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Dicas Webinar – impulsione as estratégias da sua empresa com essa ferramenta

Webinar é classificado como qualquer reunião, conferência ou palestra feita no âmbito digital e com a participação do público que assiste. Confira a seguir como essa ferramenta pode ajudar o seu laboratório.
30 de agosto de 2023

Do inglês “web based seminar”, ou, “seminário baseado na internet”, o webinar é a junção desses termos e, mesmo carregando a palavra seminário, ele pode ser entendido como qualquer reunião ou conferência de conteúdo educacional.

Assim como as lives, a realização de webinar se popularizou e muito durante a pandemia. Seu formato simples permite que qualquer pessoa realize esses encontros sem maiores complicações.

E a título de esclarecimento, o webinar seria uma subcategoria das lives, se diferenciando justamente pela sua abordagem mais profissional e educacional.

Seja ao vivo ou gravado, esse formato de conteúdo conquistou empresas e instituições, uma vez que permitiu que estas mantivessem seus calendários e atividades durante o período de distanciamento social.

Já para o marketing digital, o webinar se tornou mais uma ferramenta para a criação de conteúdo que pode ajudar a capturar leads, valorizar a sua marca e aumentar a presença digital, além de ajudar seus clientes a navegar na jornada de compra.

Confira a seguir como você pode usar essa ferramenta para gerar mais engajamento e otimizar o relacionamento com os clientes.

Dicas de como fazer um webinar?

Assim como as outras estratégias do inbound marketing, é preciso levar em consideração a persona da sua empresa – é ela quem irá ditar todo o formato das apresentações.

Saiba como criar a persona perfeita para sua empresa

Desde a escolha do tema até a plataforma que será utilizada, alguns pontos precisam ser determinados de antemão para evitar qualquer tipo de contratempo. Pensando nisso, fizemos uma lista para orientá-los melhor.

Escolha do tema

A escolha do tema é o seu primeiro passo – saiba que com ele é possível determinar com qual nível do funil de vendas trabalhar; quanto mais específico for o assunto, mais fundo e próximo da compra o cliente estará.

É importante também saber quais assuntos são mais pertinentes à sua persona no período que o webinar for realizado. Um exemplo recente que podemos dar é a publicação da RDC 786/23 e o seu impacto para as farmácias e para os laboratórios brasileiros.

Exames de análise clínica – tudo o que você precisa saber sobre a resolução RDC 786/23

Se o seu laboratório já trabalha com produção de conteúdo, é possível fazer o levantamento dos assuntos mais populares e acessados dentro do site e, então, transformá-los em apresentações audiovisuais.

É interessante também escolher assuntos que dão espaço para a interação com o público, já que o grande diferencial do webinar é a participação e a troca entre os participantes.

Convidados

Com o tema do webinar definido, você já pode estruturar os próximos passos.

Pense em como você pode abordar o assunto, ou seja, como você irá apresentá-lo para o seu público. Uma das melhores abordagens é chamar pessoas especializadas e/ou que estão diretamente relacionadas com o tema.

Seguindo o exemplo da publicação da RDC 786/23, um laboratório por exemplo, pode convidar médicos, diretores e técnicos de laboratório para conversar sobre a resolução, seus impactos e quais medidas precisam ser observadas com mais cuidado, por exemplo.

Esse passo precisa ser decidido logo no começo devido à disponibilidade de cada profissional.

Data e hora

Escolher a data e o horário também é muito importante.

Como a interação com o público é o principal ponto, pense na sua persona – qual o dia da semana que ela estará disponível? E qual o melhor horário para que ela possa assistir à apresentação de maneira integral?

Além de conciliar com a disponibilidade dos convidados, é preciso ter em mente a urgência do assunto, como mencionamos anteriormente; se existe algum outro evento que possa ir contra o seu webinar e a proximidade de feriados que possam distanciar seu público.

Plataforma

O próximo item para a realização de um bom webinar, é definir a plataforma que será utilizada – aqui, você precisa de um pouco mais de preparação, afinal, de que adianta escolher um bom tema, trazer ótimos profissionais se o seu público não consegue assistir ou escutar a apresentação?

Se você optar pela transmissão ao vivo (que é a recomendada), certifique-se que todos os envolvidos tenham uma boa conexão de internet, estejam em um ambiente silencioso e com boa iluminação, além de terem internet de backup e que câmeras e microfones estejam funcionando bem.

Uma dica valiosa e que recomendamos que faça é fazer um teste antes – algumas horas antes da transmissão, peça ajuda a seus colaboradores e certifique-se de que tudo esteja funcionando direito a fim de evitar qualquer problema.

Algumas das plataformas mais usadas são YouTube, Zoom e WebinarJam.

Caso seja do interesse da sua empresa transformar o webinar em uma estratégia recorrente, há espaço para investimentos, como alugar um estúdio audiovisual ou comprar câmeras e microfones profissionais, por exemplo.

Roteiro

Esse pode ser o momento mais delicado da criação de um webinar e, por isso, separamos um tópico só para ele.

Assim como um professor com mais de 20 anos de carreira segue planejando as suas aulas, é fundamental que você e os seus convidados tenham o assunto destrinchado e sucintamente detalhado.

Converse com seus colaboradores sobre o tema, decidam quais pontos vale mais mencionar segundo os interesses da sua persona, atente-se em trazer sempre informações verdadeiras, verificadas e atuais.

Divida os tópicos a serem conversados conforme a experiência de cada profissional envolvido, caso seja feito o uso de imagens e slides, peça que deixem a apresentação mais simples e de fácil leitura.

É possível ainda pensar em distribuir o material apresentado como um brinde para quem participou do webinar.

Seguindo a ideia competente do webinar, existe um guia de estrutura básico que segue:

  • Introdução e apresentação profissional (5 a 10 minutos);
  • Apresentação principal (25 a 30 minutos);
  • Perguntas e respostas (10 minutos).

Divulgação

Agora que você já tem os principais pontos definidos, é preciso chamar o seu público para participar e o processo de divulgação pode ser dividido nas seguintes etapas:

  • Landing page: crie uma página específica para a inscrição no webinar. Aqui é preciso que todas as informações estejam disponíveis como o tema, data e hora. Aproveite esse momento para capturar leads, já que apenas as pessoas interessadas na conversa irão de fato se inscrever para participar.
  • E-mail marketing: dispare a landing page em um e-mail avisando e convidando todos da sua base de leads a participar do webinar.
  • Redes sociais: publique posts nas suas redes sociais pessoais e nas redes sociais corporativas, convide o público para se inscreverem (na landing page) e ajudarem na divulgação.
  • Tráfego pago: outro bom momento para investimento. Divulgue o webinar em mídias pagas, assim é possível atrair um número maior de interessados que, possivelmente, se converterão em mais leads.

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Pós-produção

A fase de pós-produção segue as mesmas propostas da pós-venda – é uma das principais etapas do relacionamento marca x cliente.

Após o webinar, envie e-mail agradecendo a participação e disponibilize o link permanente; aproveite o momento para fazer uma pesquisa rápida e avaliar como foi a apresentação.

Guarde essas informações para ajustar o próximo webinar segundo as preferências do público.

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Os benefícios de fazer um webinar

Investir em estratégias de produção de conteúdo é essencial para qualquer empresa que busca se destacar e, o webinar tem sido uma escolha certeira para a área da saúde.

Além disso, podemos destacar dois pontos principais – engajamento e tráfego.

Ao aumentar a interação do público com sua marca, você estará expandindo a sua participação no mercado, principalmente ao oferecer conteúdos informativos, ricos e diferenciados.

Sabemos que a competição está cada vez mais acirrada e reforçamos a necessidade de inovar as suas abordagens, testar novas ferramentas e proporcionar os melhores serviços para seu público.

Por isso, você pode contar com a Tripplo para te ajudar a montar as melhores estratégias de Inbound Marketing.

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