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Fortaleça a sua presença digital e aumente suas vendas

Se a internet hoje é essencial para mantermos contato com amigos e familiares, para as empresas a presença digital é ainda mais importante. Saiba como você pode fortalecer a sua marca e aumentar suas vendas.
1 de novembro de 2023

A presença digital é indiscutivelmente uma condição essencial para as empresas garantirem cada vez mais clientes sem a necessidade de investir em materiais físicos e tradicionais que conhecemos.

Mesmo para os serviços considerados habituais, como os da educação, manter suas abordagens na esfera eletrônica se mostrou ainda mais importante nos últimos anos.

E a necessidade dessa presença digital aumenta quando considerarmos que, anualmente, as vendas pelos canais online só crescem. Segundo os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm):

– O e-commerce irá atingir R$ 185,7 bilhões em 2023;
– O número deve chegar a R$ 273 milhões em 2027;
– A alta representa quase 50% no intervalo dos próximos quatro anos.

O que era uma tendência, hoje virou realidade. Qualquer empresário ou interessado em ser dono do seu próprio negócio precisa atuar no digital para ganhar visibilidade e ter mais resultados”, analisa o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. [1]

Mas, como você pode aumentar suas vendas? Quais os recursos utilizar? Confira a seguir.

Recursos para aumentar a sua presença digital

Existem diversas maneiras de aumentar e melhorar a presença digital da sua empresa e, consequentemente, atrair potenciais clientes e ter o seu nome lembrado na hora de uma compra, indicação ou recomendação.

O primeiro passo é saber quais são as plataformas ou ferramentas disponíveis e quais são as melhores para conseguir se comunicar de maneira efetiva com a sua persona.

Com essas informações em mãos fica mais fácil planejar quais as melhores opções para trabalhar os seus conteúdos de maneira mais eficiente e agradável ao público.

Dentre os principais recursos estão:

Por que ter um site e blog?

Se você deseja começar as suas estratégias de marketing com o pé direito, a melhor opção é desenvolver um site para a sua empresa, onde você irá colocar todas as informações, produtos e/ou serviços que oferece.

E mesmo que você não tenha um e-commerce, a presença digital continua sendo valiosa, uma vez que a internet é o principal meio pelo qual as pessoas procuram por informações e, logo, a maneira com irão encontrar a sua marca.

Conforme o Ministério das Comunicações

  • No Brasil são 60 milhões de domicílios com acesso à internet;
  • 81% dos brasileiros usam a internet diariamente;
  • Desse total, 62% dos usuários utilizam a internet somente pelo celular.
  • Só em 2022, as vendas totais registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$169,6 bilhões.

Dessa forma, o site pode ser considerado como o portfólio, o catálogo da sua empresa. Portanto, certifique-se de que todas as informações relevantes estejam corretas e distribuídas pelas páginas.

Separe um espaço para o “quem somos” – breve história da empresa, missão e valores; um espaço para parcerias e cases de sucesso; um para seus produtos/serviços; e um para o blog.

Por que a sua marca precisa de um site responsivo?

Uma das principais maneiras de estabelecer uma boa relação com os seus clientes, atuais e prospects, é através da produção de conteúdo de valor que irá ajudá-los durante a jornada de compra.

E para agregar mais valor, o seu conteúdo precisa seguir uma certa periodicidade, seja com atualizações de mercado, com novidades da empresa e novas informações, afinal, sabemos que o consumidor está cada vez mais exigente e exigindo mais personalização nas abordagens.

Contudo, para a presença digital é preciso que esses conteúdos sejam otimizados para SEO, ou seja, que utilizem recursos que ajudarão a indexar nos principais buscadores como o Google.

Conheça o consumidor 5.0

Redes sociais

É indiscutível o domínio das redes sociais em nossas rotinas, seja para entretenimento seja para negócios. Fato é que o Brasil é o terceiro maior consumidor de rede social no mundo.

Há anos, as redes sociais têm representado um espaço relevante no ambiente digital. A posição de destaque aumenta a competitividade das marcas nesses canais e requer estratégias inteligentes para aumentar e reter engajamento.” comenta Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil.

YouTube, Facebook e Instagram são as redes mais acessadas pelos brasileiros, com alcance de 96,4%, 85,1% e 81,4%, respectivamente. Em relação ao tempo de consumo, Instagram e YouTube são as redes onde os usuários dedicam mais minutos. [2]

Porém, vale ressaltar que a sua empresa precisa estar onde o seu público está, ou seja, será muito difícil obter resultados positivos investindo na produção de vídeos curtos para o Tik Tok quando a sua persona prefere artigos compartilhados no LinkedIn, por exemplo.

Quer saber como gerenciar as redes sociais da sua empresa de forma profissional?

Campanhas digitais

As campanhas digitais podem ser feitas com diversos propósitos – seja para impulsionar o seu perfil na rede social, seja para a divulgação de um produto novo, uma promoção ou institucional.

De qualquer forma, essas campanhas devem seguir a lógica – para quem; onde e; quando. 

Já que existem tantas pessoas utilizando a internet, aproveite o espaço para divulgar seus diferenciais.

Disponibilizamos um e-book com tudo que você precisa para criar uma campanha de marketing digital.

E-mail marketing

Como já trouxemos anteriormente, o e-mail marketing é uma excelente ferramenta de comunicação que deveria ser mais explorada pelas empresas.

Sua versatilidade permite que você trabalhe e acompanhe cada um dos seus clientes ao longo da jornada de vendas. Além disso, do ponto de vista financeiro, o e-mail marketing é a ferramenta ideal para nutrir os leads e gerar vendas, além de aumentar a taxa de ROI.

7 vantagens em usar o e-mail marketing

Como você pode melhorar a sua imagem?

Todos os recursos mencionados anteriormente podem ser entendidos como medidas focadas no público. Contudo, existem alguns fatores que devem ser melhorados internamente.

Aspectos como a sua identidade visual, o uso de chatbots ou outros canais de atendimento, newsletter e ainda, consentimento para envio de informações e ofertas são outros fatores que você precisa estar atento. 

Gestão de Marca – 4 dicas para você valorizar a sua empresa

Certifique-se de trabalhar sempre de maneira transparente, estimular a troca com os seus clientes por meio de pesquisas de satisfação e estar aberto a mudanças e adaptações, afinal, uma boa gestão consiste na integração de todos esses fatores.

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