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Transformação Digital x Redes Sociais

6 de setembro de 2021

A transformação digital pode ser alcançada através de várias medidas – elas são bem acessíveis e vale cada investimento.

Dentre elas, há uma que parece informal e pouco importante para vários(as) gestores(as), o que os(as) fazem negligenciá-la: a manutenção das redes sociais.

Por ser um meio mais despojado e informal, muitos empresários não o veem como um canal potente para o marketing de suas empresas, pois o relacionam apenas ao universo da descontração. No entanto, é imprescindível que sua empresa esteja nas redes sociais ativamente.

Vamos entender melhor como as redes sociais podem ser valiosas no projeto de transformação digital da sua empresa.

O CONSUMO DE INFORMAÇÃO E RELACIONAMENTO NO MUNDO DIGITAL CONTINUA CRESCENDO NA PANDEMIA – E CONTINUARÁ A CRESCER APÓS SEU TÉRMINO.

No início da pandemia da covid-19, surgiram várias teorias de como seria o novo normal.

Houve falas pessimistas e catastróficas sobre o fim de profissões, de grandes instituições, de sentimentos e até de formas de relacionamentos. Muita coisa, claro, não se concretizou.

Hoje, depois de 1 ano de pandemia, algumas teorias já se perderam, mas outras se confirmaram. Entre as tendências que se confirmaram, estão a certeza de que o consumo de informação e de relacionamento no mundo digital continuarão a crescer após a pandemia.

As pessoas encontraram na web espaço para manter alguma rotina de convivência – mesmo que virtual – e possibilitar a manutenção de laços familiares, de amizade e até amorosos enquanto precisavam se distanciar fisicamente. Vários canais de informação liberaram os acessos às notícias, que passaram a ser mais acessadas, uma vez que existia – e existe – a ânsia por saber o que acontecia do portão de casa para fora.

Várias profissões se reestruturaram, várias relações comerciais foram repaginadas, vários ofícios passaram por um processo acelerado de transformação digital.

Atualmente, as empresas já percebem a importância de manter presença na web, porém, ainda têm dificuldades de criar conteúdos relevantes que gere engajamento e audiência em favor do crescimento do seu negócio. A regra essencial para trabalhar com produção de conteúdo para redes sociais em qualquer esfera do Marketing Digital, é conhecer sua persona.

Tendo a persona definida, você terá condições de saber quais os assuntos abordar e qual a melhor estratégia para adotar para atrair seu público à sua marca. Entregue ao seu público conteúdos relevantes, com alto nível de empatia. Focar em nichos ajuda a direcionar a comunicação, procure direcionar o assunto do conteúdo com o que realmente seu público está procurando.

Com um bom planejamento, você terá meios para criar conteúdos que engajam quem te segue, sem falar que não correrá o risco de publicar sobre o mesmo assunto em datas muito próximas ou até duplicados.

Saiba quais redes sociais você deve usar e como criar conteúdos para elas aqui.

LIDE COM AS POSTAGENS NAS REDES SOCIAIS COM A SERIEDADE QUE ELAS MERECEM: PLANEJE, CRIE, PRODUZA E AGENDE SEUS POSTS.

As redes sociais são um espaço de informalidade para o seu público. A forma de administrá-las não deve ser amadora.

O retorno que o investimento feito em suas postagens dá à sua empresa pode te surpreender. Não é viável tratar o perfil da sua marca com a mesma tranquilidade que você trata o seu perfil pessoal. Veja esse espaço como todos os outros da sua empresa– sejam os físicos ou os virtuais.

Crie um calendário de postagem. Mantenha uma movimentação periódica. Quanto mais movimentada é a sua rede, mais ela aparece para os usuários, e maior é a prioridade que os algoritmos do administrador dá para ela na fila de aparição nos feeds dos seguidores.

Produza posts interativos. Pode ser um simples stories com pergunta, com enquete, apontando o post feito no feed. Crie conteúdo “printável”: quando alguém salva seu post ou dá um “print” na tela dos seus stories, por exemplo, a sua credibilidade cresce na rede, e o algoritmo entende que você é importante. Além da moral que bons posts ganham com o público, claro.

SUA EMPRESA PRODUZ CONTEÚDOS DIARIAMENTE. APROVEITE-OS NAS REDES SOCIAIS.

Todos os dias acontecem “coisas” na sua empresa.

Aproveite essa oportunidade para criar conteúdos diários – seja mostrando o backsatage de alguma etapa de produção; alguma curiosidade, até mesmo dúvidas que surgiram ali no momento. Isso mostra o quanto você está motivado a fazer o seu melhor.

Você pode pedir para que os seus colaboradores contribuam nessa parte também. Cada segmento possui uma infinidade de materiais que podem ser aproveitados.

No entanto, não se esqueça de também planejar a postagem desses materiais, de organizá-los com critério e de lançá-los em ordem cronológica estratégica. Por exemplo, você pode eleger as sextas-feiras para materiais mais descontraídos. Além de planejar os posts, também é interessante marcar as pessoas envolvidas, Todas essas são práticas que podem melhorar o engajamento do seu público.

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