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O que você precisa saber sobre desenvolvimento de site

26 de junho de 2019

Um bom site vai além de um simples canal para ser encontrado, é uma ferramenta de relacionamento e vendas. Por isso, o desenvolvimento de site deve ser feito com planejamento e estratégia, focado na experiência do usuário.

Ter um site com informações irrelevantes, estrutura de navegação confusa e layout feio, é a formula para expulsar seus clientes. Um website atraente e responsivo é um convite para o usuário permanecer por lá por mais tempo, aumentando suas chances de conversão.

Quer saber como fazer do seu site um canal mais eficiente? Continue a leitura!

O que tem mais impacto: conteúdo ou visual?

É claro que um site visualmente atrativo é extremamente importante. No entanto, não adianta ter um design de encher os olhos se o conteúdo não acompanhar. Esses dois aspectos devem andar em conjunto e se complementarem. O seu cliente está em busca de informações relevantes, que solucione os seus problemas ou ao menos aponte caminhos que o inspire a encontrar soluções práticas e criativas. Assim, ter uma embalagem atrativa para um conteúdo realmente útil é o melhor que o seu site pode fazer pelo seu cliente e pelo seu negócio.

Quais são as páginas mais importantes de um site?

Seja qual for o seu negócio, há quatro páginas que não podem faltar no seu website: página inicial; a página “sobre” ou “quem somos”; blog; e página de contato.

Página inicial

É a porta de entrada do seu negócio na internet, por isso, as informações mais importantes devem ser diagramadas nessa página. É preciso que ela tenha um fluxo de informações que direcionem o cliente de forma clara para os próximos passos da interação. Os CTAs bem direcionados são ouro para que seus clientes acessem as outras páginas e fiquem por mais tempo.

Sobre ou quem somos

É o canal para a empresa se apresentar, dizer de forma direta o que pode fazer pelo cliente. Contar as partes mais relevantes da história ajuda a criar admiração e confiança no potencial e qualificação da empresa para entregar o que promete.

Blog

É o espaço onde o marketing de conteúdo pode ser desenvolvido com estratégia, pensando em cada ponto do funil de vendas e nas possibilidades de conversão. É preciso ter sempre conteúdo relevante para o cliente, apresentando os mais recentes primeiro. Criar categorias de conteúdo também facilita que o usuário encontre logo o que está buscando. Incluir CTAs interessantes, como assinar o blog, entrar em contato, comentar no post, compartilhar nas redes sociais, entre outros, é uma forma eficiente de estimular o cliente a se manter conectado com a empresa.

Contatos

Facilite a interação do cliente que entrou na sua página de contato. Inclua CTAs óbvios e diretos como “Fale conosco!”; “Deixe sua mensagem!”; “Entre em contato!”. Use links diretos para o endereço de e-mail ou disponibilize formulário de mensagem direta.

Os números de telefone com indicações dos canais como SAC, setor de vendas, ouvidoria também direcionam de forma mais satisfatória a ação do cliente. Bem como informações de endereço com mapas que o ajudem a localizar com mais facilidade a empresa.

Como planejar e estruturar o conteúdo do site?

Na primeira página do seu site, seu cliente deve encontrar as informações mais importantes, como quem é a empresa, o que oferece, quem são seus clientes, como entrar em contato, etc. Uma navegação limpa, com linguagem clara e acessível é essencial para criar uma boa impressão. Os botões devem ser facilmente visualizados, com indicações precisas do conteúdo que o usuário vai encontrar em cada um deles.

Uma caixa de inscrição de e-mail ou assinatura de newsletter deve ser um convite atrativo o suficiente para que o cliente se interesse em avançar nesse relacionamento, deixando seus contatos. Para isso, o site precisa oferecer um pouco mais que as informações básicas. Ter um blog integrado é um ótimo motivo para criar audiência, oferecer conteúdo relevante e cultivar essa proximidade.

Um bom desenvolvimento de site precisa ser feito com planejamento e respeitar alguns passos essenciais. Conheça alguns deles.

Construir páginas simples

Cada página do site deve ser pensada para cumprir um objetivo específico, que entregue ao cliente exatamente o que ele busca. Expor uma infinidade de informações, tentando mostrar ao cliente tudo o que o seu negócio oferece de uma única vez, tem mais chances de saturar o espaço e distrair o usuário sem cumprir nenhum objetivo. Seja paciente! É mais efetivo entregar logo o que o usuário quer e convidá-lo a conhecer outras áreas do site.

Ter landing pages concisas e precisas

Muito usadas para receber campanhas do Google, o objetivo desta página é levar o cliente a executar uma ação, de forma rápida e segura. Por isso, essas páginas devem ser concisas e precisas, usando uma linguagem mais imperativa, que seja também uma promessa de solução. Usar verbos de ação e um call-to-action que estimule a reação, ajuda muito a cumprir esse objetivo. Quanto ao design, o ideal é que ele seja limpo, com muitos espaços de respiro que atraia o olhar do cliente diretamente para ação desejada.

Fazer uso de uma linguagem direta e objetiva

Mesmo para negócios que oferecem serviços e produtos que exigem o uso de uma linguagem mais técnica ou burocrática, é preciso ter o cuidado de manter as informações claras e objetividades. Usar uma linguagem direta significa falar o essencial com o cliente, sem dar muitas voltar ou fazer uso de rebuscamentos desnecessários.

Usar recursos visuais com equilíbrio

Fotos, vídeos, infográficos, ilustrações. Todos esses recursos visuais ajudam a dar mais leveza ao conteúdo, contribuindo para uma leitura mais direta e menos cansativa, garantindo maior eficiência na mensagem. O cuidado com esses recursos é para que eles não sejam excessivos, deixando a página lenta. Afinal, as pessoas têm cada vez menos paciência para esperar o carregamento de uma imagem ou vídeo. Com a demora no acesso, o cliente encerra a interação bem antes que o desejado.

Ter layout leve e ser responsivo

Um site interessante e chamativo não é sinônimo de muitas cores, blocos de texto e imagem, pop-ups que pulam a todo o momento. Além de ser extremamente irritante, esse excesso de informação acaba poluindo a página, deixando a navegação cansativa. Optar por um layout leve favorece a interação, além de facilitar a boa navegação em qualquer dispositivo.

Ter um site responsivo, ou seja, que abre perfeitamente em todos os dispositivos — computador, tablet ou celular — melhora muito a experiência do cliente e aumenta a conversão. Por isso, parte indispensável no desenvolvimento de site é pensar em soluções de layout que funcionem bem em qualquer dispositivo.

Outras métricas de interação dos próprios clientes também devem ser observadas, inclusive em outros canais de interações, como as redes sociais da empresa. Ouvir o cliente em seus diferentes canais de interação é um caminho certeiro para identificar o que não anda tão bem no seu site e que pode estar prejudicando a comunicação e a conversão em venda.

Seguindo esses passos, certamente você terá um site responsivo, interessante e eficiente para todos os seus objetivos. Do relacionamento e fidelização de clientes a melhores resultados em vendas e novos negócios.

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