fbpx

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E A IMPORTÂNCIA DE MANTER UM SITE ATIVO

25 de agosto de 2021

O processo de transformação digital da sua empresa é de extrema importância para manter o seu negócio ativo.

Esse projeto é composto por várias ações que visam a digitalização real dos seus negócios. Diferentemente do que muitos(as) gestores(as) pensam, um bom programa de transformação digital não contém apenas ações complexas. Contém, sim, várias ações simples, porém imprescindíveis para colocar a sua marca no mundo digital, essencial para a captação e fidelização de clientes.

Neste artigo, vamos explicar melhor algumas estratégias para você utilizar no seu site, a fim de gerar acessos, mas para isso, é preciso aprender a deixa-lo agradável, atrativo e com uma usabilidade eficiente. Com essas medidas simples, o site da sua empresa terá um bom ganho de tráfego, que é, afinal, o que interessa.

TENHA UM SITE ESTRUTURADO, ORGANIZADO E COMPATÍVEL COM TODOS OS DISPOSITIVOS

Já conversamos sobre algumas estratégias importantes para seguir ao elaborar ou aprimorar o site no seu programa de transformação digital. Existem medidas simples que melhoram muito esse seu espaço virtual e até servem de isca para atrair e seduzir novos clientes.

O site da sua empresa representa a sua marca no mundo virtual.

Ele é acessado a todos os momentos por seus clientes atuais ou futuros, e precisa estar o tempo todo preparado para isso. Da mesma forma que você não deve receber visitas de colaboradores e possíveis clientes com a sua empresa desorganizada e caótica, seu site também não pode estar desorganizado e caótico quando receber visitas.

A questão é que o seu espaço virtual recebe pessoas o tempo todo.

Você deve pensar no site como pensa no espaço físico da sua empresa: as coisas devem estar em seus lugares, deve haver uma lógica prática na organização desse espaço, todos os conteúdos devem estar dispostos de forma que facilite a navegação do usuário, promovendo uma ótima experiência para o usuário.

MAS AFINAL DE CONTAS, O QUE PRECISA SER FEITO NO SEU SITE PARA TORNA-LO DE FATO UM SITE ATIVO?

CRIE UMA ÁREA DE NOTÍCIAS

Muitos gestores têm dificuldade de pensar em conteúdos novos para postar no site, e perdem tempo e dinheiro planejando material para alimentar o ambiente digital. O projeto de transformação digital deve focar na sua rotina de forma prática, objetiva e eficiente.

Acontecem coisas interessantes diariamente no ambiente de trabalho. Eventos, produções de trabalhos específicos, desenvolvimento de projetos, reuniões… O mundo empresarial está cheio de informações, basta organizá-las e prepará-las para a publicação no seu site.

Sabemos que essa preparação por si só já demanda um grande trabalho, e talvez não exista mão de obra reservada para isso no seu projeto de transformação digital. Se tiver problema para designar pessoas para fazer essas funções, uma ideia que funciona é criar grupos voltados para isso.

Muitos colaboradores têm interesse em ter essa participação Você pode selecionar alguns deles para produzir, selecionar e até publicar esse material com a orientação de um profissional da área.

BLOG É UMA ÓTIMA ESTRATÉGIA PARA GERAR ACESSOS AO SITE

É interessante reservar uma aba do site da sua empresa para criar um blog com textos mais informais, pessoais, produzidos por colaboradores voluntários ou por redatores especializados.

Nesse espaço pode haver dicas, informações específicas sobre determinado produto ou serviço, curiosidades relacionadas com o segmento de atuação, artigos de opinião, testes… Nele, podem ser explorados também conteúdos como dicas de carreira, vagas de estágio ou emprego, sugestões, entre vários outros conteúdos mais pessoais.

Essa aba, que pode parecer simples e pouco acadêmica, é uma ferramenta muito eficiente para personalizar as relações no seu universo empresarial. Isso poderá não só atrair futuros clientes como também gerar relacionamento com os atuais.

ÁREA DE VAGAS DE ESTÁGIO

Dependendo do segmento, do foco e do público da sua marca, a área de vagas de estágio é a mais acessada.

Nesses casos, não se deve colocar esses anúncios entre as notícias em geral. É importante criar uma sessão especial para ela, e torná-la prática, objetiva, agradável e de fácil acesso. Ela não deve ficar escondida, e deve ser atualizada constantemente.

Manter uma sessão com vagas vencidas ou inexistentes é pior que não ter. Logo, gestor(a), crie e esteja disposto a alimentá-la – ou dê essa tarefa para alguém que a fará bem. Você perceberá que a área de vagas de estágio além de gerar tráfego para o site, cria mais um vínculo com seu público.

REDES SOCIAIS TAMBÉM GERAM TRÁFEGO

Já falamos sobre a importância de se manter as redes sociais bem cuidadas e alimentadas. São inúmeros os benefícios e o retorno é rápido e perceptível.

Você também pode utilizar as redes sociais para gerar tráfego ao site. Posts rápidos com chamadas para notícias postadas no site, para novos conteúdos do blog ou para anúncios de vagas de emprego não só movimentam as redes como geram tráfego para o site. Entretanto, não esqueça de inserir o link do site na bio das redes sociais. Isso facilita o usuário a chegar ao seu destino on-line.

Conheça outros conteúdos

Site lento

Porque o site lento é o vilão do marketing digital

Ter um site é fundamental para reafirmar a sua presença no mundo dos negócios. É através dele que a sua empresa irá se apresentar ao público, vender produtos e fechar parcerias. Assim, é extremamente importante que essa plataforma tenha um bom funcionamento, afinal ter um site lento pode trazer inúmeros prejuízos.

Leia mais »
marketing b2b

Marketing B2B – conheça as melhores estratégias para a sua empresa

As transações Business to Business, também conhecidas como B2B, têm como foco principal o retorno sobre o investimento. As tomadas de decisão são mais complexas e por isso, se você vende para outras empresas, o Marketing B2B deve fazer parte da rotina da sua empresa. Conheça a seguir quais as melhores estratégias de ação.

Leia mais »
Pular para o conteúdo