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5 Tendências de marketing para 2024

Um bom planejamento é aquele que é feito baseado em informações confiáveis e na observação do mercado. Confira a seguir as principais tendências de marketing para 2024 e saia na frente.
5 de dezembro de 2023

Enquanto 2024 se aproxima, diversos canais e profissionais do marketing já estão fazendo suas apostas para o mercado do próximo ano. Essa iniciativa é fundamental para toda empresa que deseja começar o ano com suas estratégias encaminhadas conforme as tendências de marketing.

Desde a criação de vídeos curtos até a implementação de inteligência artificial, o marketing está cada vez mais alinhado com a tecnologia. E esse tipo de vínculo será o grande diferencial nos próximos anos.

A Tripplo fez um levantamento dessas tendências e reunimos as principais delas neste texto. Confira a seguir quais você já pode usar para desenvolver seu planejamento e sair na frente dos seus concorrentes.

 

Principais tendências de marketing para 2024

O aumento da utilização da inteligência artificial e do machine learning, bem como a transformação digital, determinarão o sucesso das campanhas e estratégias no futuro do marketing.

Além disso, as empresas precisam considerar as mudanças no comportamento do consumidor, uma vez que esses se tornaram mais exigentes em relação a sua experiência durante toda a jornada de compra.

Portanto, considere as estratégias que abordam as conversões, a experiência do usuário, automação e análise de dados para garantir campanhas de sucesso.

 

  • Marketing conversacional e interações baseadas em IA

O marketing conversacional veio para redefinir as interações com os clientes e o consumidor moderno busca soluções instantâneas e por gratificação imediata.

Seja por meio de chatbots ou assistentes virtuais, as empresas que usam esse recurso conseguem envolver seus consumidores em tempo real, respondendo a dúvidas e orientando nas decisões de compra.

E, como pudemos ver ao longo desse ano, as conversas orientadas por IA conseguiram proporcionar uma experiência mais personalizada, aumentando a satisfação do cliente e, consequentemente, as conversões.

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  • Marketing ético e Sustentabilidade 

Como já trouxemos em outros textos, o consumidor moderno não está interessado somente na aquisição de um produto ou serviço. Ele procura por marcas responsáveis, marcas que estão comprometidas com a verdade e com a sustentabilidade, onde seus valores e objetivos respeitam a sociedade de uma maneira geral.

Esta tendência, enfatizada pela pandemia e pelo isolamento social dos últimos anos, levou a um aumento das empresas que promovem as suas iniciativas de sustentabilidade e práticas éticas.

E o marketing de 2024 é sobre a experiência do cliente.

Consumidor 5.0 – conheça os hábitos de consumo desse novo tipo de cliente


  • Vídeos e domínio de conteúdo

Impulsionado pela ascensão do TikTok e do YouTube Shorts, a produção de vídeos curtos é uma das principais tendências de marketing.

Mesmo que esse formato não seja inteiramente uma novidade, o apelo de contar uma história em pouco tempo e de maneira cativante chamou a atenção do público e a tendência é a sua continuidade.

Você pode explorar esse formato não apenas para anúncios, mas para contar histórias, lançar produtos e até mesmo depoimentos de clientes.

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  • Hiper Personalização, Big Data e Análises

O consumidor de hoje quer experiências personalizadas.

E graças ao enorme volume de dados disponibilizados pelos principais pontos de contato, como as redes sociais e os sites, as empresas estão conseguindo oferecer conteúdos altamente personalizados para o seu público.

Essa estratégia, inclusive, faz parte da transformação digital – outra grande tendência de marketing e de gestão. 

A adoção do big data e a análise dos relatórios resultam no desenvolvimento de estratégias hiper personalizadas, onde o conteúdo, as recomendações e até mesmo os anúncios são direcionadas para consumidores individuais, transformando o marketing de massa ainda mais obsoleto.

Entenda o impacto da transformação digital no mercado

 

  • Colaborações

Para ampliar o alcance e o relacionamento com o consumidor, podemos esperar inúmeras parceiras e colaborações entre empresas.

Nancy Harnett, chefe do programa de afiliados da HubSpot, diz que “As marcas colaborarão mais estreitamente com os afiliados, indo além do relacionamento convencional de afiliados. Isso envolverá a cocriação de conteúdo, a organização de webinars conjuntos e a exploração de modelos de divisão de receitas para incentivar ainda mais os parceiros”.

Esse tipo de relacionamento funciona também como estratégia de gestão, já que as empresas passarão a adotar uma abordagem mais integradora às parcerias, podendo trabalhar com:

  • Equipes de SEO para trocas de links estratégicos;
  • Equipes de vendas para demonstrações de produtos;
  • Equipes de relações-públicas para entrevistas;
  • Equipes de marketing de conteúdo para guest blogging.

 

Ao combinar a experiência, os recursos e os dados, essas parcerias visam oferecer experiências mais abrangentes e valiosas ao seu público-alvo”, acrescenta Nancy.

Lembramos que essas são apenas algumas das tendências de marketing para 2024 e que cada uma delas precisa ser adaptada para a realidade de cada empresa.

Contudo, podemos perceber que a tecnologia desempenha e desempenhará um grande papel na gestão dos negócios.

Baixe nosso guia e aprenda a criar uma campanha de marketing digital que faça seu negócio alcançar resultados inéditos

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