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5 dicas para criar uma campanha de marketing digital do zero

Confira em nosso artigo 5 dicas para criar uma campanha de marketing digital eficiente para sua empresa e valorizar sua marca.
17 de janeiro de 2023

Criar uma campanha de marketing digital do zero não é uma tarefa que dá para fazer em dois minutos ou sem muita atenção. Ao mesmo tempo que não precisa ser um bicho de sete cabeças.

Para te ajudar nessa etapa tão importante da divulgação da sua empresa, selecionamos 5 dicas (mais um bônus) do que você precisa fazer para criar uma estratégia e já colocar em prática. 

Então, continue a leitura já sabendo que tudo que falarmos por aqui é totalmente possível de começar a fazer a partir de hoje. 

1. Comece sempre com o planejamento

Pergunte para uma pessoa que fez uma campanha de marketing digital com resultados positivos “O que foi fundamental na construção da estratégia?”. Na maior parte dos casos, a resposta será “planejamento”. Pode parecer simples, mas investir seu tempo para planejar no começo do projeto vai te economizar tempo e dinheiro assim que ele iniciar. Além, é claro, de evitar dor de cabeça. 

O seu planejamento deve considerar todo o contexto da sua empresa. Para isso, comece definindo o objetivo da sua campanha. Por exemplo, valorizar a marca da sua empresa, captar potenciais clientes (leads), levar as pessoas para o site, levar as pessoas para a unidade física, divulgar uma condição especial, entre outros.

Depois, decida quem será seu público-alvo, ou seja, quem é o tipo de pessoa que você quer conquistar, baseado na meta. Com isso em mãos, determine o orçamento que você tem disponível.

Antes de dar o próximo passo, pesquise o que os concorrentes estão fazendo nas redes sociais. Avaliar as estratégias dos seus competidores é essencial. Vamos falar mais disso no item 2. 

Após essas etapas, escolha quais serão os canais de comunicação. Por exemplo: Instagram, LinkedIn, YouTube, Tik Tok ou no Google, por exemplo. Aproveite e já defina quais serão as ações que mais se adequam ao seu objetivo, público-alvo, verba e plataformas de comunicação. 

Depois, determine quais serão seus indicadores-chave de desempenho, os famosos KPIs. Aqui, é essencial optar por indicadores que são possíveis de serem cumpridos. Não tente dar um passo maior do que a sua empresa pode lidar neste momento. 

Para finalizar, insira todas essas informações em um cronograma possível de ser cumprido. Lembre-se de considerar a força de trabalho que terá para realizar cada ação. Caso você seja a única pessoa do time de marketing, divida seu tempo por prioridades. Mas, se você tiver mais pessoas no time, inclua o tempo e prioridades delas também.  

E não se esqueça de considerar um tempo para acompanhar os indicadores e trabalhar na evolução deles. Afinal, de nada adianta ter metas e não conferir o andamento delas, não é mesmo? Vamos falar mais disso no item 5.  

Então, revisando os pontos que devem estar no seu planejamento: 

    • Definição de objetivo.

    • Definição de público-alvo.

    • Definição de verba.

    • Pesquisa de concorrentes.

    • Definição dos canais de comunicação.

    • Definição de ações com data de início e fim.

    • Definição dos indicadores-chave de desempenho (KPI).

    • Como acompanhar os indicadores e com qual periodicidade.

    • Cronograma das ações, considerando tempo para criar conteúdo, fazer e otimizar a campanha ou até mesmo reverter cenários negativos. 

2. Atenção ao que a concorrência está fazendo

Esse tópico é tão importante que ele merece um espaço só para ele. Como já dissemos, pesquisar o que os concorrentes estão fazendo é parte fundamental da criação de conteúdo para uma campanha de marketing digital de sucesso. 

Ao dar essa espiada, você pode descobrir um tema que os seus competidores ainda não abordaram e já começar a cavar sua autoridade no assunto. Ou ainda entender como o seu conteúdo pode se diferenciar ao falar de um tema clichê para o nicho da  sua empresa, mas que precisa ser abordado. 

Uma dica para ficar por dentro de tudo é entrar no site e redes sociais das concorrências. Assim, você, provavelmente, se tornará público-alvo da campanha e os anúncios passarão a aparecer. 

Outra dica é usar a ferramenta Zeeng, que contribui para a criação de um benchmarking completo e prático para se consultar no dia a dia. 

3. Estratégia para a criação do conteúdo

Como já citamos no item do planejamento, você deve reservar um tempo para escolher os canais de comunicação e outro período para o desenvolvimento de copys (textos persuasivos) e criativos (imagens e vídeos) da sua campanha de marketing digital.

As duas etapas estão conectadas, pois o formato de ação depende do tipo de plataforma de divulgação que vai usar. Aqui vão alguns exemplos:

    • Feed do Instagram: carrossel de imagens, uma imagem somente ou vídeo curto. 

    • Stories do Instagram: imagem ou vídeo.

    • Reels do Instagram: vídeos longos ou curtos. 

    • YouTube: vídeos longos ou curtos.

    • Shorts do YouTube: vídeos curtos.

    • Tik Tok: vídeos curtos.

    • Feed do Facebook: vídeos ou imagens.   

A escolha do melhor formato na melhor plataforma vai depender do que seu público-alvo consome, dos recursos para a criação desse material e da verba para a divulgação. 

4. Faça teste A/B

Um dos grandes benefícios de fazer campanhas de marketing no mundo digital é a possibilidade de testar, já conferir o resultado e otimizar ou reverter situações. Tudo isso sem precisar esperar meses e meses. 

O teste A/B é uma prática comum no marketing digital, pois ele verifica a efetividade somente de um ponto da estratégia. Um exemplo desse tipo de teste é fazer o mesmo conteúdo, no mesmo período de tempo e com a mesma verba para públicos diferentes. Nesse caso, a meta é conferir a eficácia do conteúdo para mais de um perfil. 

Além do público, é possível testar tipos de mídia, plataformas de comunicação, horários, períodos da semana, formatos de conteúdo, copy, design e muitos outros pontos. Tudo depende do seu objetivo da campanha e da sua meta com o teste. Por isso, antes de testar qualquer campanha, defina o foco do experimento.  

5. Mão na massa e acompanhamento

De nada adianta fazer textos persuasivos e imagens de alta conversão se você não acompanhar os resultados dessas ações. Pode ser que aquela copy que você não botava fé, gera mais leads do que a imagem que você jurava que seria um hit. 

Por isso, depois de criar o conteúdo e testar, coloque mais combustível na campanha. Não estou falando para aumentar a verba, mas sim, para dar destino ao dinheiro que resta após a fase de testes. 

Faça isso já acompanhando os KPIs e as metas que você definiu para cada campanha. Caso seja uma campanha para captura de leads, por exemplo, é ideal conferir se as pessoas que estão chegando são qualificadas para o seu objetivo. Ou seja, se elas estão prontas para executar a ação que você deseja. 

Confira mais alguns dos KPIs que você pode acompanhar: 

    • Custo por clique.

    • Taxa de clique (CTR).

    • Perfil do público-alvo.

    • Tempo médio dos visitantes no site

    • Páginas do site mais acessadas.

    • Caminhos percorridos dentro do site.

Escolha aqueles indicadores que mais combinam com os objetivos da sua empresa no momento, ok? Não adianta acompanhar o crescimento de seguidores no Instagram se a sua meta for aumentar o número de agendamento de exames pelo site. 

6. Bônus: traga agilidade às suas campanhas

No item 4, dissemos que um dos grandes benefícios de estratégias digitais é a possibilidade de fazer testes A/B. Agora, queremos reforçar essa ideia, pedindo para você não se prender a planos de longo prazo. 

Se você acompanha os resultados todos os dias e faz testes com frequência, já terá dados suficientes para entender o que precisa ser melhorado e o que precisa ser alterado. Por isso, não perca tempo e já execute. 

Agora é hora de colocar essas dicas em prática! E não se esqueça de compartilhar as recomendações que selecionamos para você com outros profissionais da área.

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