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Relatório de Marketing – conheça os seus principais tipos

Em um relatório de marketing a sua empresa irá encontrar informações essenciais para otimizar os seus negócios. Conheça seus tipos e como interpretá-los aqui.
13 de outubro de 2023

Quando falamos sobre gestão, estratégias e otimização dos serviços de uma empresa, estamos falando sobre diversos pontos de interesse. E uma das maneiras de conseguir as informações necessárias é por meio de um relatório de marketing.

Além de coletar esses dados, é importante saber interpretá-los.

Os relatórios fazem parte da rotina de qualquer empresa – é através deles que todos os dados da instituição estão reunidos, sendo assim possível direcionar decisões corporativas de maneira mais assertiva, baseadas em fatos.

Por conterem informações tão importantes, os relatórios podem ser categorizados conforme a necessidade, tamanho e intenção de cada empresa. Dos mais tradicionais estão os relatórios de vendas, satisfação do cliente e produtividade.

Já em um relatório de marketing você poderá incluir informações sobre SEO, mídia e tráfego, e-mail marketing, mídias sociais, periodicidade, vendas e oportunidades.

Confira mais detalhes sobre como esses relatórios podem te ajudar a montar estratégias de marketing mais eficazes.

O que é um Relatório de Marketing?

Um relatório de marketing consiste em uma compilação de dados e informações que descreve resultados, parciais ou totais, das estratégias de marketing adotadas pela empresa.

Exemplificando, nos relatórios de mídias sociais, você irá encontrar informações sobre o desempenho dos conteúdos postados como alcance, engajamento, perfil do público que interagiu, tempo médio de consumo das informações e melhor horário e melhor dia para publicação.

Qual a importância de um relatório de marketing?

Assim como nos “relatórios tradicionais”, um relatório de marketing é baseado no desempenho das suas ações estratégicas.

  1. Conhecer a persona e seu comportamento

Um dos primeiros e principais passos para desenvolver um plano de marketing é a definição da persona. Através dela é possível definir as próximas etapas, inclusive definir o melhor tipo de relatório de marketing para sua empresa.

Além disso, quanto mais informações você tiver sobre a sua persona, melhor será o seu relacionamento com o público, possibilitando a criação de conteúdos mais relevantes e saber exatamente qual a melhor forma de se comunicar com ele.  

  1. Identificar canais de comunicação

Saber quais os canais de comunicação trazem o melhor ROAS é fundamental para a sua empresa direcionar a verba de marketing de forma eficiente e não perder tempo e dinheiro com caminhos sem saída.

  1. Validar as estratégias de marketing

Como mencionamos, o relatório de marketing é baseado em dados reais. Suas estatísticas irão apontar exatamente quais estratégias estão funcionando e quais não estão.

  1. Investimentos objetivos

Como você pode perceber, todas as motivações estão interligadas – um relatório de marketing é mais do que um monte de números e gráficos, ele contém informações valiosas que podem decidir o futuro da sua empresa.

Quais os principais tipos de Relatório de Marketing?

Dos vários tipos de relatórios de marketing, separamos os 4 mais utilizados pelas empresas. Confira a seguir. 

Relatórios de Mídias Sociais

Para os canais de comunicação de alta frequência, como as redes sociais, existem dois tipos de relatórios que você pode analisar – dados gerais de um perfil ou os dados de uma campanha específica.

As próprias plataformas irão te oferecer diversas informações como: quais publicações possuem melhores resultados, maior alcance, engajamento médio e perfil dos seguidores.

Sabendo qual conteúdo seu público prefere, é possível planejar seus próximos passos. 

Relatórios de Mídia e Tráfego

Esse tipo de relatório é focado na eficiência de geração de demandas. Ou seja, no retorno dos seus investimentos nas plataformas como o Google Ads e seu desempenho em levar novas pessoas para o seu site ou perfil.

Além de obter dados demográficos que te auxiliam na hora de entender sobre quem acessou seu site, qual o caminho ele percorreu dentro do site, tempo de visita, etc.

Relatórios de Vendas

Esse tipo de relatório é bem mais específico – ele trará informações sobre pedidos, conversões e ganhos, também de uma maneira geral ou específica de uma determinada campanha.

É possível medir também o custo de aquisição de cliente (CAC) – a métrica que irá te ajudar a avaliar o retorno do investimento de seus esforços para aumentar seus clientes.

Relatórios de E-mail Marketing

Esse relatório pode ser usado como um complemento do anterior – certifique-se de incluir as métricas de taxa de abertura, taxa de clique, de rejeição e conversão. Assim, você terá informações precisas sobre como os seus e-mails estão sendo percebidos pelos clientes. 

Com um Relatório de Marketing em mãos você e sua empresa conseguirá desenvolver estratégias melhores e mais eficientes para otimizar a sua presença online e o seu posicionamento no mercado.
E se precisar de ajuda na hora de desenvolver planos de ação, elaborar relatórios e interpretá-los, chame a Tripplo

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