte forma: nenhuma empresa consegue registrar venda se as pessoas não conseguem encontrar o lugar que podem comprar o produto ou serviço. De nada adianta ter um site, landing page e perfil em diversas redes sociais se as pessoas não estão acessando esses canais de comunicação. 


Diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico

Os dois tipos de tráfego que existem visam levar uma audiência qualificada a navegar nos conteúdos que você disponibiliza na internet, independente do meio. 

A grande diferença é que o tráfego orgânico acontece de forma natural. Claro que não é só ficar de braços cruzados e esperar as pessoas chegarem de repente. Lembre-se de que nenhum lead acorda pensando: “nossa, hoje vou entrar no site X e contratar o Y”. 

O tráfego orgânico é resultado de muito trabalho da criação de conteúdo e boas práticas de SEO (Search Engine Optimization). Porém, não há investimento em anúncios.

E aí que está a grande diferença, pois o tráfego pago acontece quando você investe em anúncios feitos em mecanismos de busca, redes sociais e outros espaços digitais. Esses anúncios podem ser entregues para um público mais segmentado, ou seja, com mais probabilidade de gostar do que sua empresa tem a oferecer.

Bom, agora que você já sabe que existem esses dois tipos de tráfego, é hora de aplicar as estratégias no dia a dia da sua empresa. Para te ajudar, vamos trazer alguns exemplos que você pode estudar se cabem no seu cronograma.


Exemplos de como aplicar tráfego pago 

Descubra quais são as principais estratégias em que você pode usar o tráfego pago: 

  • Anúncios em mídias sociais: redes como Meta (Instagram e Facebook), YouTube, Twitter e Tik Tok são espaços para o público se distrair, mas também consumir conteúdo e ofertas. Por serem espaços digitais que reúnem milhões de pessoas com diferentes perfis, cada plataforma possui serviços de criação de anúncios e segmentação de audiência. Se a sua empresa publicar um conteúdo no formato ideal na rede social em que o seu futuro cliente está, as chances da pessoa clicar no seu link são altas. 

  • Anúncios no Google: o Google possui uma plataforma com diversidade de formatos de anúncios que a sua empresa pode entregar para o público certo. É possível trabalhar com mídias que vão aparecer no topo nas páginas de busca (pesquisa), nas recomendações de compra (Google Shop) e em imagens (display) nos sites e aplicativos que são propriedade Google, como Gmail e YouTube e em sites parceiros. 

  • Influenciadores do nicho em que sua empresa atua: atualmente é comum rolar a timeline do Instagram e do Tik Tok e encontrar pessoas influentes que fazem divulgação de produtos. Essa é uma excelente ideia, pois é uma forma diferente de se aproximar do seu público-alvo por meio de alguém que ele já confia. Os influenciadores que trabalham com profissionalismo e que criam conteúdo relevante, geralmente cobram pelo espaço. 

  • Divulgação em portais online de comunicação: é possível trabalhar pautas que envolvem o seu nicho em matérias pagas. O anúncio entrega uma espécie de matéria de jornalismo, só que terá a divulgação de um produto, serviço ou pesquisa. Por exemplo, é possível fazer um conteúdo de caráter jornalístico para divulgar um estudo que a sua empresa fez que demonstra a carência que o seu produto pode suprir. Além disso, é possível inserir anúncios em portais de grande audiência ou em veículos especializados. 

  • Programa de afiliados: plataformas como Admitad, Hostinger e Associados Amazon possuem serviços de afiliação em que as pessoas recomendam produtos para sua própria audiência. Caso alguém compre, o afiliado ganha uma comissão, que é uma porcentagem em cima da venda.  Por exemplo, você coloca três produtos do seu portfólio em um programa de afiliação. Pessoas cadastradas como afiliadas poderão oferecer o link de venda dos seus produtos para o público delas. Se outra pessoa realizar a compra por meio deste link, você, o afiliado e o serviço ganham. 

 

Exemplos de como fazer tráfego orgânico

Agora, selecionamos uma lista de possibilidades em que você e seu time podem trabalhar o tráfego orgânico. Confira:

  • Usar técnicas de otimização para motores de busca (SEO) no site e no blog: O SEO é uma coletânea de estratégias que ajuda a posicionar suas páginas no topo dos sites de busca como Google e Bing. Um dos pontos cruciais do SEO é definir uma lista de palavras-chave que corresponde ao nicho que a sua empresa atua e, depois, usar as palavras nos conteúdos digitais. Um espaço importante para desenvolver textos persuasivos com essas palavras-chaves é o seu site. Todas as páginas e seções do site devem ser estruturadas com textos que tragam relevância às palavras-chave. Outro espaço importante é o blog. Todos os posts devem ser planejados segundo as prioridades das palavras-chave. Além de ajudar no posicionamento, as técnicas de SEO cooperam para que a comunicação seja linear em qualquer plataforma.

  • Ebooks: seguindo a lista de palavras-chave, seu negócio pode desenvolver ebooks com conteúdo rico para leads. O conteúdo pode envolver passo a passo, tira-dúvidas, aprofundamento de assuntos relacionados ao seu negócio, guia, roteiro e muito mais. Os ebooks podem ser disponibilizados mediante assinatura em newsletter ou cadastro em landing page. Com essa tática, você ganha um lead que quer seu conteúdo, e a pessoa ganha um material super completo. Neste blog post sobre inbound marketing, você pode encontrar detalhes sobre o tema. 

  • Posts nas redes sociais: ter um perfil nos canais de comunicação em que o lead está é uma forma de marcar presença e estar mais próximo do dia a dia dele. Como as redes sociais estão no nosso cotidiano, seu conteúdo deve ser construído usando conteúdo relevante e que ajude a reforçar a autoridade da sua empresa. Por isso, não adianta criar perfil em todas as redes e postar a mesma coisa nelas. É preciso estudar onde sua audiência está e qual é o formato de conteúdo que gera mais engajamento em cada tipo de rede. Se o seu negócio tem um perfil no Instagram, sugerimos ler esse blog post sobre como gerar tráfego para o seu site usando o Instagram

  • Vídeos no YouTube: caso a sua audiência goste de vídeos e esteja no YouTube é importante sua equipe de marketing criar um canal e conteúdos específicos para essa plataforma. Hoje em dia, é possível ter vídeos longos ou curtos, chamados de Shorts. Como desenvolver vídeos exige um investimento, recomendamos avaliar o que é possível da sua empresa entregar considerando orçamento X conteúdo X quantidade X qualidade X mão de obra. Esses pilares são fundamentais para o seu negócio entregar conteúdos assertivos e de alto nível. 

  • Parceria: atualmente, as parcerias são excelentes formas de divulgação e de aumentar a audiência. Uma maneira de trabalhar esse pilar é buscar por outras empresas que vendem produtos ou serviços complementares ao do seu negócio. Assim, vocês podem divulgar os dois produtos. Lembrando que essa venda não pode ser obrigatória, seria apenas uma recomendação. 

  • Divulgação na imprensa online: os meios de comunicação que os seus leads consomem podem ir além dos seus próprios canais ou de parceiros. Portais como UOL e G1 podem ser espaços interessantes para inserir pautas que não necessariamente estejam vendendo um produto ou serviço, mas que aumentem a visibilidade e autoridade da sua empresa.  Por exemplo, uma empresa de saúde que criou uma nova área de pesquisa tecnológica pode divulgar o tema em publicações que falam de inovação e avanços no campo da medicina. A movimentação que essa pauta pode gerar é essencial para posicionar sua empresa como autoridade em pesquisa do ramo ou até como pioneira.


Como gerar tráfego com mídias offline  

Você já leu sobre a divulgação do seu produto ou serviço no meio online, agora vamos falar do offline. Isso mesmo! Mesmo que a sua jornada de compra seja digital, você pode complementá-la com estratégias que acontecem fora da internet. 

Uma estratégia interessante é usar veículos de comunicação impressos para divulgar uma novidade ou promoção, que gera tráfego para os seus canais digitais. 

Por exemplo, se sua equipe de vendas possui um material impresso para apresentação, você pode inserir um QR code direcionando para o site. 

Outro exemplo, se uma empresa está abrindo uma nova unidade, a estratégia pode envolver um outdoor na região com um hotsite em que as pessoas possam se cadastrar para participar da inauguração. 


Potencialize a estratégia de tráfego com um site bem elaborado

De que adianta ter uma excelente tática para gerar tráfego pago e orgânico para o seu site, se ele não está bem construído? Tenha sempre em mente que um site de alto nível não demora a carregar as páginas, tem informações bem organizadas e claras, exibe depoimentos de clientes, deixa explícito quais são as regras de funcionamento e pagamento e ainda mostra formas de contato. 

Para te ajudar a entender como é um site ideal, fizemos um post que conta os principais pontos que não podem faltar no site da sua empresa

Além disso, o seu anúncio deve levar para a página do site ou landing page que corresponde exatamente à expectativa gerada pelo anúncio. Por exemplo, se o seu anúncio oferecer o produto X, não adianta enviar para uma seção com diversos outros produtos. Ou se o seu anúncio divulga um serviço B, não adianta entregar um link com conteúdo mal organizado.

Com essas informações que trouxemos neste texto, já é possível elaborar uma estratégia efetiva de tráfego pago e orgânico. Para complementar o seu planejamento, sugerimos conferir esse ebook sobre como criar uma campanha marketing digital.

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