fbpx

Transformação digital – entenda seu impacto no mercado

A transformação digital tem a sua base na mudança da mentalidade das empresas para incorporarem a tecnologia na sua rotina. Entenda um pouco mais sobre esse conceito e como ele tem impactado o mercado.
22 de novembro de 2023

Quando analisamos os últimos 10 anos do marketing, de todas as grandes mudanças que aconteceram, a transformação digital pode ser considerada como a principal.

A incorporação da tecnologia nas estratégias se tornou fundamental não só para garantir bons resultados como também para otimizar o planejamento e a gestão empresarial.

Dessa forma, não podemos deixar de mencionar que grandes mudanças assim não acontecem da noite para o dia e, existem diversas empresas que são contrárias às suas transições.

Neste texto traremos então alguns conceitos básicos da transformação digital, o seu impacto no mercado e na sociedade e por que a sua empresa deve investir nessas mudanças. Confira.

O que é transformação digital?

A transformação digital consiste na mudança da mentalidade das empresas para que essas possam incorporar as diversas abordagens e atuação da tecnologia.

Em outras palavras, é o uso da tecnologia como elemento central do desenvolvimento da empresa para que ela melhore seu desempenho no mercado, aumentando o alcance dos seus produtos e serviços.

E, claro, esse tipo de mudança leva tempo e, principalmente, um bom planejamento.

Por isso podemos entender que a transformação digital é mais uma estratégia de gestão do que do próprio marketing ou da tecnologia em si.

Dentre os vários elementos desse processo, separamos alguns para elucidar e facilitar o seu entendimento sobre como a transformação digital acontece e o seu impacto no mercado.

Quais os impactos da transformação digital para o mercado?

Antes de entrarmos nas principais etapas para a sua transformação digital, vamos comentar sobre os impactos que essa mudança traz para a sociedade e para o mercado.

Para ficar mais claro, pense em como a tecnologia está interligada na nossa rotina hoje – em como diversos processos, etapas e serviços foram otimizados graças a automatização desses.

E quando pensamos em setores mais específicos, como o da saúde, podemos afirmar que os atendimentos, tratamentos e cuidados melhoraram muito graças à tecnologia.

Contudo, junto de tantos benefícios vieram também desafios de acessibilidade e despreparo de algumas empresas em aceitar essas mudanças.

Os pilares da transformação digital

No livro “Transformação Digital: repensando o seu negócio para a Era Digital”, de David L. Rogers, especialista em estratégia digital, existem 5 pilares estratégicos  que devemos observar na transformação digital.

São eles: clientes, competição, dados, inovação e valor.

E para qualquer empresa que queira se manter de pé durante os próximos anos, desenvolver a mentalidade e entender a importância desses pilares é o grande diferencial.

  • Cliente

Como já trouxemos anteriormente, na era digital, o cliente precisa ser entendido como o principal elemento de uma empresa.

Com o avanço das tecnologias, ele está cada vez mais perto das marcas, interagindo e opinando de maneira instantânea, além de influenciar e construir (e destruir) a reputação das empresas.

Dessa maneira, o reconhecimento do cliente deve ser um dos seus principais objetivos.

  • Competição

Talvez a competição não seja a melhor palavra para designar esse pilar, uma vez que ela implica uma rivalidade, uma disputa entre duas ou mais marcas de um mesmo segmento e com atuações similares.

E por muito tempo essa foi a ideia do mercado.

Agora, porém, as “fronteiras empresariais” estão mais fluidas. É possível perceber como algumas marcas complementam outras que não pertencem necessariamente a mesma categoria.

Isso faz com que parcerias podem ser estabelecidas baseadas em valores, objetivos ou campanhas, transformando e ampliando essa competição para fora dos modelos pré-estabelecidos de negócios, onde cada empresa irá buscar a vantagem sob o cliente baseando-se na sua capacidade de influência.

  • Dados

Com o tanto de informação transmitida e coletada, o mínimo que as empresas precisam fazer é gerenciar esses dados da melhor maneira possível, uma vez que eles são oferecidos pelas plataformas de forma não estruturada.

Para a transformação digital, os dados são informações essenciais para as tomadas de decisões, planejamento e avaliações.

É possível também descobrir padrões de comportamento e consumo que levam a sua empresa a outro nível de relacionamento com o consumidor, capaz de gerar novos valores e posicionamentos.

Mas é preciso ficar atento às leis de proteção dos consumidores. 

Confira nosso artigo com tudo com que você precisa saber sobre a Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD)

  • Inovação

Tradicionalmente quando falamos sobre inovação pensamos no produto final, naquele que será disponibilizado para o público.

No entanto, diante do cenário atual e da nova maneira que eles são consumidos, muitas marcas passaram a inovar no processo de criação desses produtos, na concepção das ideias e boa parte disso vem da coleta e interpretação dos dados que mencionamos.

Ter o feedback do público em todas as etapas de criação, faz com o que seu produto chegue no mercado extremamente adequado para o consumo imediato, além disso, é possível trabalhar com gatilhos mentais de venda.

  • Valor

A junção de todos os pilares anteriores resulta no valor que o seu produto ou serviço entrega aos clientes.

No âmbito digital, a percepção de valor mudou com o tempo e as empresas passaram a integrar essa percepção na sua evolução do mercado. O conceito fixo de estabelecer um valor e seguir com ele até o fim já não corresponde mais ao momento que vivemos.

E essas adaptações são feitas com o amplo auxílio da tecnologia, aproveitando as oportunidades, identificando caminhos ruins e estabelecendo vantagens mercadológicas.

A transformação digital nas empresas

Implementar mudanças no sistema de gestão de qualquer empresa requer o envolvimento de todas as áreas de atuação. Apenas com o engajamento da equipe você conseguirá desenvolver suas estratégias e evitar grandes contratempos.

Contudo, no primeiro momento, é comum aparecer desafios mais técnicos em relação à tecnologia em si e para isso recomendamos trabalhar com sistemas, empresas e profissionais confiáveis.

Confira a seguir como dar início à transformação digital da sua empresa.

  1. Análise

O primeiro passo da transformação digital é fazer um levantamento e a análise das suas necessidades. Como essas informações variam de empresa para empresa, certifique-se de identificar exatamente quais são as suas prioridades e não as do mercado.

Identifique também qual o setor requer mais atenção e mais mudanças, dessa forma você consegue organizar e priorizar os investimentos para estabelecer uma boa base de desenvolvimento para os próximos setores.

  1. Organização

Como a transformação digital impacta toda a empresa, para começar a trabalhar nos seus “pontos fracos”, identificados anteriormente, é preciso considerar o relacionamento entre os setores.

Um exemplo simples – após entender que o seu setor de atendimento precisa de mais atenção, você precisará alinhar e até mesmo redirecionar alguns serviços e pessoal para suprir esse setor durante as mudanças.

Por isso, mencionamos ser uma questão de gestão; considere todos os seus recursos disponíveis para usá-los de maneira otimizada e produtiva para toda a equipe.

  1. Execução

Sabendo onde e quando agir, seu próximo passo é a execução. Aqui é o momento  de implementar tudo o que foi entendido nos outros passos e dar o seu primeiro passo para a transformação digital.

Esteja preparado para educar a sua equipe (e o seu público, a depender do setor), se possível ofereça mentorias, cursos ou palestras. É importante que todos os seus colaboradores estejam cientes das mudanças que acontecerão na empresa.

  1. Testes

Da mesma forma que as estratégias de marketing precisam ser testadas e avaliadas com determinada frequência para conseguirmos os melhores resultados, a implementação das tecnologias e as atualizações devem ser feitas de maneira controlada.

Estabeleça um período para a implantação e para a familiarização; depois peça um feedback para aqueles que estão diretamente envolvidos com a mudança.

  1. Avaliação

Com o feedback e os relatórios de desempenho em mãos, você terá a oportunidade de avaliar de perto a performance das novas mudanças.

Acompanhe os indicadores e certifique-se que a sua transformação digital aconteça de maneira natural e assegurada.

A transformação digital é inevitável e cada vez mais empresas, grandes e pequenas, estão se adaptando a essa mentalidade. Aproveite o momento para conhecer mais sobre os seus negócios e melhorar seus resultados.

Quer melhorar os resultados da sua empresa? Entre em contato e saiba como a Tripplo pode te ajudar!

Conheça outros conteúdos

Site lento

Porque o site lento é o vilão do marketing digital

Ter um site é fundamental para reafirmar a sua presença no mundo dos negócios. É através dele que a sua empresa irá se apresentar ao público, vender produtos e fechar parcerias. Assim, é extremamente importante que essa plataforma tenha um bom funcionamento, afinal ter um site lento pode trazer inúmeros prejuízos.

Leia mais »
marketing b2b

Marketing B2B – conheça as melhores estratégias para a sua empresa

As transações Business to Business, também conhecidas como B2B, têm como foco principal o retorno sobre o investimento. As tomadas de decisão são mais complexas e por isso, se você vende para outras empresas, o Marketing B2B deve fazer parte da rotina da sua empresa. Conheça a seguir quais as melhores estratégias de ação.

Leia mais »
Pular para o conteúdo