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Planejamento de conteúdo: 5 dicas para impulsionar suas publicações

Parte fundamental para o desenvolvimento de estratégias do marketing digital, é o planejamento de conteúdo. Desde a escolha dos assuntos, dia de publicação até o tamanho dos textos influenciam diretamente na percepção da sua marca no meio digital. Descubra aqui como melhorar o seu desempenho online em 2024.
6 de fevereiro de 2024

O planejamento de conteúdo é o principal processo do que chamamos de Inbound Marketing, ou Marketing de Atração.

Esse tipo de gestão proporciona uma abordagem mais assertiva, que facilita a comunicação com o seu público, proporcionando resultados mais rápidos e confiáveis que impactam diretamente no desempenho da sua empresa.

Pensando que o Inbound Marketing visa o estabelecimento de um relacionamento mais duradouro, o processo de preparação, estruturação e divulgação de conteúdos precisa ser levado a sério e embasado pelos dados fornecidos pelos seus clientes.

Dessa forma, o planejamento de conteúdo quando feito de maneira eficaz, trará para sua empresa diversos benefícios como:

  • Maior engajamento e visibilidade;
  • Mais espaço para crescimento e aprimoramento;
  • Melhor direcionamento de verbas;
  • Maior entendimento sobre seu público, suas percepções e sentimentos em relação aos seus produtos e/ou serviços, e mais.

E caso você ainda se pergunte sobre a necessidade de estar presente digitalmente, saiba que o Brasil é o segundo país que mais utiliza a internet por dia, conforme o ranking do Proxyrack. Na mesma pesquisa, o Brasil aparece em 13ª com 81% da população conectada e em 7° lugar no uso de redes sociais.

Contudo, para alcançar resultados positivos existem alguns pontos que precisam ser observados de perto, confira a seguir.

O que é Planejamento de Conteúdo?

Como mencionamos, o planejamento de conteúdo é parte fundamental de um conjunto de estratégias para maximizar o seu desempenho online, especialmente em relação à sua persona.

E para que esse planejamento aconteça de maneira mais eficaz, é preciso que algumas etapas sejam consideradas, como pesquisas de mercado e de público, levantamento de informações básicas para a construção da persona (perfil geográfico, idade, profissão…, etc.).

Como criar a persona perfeita para sua empresa

E por se tratar de um processo extenso, dependente de dados externos, que  precisam ser coletados e analisados, é importante que o planejamento seja feito com antecedência e que haja espaço para adaptações sempre que necessário.

Vale lembrar que o planejamento de conteúdo abrange diversas categorias (conteúdos para blog; Instagram – Reels, posts; LinkedIn, E-books…)  e cada uma delas possui características específicas conforme a sua posição dentro do funil de vendas.

O planejamento de conteúdo em 6 etapas

  1. Estruturação – o primeiro passo consiste na organização dos seus objetivos e o que precisa ser feito para alcançá-los. Se o seu objetivo é, por exemplo, aumentar a sua visibilidade online, pesquise sobre em quais plataformas o seu público se encontra.
  2. Construção da persona – para que os seus conteúdos apresentem resultados reais é preciso saber com quem você está conversando. Certifique-se de construir um perfil sólido e com o máximo de detalhes possíveis.
  3. Formato do conteúdo – a partir do momento que você sabe com quem está falando, fica mais fácil de abordá-la. Ou seja, caso seu público seja mais jovem, fique de olho nas fast trends, nas redes sociais e nos memes.  
  4. Criação do conteúdo – a criação de conteúdo é então a compilação de todas as etapas anteriores, a materialização do seu planejamento. Seguindo o exemplo anterior, para o público mais jovem que está altamente engajado nas redes sociais, pense na criação de vídeos rápidos e postagens de leitura dinâmica.
  5. Distribuição – é de extrema importância que sua empresa esteja presente e ativa nos canais de distribuição utilizados pela sua persona, para poder estabelecer uma comunicação mais direta e assertiva.
  6. Mensuração de resultados – a última etapa, mas não menos importante, consiste na mensuração de tudo o que falamos até o momento. Certifique-se que seus conteúdos, promoções e campanhas estejam coletando dados para então analisá-los e verificar quais obtiveram as melhores respostas e quais precisam de ajustes.

Por isso, se o seu objetivo para 2024 é melhorar seu posicionamento online e aumentar suas vendas, confira a seguir as 5 dicas que separamos para você impulsionar suas publicações.

5 dicas para impulsionar suas publicações

1- Organização

Convenhamos, não tem como fazer um planejamento sem ter metas – seja a curto ou a longo prazo, são elas que irão definir os seus próximos passos.

E como mencionamos anteriormente, é muito importante traçar os objetivos da sua empresa, avaliar a sua performance nos últimos meses e identificar quais setores precisam de mais atenção e investimentos.

Somente com essas informações em mãos será possível analisar de maneira eficaz o seu posicionamento atual no mercado e a maneira como está sendo percebida pelo público.

Por isso, separe um tempo para levantar esses dados, entendê-los e debater com sua equipe quais são os assuntos mais urgentes. Em seguida, construa um calendário editorial – pense em conteúdos relevantes para a sua persona, conteúdos que irão acrescentar/melhorar/facilitar a vida dela.

A criação desse calendário ajuda (e muito) na organização do material necessário para a produção. Por exemplo, se você adquiriu novos materiais e gostaria de mostrá-los em vídeo, escolha uma hora do dia com menos movimentação, menos barulho, observe a iluminação…, e separe um tempo para a edição desse vídeo.

Podem parecer detalhes irrelevantes, porém, são cruciais, uma vez que quando um conteúdo é atrasado os demais também irão sofrer com o prazo de produção reduzido.

2- Análise

Caso você já tenha trabalhado com as estratégias de Inbound Marketing antes, sugerimos que você reúna todos os dados coletados e faça um levantamento de quais conteúdos tiveram o melhor desempenho e qual o melhor canal de comunicação para sua empresa.

E não se esqueça dos conteúdos que tiveram um desempenho ruim ou abaixo do esperado. Assim, você terá mais uma ferramenta para entender o seu público e explorar suas preferências conforme o seu setor de atuação.

Lembrando que alguns desses dados podem ser coletados de maneira gratuita dentro das próprias plataformas, contudo, existem os relatórios mais completos que são fornecidos junto de uma assinatura mensal ou anual – outro ponto que você deve incluir durante a fase de organização.

3- Identificação

Ninguém gosta quando nossas falhas são expostas, mas, se tratando de negócios, elas não só precisam ser expostas como trabalhadas para evitar suas recorrências.

Sendo assim, que tal montar uma pesquisa de satisfação? Elas são ferramentas fundamentais para qualquer empresa que queira aprimorar seus negócios.

Abra um espaço seguro de comunicação para que seus clientes possam expor suas opiniões, sugestões e (sim) reclamações. Assim, você conseguirá um relatório ainda mais fidedigno e relevante.

Outro passo importante é a identificação dos seus pontos fortes – seja um produto, um serviço ou, até mesmo, um conteúdo. Pense em novas maneiras de divulgá-los e, quem sabe, uma versão “2.0”.

4- Pesquisa

Separe um tempo para pesquisar – tendências de mercado, novidades no segmento, formatos de publicação, novidades das redes sociais…

Pesquise seus concorrentes também, seus perfis, sites e ações, aprenda como eles estão desenvolvendo seus conteúdos e talvez você encontre soluções mais viáveis para o seu negócio.

5- Aprendizagem

Um dos principais erros das empresas em relação ao Inbound Marketing é achar que seus resultados são imediatos como se fosse uma transição simples. E não é.

O planejamento de conteúdo demanda tempo, não só de produção como de ação, ou seja, mesmo que você desenvolva uma campanha de sucesso, é preciso observar se ela foi pensada sazonalmente, por exemplo.

Por motivos óbvios, uma campanha de natal não irá funcionar como uma campanha de dia das mães.

Por isso, nós recomendamos que ao considerar desenvolver campanhas de Inbound Marketing, você esteja sendo orientado por profissionais que irão apontar exatamente quais são as suas melhores opções para atingir as suas metas.

E, para isso, você pode contar com a Tripplo!

Entre em contato e conheça nossas soluções.

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