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Branding: 4 dicas para trabalhar a valorização de marca na área da saúde

Se a sua empresa atua na área da saúde, saiba que existem estratégias de marketing que valorizam a sua marca e a sua presença no mercado. Confira a seguir como trabalhar o branding na área da saúde.
16 de junho de 2023

A maneira com que consumimos informações atualmente fez com que diversas empresas passassem por reformulações, principalmente no que diz respeito à maneira como se comunicam com o público.

Essa reformulação é conhecida no marketing como “Branding” – um conjunto de estratégias direcionadas para a valorização da sua marca no mercado.

E nos últimos anos houve um boom da presença de laboratórios, clínicas e centros de saúde nas redes sociais. Essa presença impulsionou a concorrência e a utilização de uma gestão eficiente de marca se tornou ainda mais necessária.

A seguir iremos mostrar 4 dicas sobre como trabalhar na valorização de marca na área da saúde e porque a sua empresa precisa dessas estratégias. Confira.

4 dicas para fazer o branding da sua empresa

Cada empresa possui suas particularidades, e vemos estas diferenças inclusive entre concorrentes que atuam no mesmo segmento. Na área de diagnóstico, por exemplo, ao mesmo tempo em que existem laboratórios especializados em exames de rotina, outros focam em exames moleculares.

De qualquer forma, existem algumas ideias gerais que conseguem abordar cada uma dessas características.

  1. Conheça seu público

O primeiro passo para começar a montar as suas estratégias de branding é conhecer o seu público.

Sabendo sobre seu comportamento de compra, suas necessidades e prioridades, é possível estabelecer uma rede de comunicação mais eficiente, direcionando o consumidor final a produtos e serviços que serão realmente relevantes para ele.

Na área da saúde esse é um aspecto extremamente relevante, visto que as demandas são cada vez mais personalizadas. 

Se olharmos para as clínicas especializadas em saúde da mulher, por exemplo, é possível ir além das promoções genéricas para atrair clientes e trabalhar em campanhas de conscientização e prevenção. Além de promover a sua empresa, você estará criando oportunidades de atração e fidelização de clientes.

Outro fator interessante a ser observado é a presença nas redes sociais – cada grupo etário, por exemplo, consome essas redes de maneira diferente, seja pelo tipo de interação, seja pelo horário e até mesmo pela região em que vivem.

Portanto, fique de olho nas métricas desses aplicativos! Eles fornecem dados bem relevantes para o seu negócio.

Quer saber como gerenciar as redes sociais da sua empresa de forma profissional?

  1. Percepção de valor

Compartilhar a missão e os valores da sua empresa reforça o seu posicionamento e mostra para todos os seus clientes a sua seriedade perante o mercado. 

Mas é preciso ir além da publicação dos textos, e realmente agir de acordo com estes princípios. Com a busca por serviços e tratamentos mais humanizados, mostrar o seu comprometimento com a saúde da população se tornou fundamental.

Trabalhe com textos e postagens institucionais que possam ilustrar isso – mostre sua equipe; fale sobre os exames e/ou os serviços oferecidos; e quais medidas de segurança a sua empresa adota para a proteção dos clientes.

Outro ponto importante para médicos e clínicas é obedecer o Manual de Publicidade Médica –  um conjunto de regras que indica a maneira como as propagandas médicas devem ser feitas.

Dois bons exemplos são:

  • Art. 8º O médico pode, utilizando qualquer meio de divulgação leiga, prestar informações, dar entrevistas e publicar artigos versando sobre assuntos médicos de fins estritamente educativos.
  • Art. 9º Por ocasião das entrevistas, comunicações, publicações de artigos e informações ao público, o médico deve evitar sua autopromoção e sensacionalismo, preservando, sempre, o decoro da profissão.
  1. Conteúdos relevantes

A produção de conteúdo funciona como um complemento da percepção de valor. Ao pensar nas estratégias de branding, a comunicação ocupa uma boa parcela do planejamento.

A criação de posts e textos deve sempre seguir as características da sua persona – pense que você precisa educá-la e informá-la sobre o que está acontecendo no mundo, sobre novas técnicas e sobre novos serviços que irá oferecer.

Saiba como criar a persona perfeita

No caso de laboratórios, por exemplo, é possível trabalhar com textos que explicam como determinado teste é feito ou informar sobre os principais cuidados com a gripe durante o inverno.

  1. Pós-venda

É impressionante a quantidade de empresas que ignoram o cliente no pós-venda e podemos dizer que é um grande erro!

Como já trouxemos em outros textos, a jornada de compra que cada pessoa atravessa para, enfim, comprar o seu produto é longo e, mesmo para quem não trabalha diretamente com marketing digital, é possível entender que é mais custoso trilhar todo esse caminho com um novo cliente do que conservar aquele que já realizou uma ou mais compras.

O pós-venda faz parte do inbound marketing e consiste na adoção de estratégias específicas para a fidelização dos seus clientes – aqui, você pode trabalhar com conteúdo personalizado baseado na compra anterior, oferecer descontos customizados e, no caso de clínicas – disparar mensagens lembrando de consultas e retornos, por exemplo.

Leia sobre conversão de leads e como aumentar suas vendas

*Dica Bônus*

  1. Experiência do Paciente

Conforme aponta o estudo realizado pela Doctoralia, TuoTempo e Feegow, “Não há ninguém mais qualificado para sugerir melhorias, apontar problemas e exaltar os diferenciais de qualquer instituição de saúde do que o próprio paciente. Afinal, é ele quem percorre cada um dos passos da jornada: antes, durante e depois da consulta.”

Dessa forma, pesquisas de satisfação do cliente são excelentes ferramentas para avaliar o desempenho da sua empresa. 

“Além de facilitar o desenvolvimento constante do negócio, a prática também valoriza a opinião do cliente, criando um espaço adequado para que ele se sinta confortável para ser franco e direto. Outra vantagem notável é a possibilidade de transformar opiniões genuínas em estratégia de marketing, uma vez que fortalecem a reputação da marca.”

Por fim, reforçamos que independente da sua empresa e da sua área de atuação na saúde, as estratégias de branding são uma excelente opção para melhorar e valorizar a sua posição no mercado e enfrentar a crescente concorrência.

Caso tenha alguma dúvida ou precise de ajuda para montar suas estratégias, chame a Tripplo!

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