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7 vantagens em usar o e-mail marketing

Com o destaque que as redes sociais têm recebido nos últimos anos, alguns recursos de comunicação, como o e-mail marketing, têm sido ignorados. Porém, existem diversas vantagens em adotar o e-mail como estratégia de fidelização. Confira.
25 de outubro de 2023

O e-mail marketing é uma das melhores estratégias de comunicação que uma marca pode ter.

Seus benefícios vão desde a maneira como eles podem ser escritos e personalizados até o aumento da receita da sua empresa. 

Além disso, graças a sua versatilidade você consegue trabalhar com diversos propósitos, formatos e conteúdos – perfeito para monitorar o desempenho dos seus produtos, serviços e campanhas.

Conheça a seguir os 7 principais benefícios em usar o e-mail marketing.

Por que usar o e-mail marketing?

Do ponto de vista financeiro, o e-mail marketing é a ferramenta ideal para nutrir os leads e gerar vendas, além de aumentar a taxa de ROI.

Já do ponto de vista do relacionamento com cliente, essa ferramenta é perfeita para começar, manter e prolongar o diálogo com o seu público. Por isso, separamos algumas dicas para que você entenda melhor sobre o impacto dessa ferramenta.

1- Cada cliente é valioso

E certifique-se de que eles se sintam assim. Simples abordagens como incluir o nome no cabeçalho; enviar mensagem de aniversário; lembrá-los de alguma data importante; convidar para algum evento ou comemoração da sua empresa.

2- Compartilhe informações

Seja por meio de boletins semanais, atualizações do mercado, lançamentos ou oportunidades especiais, é importante que o seu público esteja sempre informado. E ser a fonte confiável dessas informações ajuda, e muito, na hora de estabelecer uma boa relação com o público.

3- Oportunidades e motivações

Aproveite o seu banco de dados e crie oportunidades para os seus clientes – tendo suas informações básicas e saber em qual momento da jornada de compra eles se encontram irá te oferecer possibilidades para manter cada consumidor engajado, interessado e satisfeito com o seu posicionamento. 

4- Versatilidade

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais versáteis de se trabalhar – utilize esses recursos para despertar a curiosidade, encaminhe o destinatário a uma página do seu site, a um vídeo ou uma imagem relacionada à sua marca. Só cuidado para não sobrecarregar e dificultar a interpretação da mensagem principal.

Benefícios do e-mail marketing

O e-mail marketing oferece diversas vantagens que ajudam a impulsionar seus negócios. Confira a seguir.

1- Lista de e-mails customizada

Para cada interação que você tem com o cliente cadastrado na sua lista de e-mails, mais informações você terá para trabalhar – a frequência com a qual ele abre o e-mail, os assuntos que despertam mais interesse, o tipo de serviço ou produto que ele já consumiu.

Pense no e-mail marketing como uma ferramenta de troca de informações – baseado nessa segmentação você conseguirá trabalhar estratégias específicas para cada um dos clientes.

Para além das oportunidades de venda, você terá a chance de desenvolver o seu relacionamento com seu público, aprender sobre suas preferências e oferecer experiências mais completas e personalizadas.

2- Mensagens personalizadas

As mensagens personalizadas são realmente um grande diferencial para as empresas, afinal, é possível trabalhar com diversas abordagens diferentes.

Como mencionamos, esse tipo de mensagem pode ser direcionada a um grupo específico de interesse como, por exemplo, um e-mail sobre informações e curiosidades sobre um produto em comum.

Você também pode aproveitar esse espaço para fazer pesquisas de satisfação, mapear o desempenho de campanhas, fazer todo o pós-venda e mais.

3- Controle de orçamento

Claro que não podemos deixar de mencionar o lado financeiro do e-mail marketing.

Diante de tantas possibilidades, muitos podem pensar que essa ferramenta exige grandes investimentos ou que você somente alcançará bons resultados se pagar por algum tipo de automação.

Porém, não é esse o caso. Existem diversas plataformas gratuitas de e-mail marketing que, além de oferecerem acesso a diversos recursos, oferecem relatórios de desempenho também.

4- Aumento de receita

Continuando no aspecto financeiro, quando o e-mail marketing é bem trabalhado há a oportunidade de aumentar a receita da sua empresa.

Aproveite o espaço para direcionar o público para o seu site ou redes sociais – mensagens do tipo sugestão de produtos baseados em compras anteriores como “já que comprou esse, confira este” funcionam muito bem para despertar o interesse e a curiosidade.

5- Respostas

Um grande erro que as empresas cometem é organizar o disparo automático de e-mails e não se atentarem às respostas.

Primeiro que há uma chance muito grande deles pararem na caixa de spam dos clientes e sua mensagem será ignorada. Segundo que há sempre a possibilidade de dúvidas – caso as informações não sejam claras o suficiente, os consumidores irão responder ao e-mail disparado e não abrir outro canal para se referir à mensagem.

Dessa forma, certifique-se que esses e-mails sejam monitorados de perto, afinal, se um cliente pede mais informações é um sinal de interesse e, quem sabe, uma possível venda.

6- Design simples

Estamos vivendo em um mundo onde cada vez mais tempo significa dinheiro – as informações, fotos, vídeos são consumidos de forma acelerada. Além disso, diversos dispositivos são utilizados para esse consumo.

Certifique-se que o seu e-mail marketing contenha as informações necessárias; tenha um layout mais clean e que seja responsivo aos principais dispositivos como computador e celular.

Menos é mais.

7- Redirecionamento

Através do e-mail marketing é possível direcionar o consumidor para o seu objetivo principal, confira os exemplos:

  • Para lançamento de produtos – faça um e-mail de apresentação;
  • Para gerar engajamento – convide para participar de uma live ou um webinar;
  • Para redirecionar o tráfego – compartilhe o link da página;
  • Para despertar curiosidade/interesse – mostre produtos e serviços similares ao que já foi adquirido.

Claro que existem várias outras maneiras de trabalhar com essas demandas e com o próprio e-mail marketing, o objetivo aqui é ressaltar a sua importância para o gerenciamento da sua empresa e para as suas estratégias de comunicação.

E se precisar de uma ajuda para planejar os seus conteúdos, chame a Tripplo!

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