fbpx

Inteligência Artificial no marketing – inimiga ou aliada?

Com o sucesso do ChatGPT, a Inteligência Artificial se tornou o centro das atenções. Contudo, muitas pessoas passaram a criticar a sua utilização no mercado de trabalho, enfatizando suas implicações na sociedade e questões éticas que precisam ser repensadas dentro desse novo cenário. Neste artigo iremos conversar sobre a relação da Inteligência Artificial no marketing e suas repercussões.
17 de janeiro de 2024

Desde que o marketing conquistou o mercado digital, ferramentas de automação passaram a ser desenvolvidas para podermos acompanhar, medir e avaliar o desempenho das campanhas.

Concomitantemente, o avanço da tecnologia permitiu que essas ferramentas incorporassem características da inteligência artificial como a coleta de dados, aprendizado e interpretação.

Neste texto iremos então explorar um pouco mais sobre a definição desses termos e como a inteligência artificial no marketing está sendo utilizada e ainda, quais são as consequências para o mercado de trabalho.

O que é a Inteligência Artificial?

É inevitável pensar nos filmes e séries de ficção científica que trazem robôs altamente tecnológicos que simulam o comportamento humano quando falamos sobre a inteligência artificial, principalmente quando esses robôs “se rebelam” e passam a dominar a sociedade.

Esse sentimento pessimista influencia diretamente na compreensão do que de fato se trata a inteligência artificial.

E para confundir um pouco mais, o termo apresenta duas classificações – aquela que se refere, de fato, a uma inteligência parecida/simulada à dos seres humanos; e aquela que é um campo de estudo científico.

Não entraremos no mérito do estudo científico, mas o seu desenvolvimento começou após a Segunda Guerra Mundial com a publicação do artigo “Computing Machinery and Intelligence” do matemático inglês Alan Turing, responsável pelo desenvolvimento de técnicas para decodificar as cifras alemãs que ajudaram os Aliados a vencer a guerra. 

Desde então, o campo se tornou multidisciplinar e passou a trabalhar com o desenvolvimento de sistemas como a coleta de dados e a aplicação de regras lógicas para chegar a uma conclusão; aprendizagem para gerar respostas mais eficazes; reconhecimento de diversos tipos de padrões e inferência para resoluções rápidas.

Essas são as características básicas do Machine Learning – uma das subcategorias da Inteligência Artificial que se relaciona diretamente com o marketing digital.

A inteligência artificial no marketing digital

De maneira simplificada, a inteligência artificial no marketing pode ser entendida como um conjunto de ferramentas tecnológicas que permitem que máquinas realizem tarefas de alta complexidade em tempo reduzido – tarefas que eram exclusivas da capacidade humana, porém, realizadas com menos eficiência e mais chances de erro.

Se pegarmos o ChatGPT como exemplo fica mais fácil de compreender a capacidade dessa tecnologia – a combinação de dados algoritmos permite que ele produza uma infinidade de materiais.

Confira a seguir as etapas pelas quais o ChatGPT, e consequentemente a inteligência artificial, passa.

  • Coleta de dados

A primeira fase é a mais importante – a máquina faz uma varredura nos dados que lhe foram alimentados e essas informações podem vir de diversas fontes como bancos de dados específicos, interações online, sensores e outros.

De maneira que, quanto mais alimentado for o sistema, melhor será o aprendizado.

  • Processamento

Uma vez alimentado com esses dados, é preciso filtrá-los. E, aqui também há algoritmos específicos para que nesse processamento os dados irrelevantes e/ou errados sejam eliminados e então interpretados conforme a capacidade da máquina.

  • Aprendizado

Durante a etapa de aprendizado, a máquina irá identificar padrões, relevância, autenticidade e possíveis anomalias. Por isso, estabelecer uma boa base para coleta de dados é fundamental.

Durante o aprendizado, a máquina pode ser supervisionada (treinada com dados pré-estabelecidos) ou não supervisionada (quando a máquina tenta identificar padrões por conta própria).

  • Aplicação

A última parte consiste na aplicação/realização das etapas anteriores. Ou seja, a máquina está pronta para entregar aquilo que lhe foi pedido – seja interpretação de dados, tradução de textos, reconhecimento de imagens e outros.

A aplicação da inteligência artificial no marketing

Você com certeza já usou os recursos da inteligência artificial no marketing – como cliente ao usar os chatbots ou assistentes virtuais; e como profissional ao utilizar as plataformas de segmentação de leads, por exemplo.

A utilização dessas ferramentas se tornou essencial para o marketing digital, não apenas otimizando os processos, mas auxiliando nas tomadas de decisão embasadas em informações concretas, nas análises de desempenho das campanhas e na apresentação de insights valiosos.

Benefícios da IA

  • Marketing conversacional

Como já trouxemos em outro artigo, o marketing conversacional é uma das grandes tendências para o mercado em 2024 e a área que mais está recebendo atenção das empresas.

O uso de assistentes virtuais é uma poderosa maneira para a geração e nutrição de leads por melhorar a experiência dos clientes dentro das plataformas digitais.

O que é Marketing Conversacional?

  • Análise de dados e segmentação de leads

Um grande diferencial para qualquer empresa é a sua capacidade de segmentar seus leads, reconhecendo seus comportamentos e interesses.

Aliado à inteligência artificial, é possível fazer essa análise de maneira mais eficiente, identificando tendências, padrões e preferências de compras que irão ajudar a desenvolver campanhas mais personalizadas.

Conversão de leads – como transformá-los em clientes e aumentar suas vendas

  • Automatização e otimização de campanhas

A automatização de tarefas talvez seja uma dos maiores motivos de contenção na adoção das ferramentas de inteligência artificial. Acredita-se que haverá uma “substituição” dos serviços humanos aqui.

Porém, não é com esse intuito que essas ferramentas são utilizadas. Na verdade, é o contrário – essas ferramentas são utilizadas para assumir tarefas repetitivas que acabam tomando muito tempo dos colaboradores.

Com essa ferramenta em operação, eles poderão focar no desenvolvimento de atividades mais estratégicas que pedem mais atenção e cuidado no seu amadurecimento.

Além disso, é possível ajustar todas as suas campanhas para maximizar o ROI, tendo sempre uma análise em tempo real de sua performance.

Transformação digital – entenda seu impacto no mercado

Desvantagens da IA

Contudo, nem só de beleza vive o mundo. A aplicação da inteligência artificial no marketing e nos demais setores está sendo percebida como uma ameaça real a 40% dos empregos. [1]

Essa avaliação, porém, é feita baseado no despreparo de pessoal e dos países na hora de adotar essas ferramentas.

Como elas estão sendo desenvolvidas como ferramentas de auxílio, precisam ser tratadas como tal e não como uma forma mais barata de realizar determinado trabalho. Basta pedir a uma ferramenta de IA que escreva um texto ou faça uma pintura que percebemos, na hora, que foi feito por máquina.

Há padrões linguísticos e artísticos, por exemplo, que escapam da IA nas etapas de filtragem e aprendizagem, por isso acreditamos que a inteligência artificial é uma aliada importante para o marketing, mas que requer mais compreensão dos desenvolvedores e uma gestão cuidadosa das empresas para moldar o futuro de maneira positiva.

Conheça outros conteúdos

Site lento

Porque o site lento é o vilão do marketing digital

Ter um site é fundamental para reafirmar a sua presença no mundo dos negócios. É através dele que a sua empresa irá se apresentar ao público, vender produtos e fechar parcerias. Assim, é extremamente importante que essa plataforma tenha um bom funcionamento, afinal ter um site lento pode trazer inúmeros prejuízos.

Leia mais »
marketing b2b

Marketing B2B – conheça as melhores estratégias para a sua empresa

As transações Business to Business, também conhecidas como B2B, têm como foco principal o retorno sobre o investimento. As tomadas de decisão são mais complexas e por isso, se você vende para outras empresas, o Marketing B2B deve fazer parte da rotina da sua empresa. Conheça a seguir quais as melhores estratégias de ação.

Leia mais »
Pular para o conteúdo