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Qual o perfil dos internautas no Brasil?

Com um número cada vez maior de internautas, a internet vem ganhando espaço nas estratégias de comunicação de grandes e pequenas empresas no Brasil, e claro, conhecer a fundo o perfil desse internauta, é fundamental para entender qual a melhor maneira de se comunicar com eficiência com esse público.
20 de março de 2023

Segundo artigo publicado na revista Veja “no Brasil são 447 milhões de aparelhos notebooks, tablets, computadores e/ou celulares conectados na internet”. Além disso, a quantidade de usuários da internet ultrapassa os 150 milhões.

Um dos fatos mais interessantes a respeito disso é que quase todo internauta brasileiro está nas redes sociais. Para as marcas que desejam ter uma comunicação mais próxima de seu público e investir em marketing de conteúdo, esta é uma grande oportunidade.

Mas o Brasil é um continente em si mesmo, com vários “Brasis” dentro dele e perfis dos mais variados. Então, quando falamos do público digital no Brasil, a quem exatamente nos referimos? Descubra a seguir!

Números gerais do público digital no Brasil

Esses 150 milhões de usuários da internet representam 70% da população brasileira. Em média, o brasileiro passa 9 horas e 29 minutos conectado todos os dias, entre variados dispositivos, como smartphone, computador etc.

Quem revela esses e outros dados e estatísticas do uso da internet no Brasil é o relatório feito em parceria entre a Hootsuite e a We Are Social. Trazemos os números mais importantes aqui para você.

Desses quase 150 milhões de usuários, 140 milhões são ativos nas redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube, entre outras. Ou seja, 66% dos brasileiros acessaram alguma rede social pelo menos uma vez no último mês. Nelas, passaram em média 3 horas e 34 minutos por dia — e 85% deles estão online todos os dias!

É interessante notar também que 66% dos brasileiros acessam a internet via dispositivos móveis, que desde 2015 ultrapassaram o desktop como fonte de pesquisas no Google. É por isso que ter um site “mobile friendly” (acessível na navegação móvel) é tão importante para seu negócio.

Recapitulando alguns dados relevantes:

  • São 150 milhões de usuários da internet no Brasil;
  • São 140 milhões de usuários das redes sociais no País;
  • 66% dos brasileiros são usuários ativos das redes sociais;
  • 85% dos internautas brasileiros ficam online todos os dias;
  • 66% dos internautas brasileiros acessam por dispositivos móveis.

Dados dos usuários das redes sociais

Agora, para entender o perfil demográfico do público, vamos recorrer aos 140 milhões usuários ativos nas redes sociais, que representam mais de 90% dos internautas brasileiros.

Ainda de acordo com o relatório, a maior distribuição etária do público está entre os 18 e 44 anos.

A partir dessa informações, algumas informações relevantes são necessárias. Acompanhe!

1. A faixa etária está mudando rapidamente

Antes de você colocar todo o investimento em redes sociais apenas nos millennials (pessoas nascidas entre as décadas de 80 e 90), saiba que a terceira idade está cada vez mais conectada. O público idoso é o grupo que mais cresce entre os usuários da internet, assim como do Facebook, no Brasil.

2. Cada rede social tem um perfil de gênero predominante

Enquanto a média entre as redes parece ligeiramente equilibrada, com uma leve predominância feminina (no gráfico acima, o amarelo das mulheres supera o vermelho dos homens em todas as faixas etárias), sua estratégia de comunicação social deve considerar o público de cada veículo.

Na pesquisa de Hootsuite e We Are Social, descobrimos essa diferença de gênero em Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn:

Facebook: 130 milhões de usuários ativos • 53% mulher e 47% homem.
Instagram: 69 milhões de usuários ativos • 59% mulher e 41% homem.
Twitter: 8,6 milhões de usuários ativos • 34% mulher e 66% homem.
LinkedIn: 35 milhões de usuários ativos • 47% mulher e 53% homem.

3. Mulheres são mais ativas nas redes sociais

Considerando os engajamentos no Facebook, o público feminino é mais ativo online que o masculino em diversos fatores.

  • Elas curtem o dobro de páginas;
  • Curtem 65% mais posts;
  • Comentam quase o triplo;
  • Compartilham três vezes mais;
  • Clicam 64% mais em anúncios.

Isso é uma excelente notícia para as marcas, já que o público feminino é o maior decisor de compras no Brasil.

O que dizem o IBGE e o Ipea

Alguns dados complementares da Pnad Contínua, realizada pelo IBGE, mostra ainda como cada região do País está conectada. Em primeiro lugar está o Sudeste, com 72,3% dos habitantes conectados. Em seguida vêm Centro-Oeste (71,8%), Sul (67,9%), Nordeste (52,3%) e Norte (54,3%).

Entre áreas urbanas e rurais, percebe-se também uma grande diferença. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais de 70% dos moradores das cidades usam a internet, enquanto nas áreas rurais apenas 44%.

Já com relação ao nível de escolaridade, quanto mais anos um brasileiro estuda, mais facilidade tem para acessar a internet. Apenas 11,2% das pessoas com menos de um ano de instrução formal têm acesso. Entre 8 e 10 anos, esse percentual chega a 78,7%. Acima dos 15 anos, fica em 96,5%.

Além dessas desigualdades regionais e de instrução, há também a econômica. Para o Ipea, mais de 90% das pessoas nas classes A e B estão online, contra 42% das classes D e E.

Mas cuidado para não restringir sua comunicação a uma bolha de gênero, faixa etária ou econômica. É preciso levar esses percentuais em consideração com a realidade plural do Brasil e, claro, com seu público-alvo.

Por exemplo, mesmo que 90% das pessoas de classes A e B estejam online, o número de cidadãos das classes D e E na web é maior. Considerando os cálculos do Bradesco, baseados no IBGE, as classes A e B representam 21,3 milhões de brasileiros. Ou seja, 90% na internet somam 19,17 milhões de pessoas ao todo.

Agora, 42% de 73,3 milhões de brasileiros nas classes D e E significam 30,79 milhões de pessoas conectadas. Moral da história: sempre veja os dados em contexto.

Como gerenciar sua presença digital com facilidade

Além das dezenas de redes sociais presentes no Brasil, sua empresa ainda tem site, blog, e-mail e outros canais digitais disponíveis para se comunicar com o público. É difícil se organizar em meio a tudo isso, não é mesmo?

Para ajudar você que deseja gerenciar melhor sua comunicação online, com maior produtividade e melhor desempenho, a NSC montou um guia essencial. Nele damos dicas de ferramentas empresariais, muitas delas gratuitas, para turbinar seu jeito de fazer negócios.


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